18.3.06

Cineclube Natal - 16ª exibição: O Diabo no Copo de Leite

Noite de pré-lançamento
no Cineclube Natal

(clique no cartaz para ampliar)

Para aqueles que não gostam de ficar em casa em pleno domingo o Cineclube Natal preparou uma programação com gosto de pré-lançamento e sabor regional. Neste domingo, dia 19, Eduardo Duarte exibe em primeira mão o seu novo filme, O Diabo no Copo de Leite. O diretor pernambucano também traz na bagagem o curta-metragem Doces Apegos. O público também terá a oportunidade de assistir o vídeo-jornal produzido pelos alunos da ONG Educapipa. Logo após as exibições haverá debate com os diretores. A sessão começa às 19h, no Teatro de Cultura Popular (TCP), ao lado da Fundação José Augusto (rua Jundiaí, 641, Tirol). O ingresso custa apenas R$1,00.

O Diabo no Copo de Leite
é o primeiro média-metragem de Eduardo Duarte. O filme narra a história de três amigos que dividem um apartamento e compartilham dos maravilhosos e difíceis momentos da vida em grupo. O filme foi selecionado para o 10º CINE PE - Festival do Audiovisual de Pernambuco, que acontecerá entre os dias 16 a 22 de abril. Doces Apegos é o retrato de três intensos instantes de encontros de amor em três fases distintas da vida. Construções sem palavras de pequenos golpes solitários e silenciosos da paixão ao longo do tempo. Ganhou o prêmio de melhor curta-metragem de ficção no VI Festival de Vídeo de Pernambuco (2004). Duarte também é professor do Departamento de Comunicação Social da UFPE, Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP) e autor dos livros “Sob a Luz do Projetor Imaginário” e a “A Estética do Ciclo do Recife”.


A linguagem regional também ganha sotaque potiguar com a exibição do vídeo-jornal produzido pelos jovens do Município de Tibal do Sul e coordenado pela Educapipa. Com uma câmera na mão e muitas idéias na cabeça os participantes levam para a tela um jornal no qual a realidade que os cerca é a manchete principal. A ONG, sem fins lucrativos, nasceu a partir do projeto de inclusão digital da Cidade do Conhecimento, da USP (Universidade de São Paulo) e funciona como órgão de apoio aos projetos de educação e cultura dentro do município de Tibal do Sul. Nos últimos três anos a instituição já apoiou dezenas de projetos. Desde curso de gestão ambiental e oficinas de introdução á internet até metareciclagem, festival gastronômico e aulas de inglês para crianças da rede pública.


A sessão deste domingo conta com a parceria da ONG Educapipa, Eduardo Duarte, Fundação Hélio Galvão, Fundação José Augusto, Teatro de Cultura Popular e ADURN. E para aqueles que desejam se associar o nosso e-mail de contato é o
cineclubenatal@grupos.com.br Mais informações: 9112 – 3419 / 9471 – 3008 / 8805 – 4666 ou através do endereço http://cineclubenatal.blogspot.com

[FICHA TÉCNICA: “O DIABO NO COPO DE LEITE”]

Ano de Lançamento (PE - Brasil): 2005

Direção e roteiro: Eduardo Duarte

Produtora: Coisas Tortas

Assistente de Direção: Primo Ferreira

Direção de Produção: Mannuela Costa
Assistente de Produção: Maria Lira e Guto Felipe
Direção de Fotografia: Pablo Nóbrega

Assistente de Fotografia: Alexandre Souto

Direção de Elenco: Pablo Pólo

Direção de Arte: Marcelo Coutinho
Maquiagem: Cristina Malta
Continuísmo: Maria Lira
Trilha Sonora Original: Marcelo Coutinho
Elenco: Ana Brasileiro, Arilson Lopes, Dirceu Siqueira, Dandara Maria Gabriela Malta, Ivo Barreto, Lara Mafra, Rita Carelli ,Rodrigo Fernandes e William Manuell.

[FICHA TÉCNICA: “DOCES APEGOS”]

Gênero: curta-metragem / ficção

Tempo de Duração: 20 minutos

Ano de Lançamento (PE - Brasil): 2004

Direção e roteiro: Eduardo Duarte
Edição: Daniel Bandeira
Produção: Anônima Filmes
Produção Executiva: Natália Lopes e Flávia Barros

Assistentes de Direção: Leonardo Moraes e Natália Lopes

Direção de Fotografia: Marcelo Lordello
Iluminação: Lívia de Melo
Direção de Arte e Cenografia: Mariana Souza
Elenco: Dandara Albuquerque, Pedro Liberal, Rafael Santiago, Renato Phaelante, Vanda Phaelante, Eglantine Arruda.

9.3.06

Cineclube Natal - Carta aos Amantes do Cinema

Cineclube Natal entrega
carta aos amantes do cinema
na estréia do circuito Cinemark em Natal



CLIQUE NA FIGURA E LEIA A CARTA:

Cineclube Natal - Café e Debate: "Cinema e Ficção Científica"

Cineclube Natal e Livraria Paulus
criam espaço para discussão cinematográfica


(clique no cartaz para ampliar)

Discussão, reflexão e aprendizado. Essa é essência do Café e Debate que estréia na próxima sexta-feira, dia 10, às 17h, no auditório da Livraria Paulus. A palestra de abertura terá como tema “Cinema e Ficção Cientifica” e será ministrada pelo professor universitário Nelson Marques. O projeto, uma parceria do Cineclube Natal e da Livraria Paulus, institui na cidade um espaço democrático e interativo no qual o público terá a oportunidade de conferir, a cada dois meses, palestras sobre diversos temas relacionados à sétima arte. O acesso é gratuito, mas as vagas são limitadas. Por isso é preciso confirmar presença através do e-mail natal@paulus.com.br, pelo telefone 3211-1514 ou na própria livraria Paulus.

A Ficção Cientifica sempre esteve diretamente ligada à história do cinema. Desde as experiências pioneiras que surgiram da curiosidade de alguns homens pelos mistérios da ciência e da tecnologia. Um ótimo exemplo desta estreita relação é o clássico “Viagem à Lua”, realizado em 1902 pelo diretor e ilusionista profissional Georges Méliès. De lá pra cá o gênero passou por inúmeras transformações conceituais, estéticas e técnicas. No entanto, o cinema, em mais de 100 anos de existência, não deixou nenhuma década do século 20 sem uma produção expressiva ou significativa de ficção científica. O que prova mais uma vez que o gênero é um dos mais duradouros e marcantes da sétima arte.

No dia em que a cidade recebe sete novas salas de exibição o Café e Debate surge também como mais uma opção para os amantes da sétima arte, sobretudo, para aqueles que acham que o cinema é bem mais que pipoca e guaraná. Um espaço capaz de contribuir para a formação de platéias cada vez mais críticas e antenadas com a estética e a linguagem mágica do cinema.

[SERVIÇO]
Livraria Paulus
Rua Coronel Cascudo, 333 , Cidade Alta.
Telefone: 3211-1514.
Email: natal@paulus.com.br

Cineclube Natal

E-mail de contato: cineclubenatal@grupos.com.br
Telefones: 9112 – 3419 / 9471 – 3008 / 8805 – 4666