4.7.06

Cineclube Natal - CINEMA LIVRE [Julho]

Praças públicas ganham
sessão de Cinema Livre


(clique no cartaz para ampliar)

Estréia, nesta sexta-feira, dia 7, em Macaíba, o projeto Cinema Livre, que tem como objetivo socializar e difundir a exibição de filmes nacionais em espaços públicos na periferia da Grande Natal e no interior do Estado. O projeto vai promover uma sessão de cinema por mês, no período de julho a dezembro deste ano. Tendo como público-alvo pessoas que não têm acesso a salas de cinema, as projeções de curtas e longas-metragens brasileiros terão entrada livre e serão seguidas de debate com o público. A sessão inaugural levará para Macaíba o filme Eu Tu Eles, dirigido por Andrucha Waddington. Também será exibido o curta-metragem Simião Martiniano, o Camelô do Cinema. A programação começa às 19h, na Praça Augusto Severo.

Cinema Livre é uma realização da UFRN, através da Funpec, Pró-Reitoria de Extensão, Grupo de Estudos da Mídia (Gemini), Núcleo de Comunicação em Cultura, Ciência e Tecnologia (NUDICT, Museu Câmara Cascudo), Base de Pesquisa em Comunicação e Educação (Combase). Participam do projeto o Deptº de Comunicação da UERN e Cineclube Natal.

Coordenado pelos professores Josimey Costa, Ângela Almeida, Kênia Maia e Nelson Marques, da UFRN, e com a colaboração do professor Giovanni Rodrigues, da UERN, o projeto é uma atividade de extensão, com o objetivo amplo de integrar universidade e comunidade na fruição da cultura cinematográfica, também com uma preocupação acadêmica de investigar as relações entre cinema e sociedade e registrar os resultados em um vídeo-documentário.

Ambientado no sertão nordestino, Eu Tu Eles conta a história de Darlene (Regina Casé), que vive com três maridos: Osias (Lima Duarte), Zezinho (Stênio Garcia) e Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos). Realizado em 2000, o filme tem música produzida por Gilberto Gil e ganhou quatro prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. O curta-metragem, de 1998, é um documentário de reconstituição da história de Simião Martiniano, camelô e cineasta autodidata que vive em Recife.

As próximas sessões do projeto Cinema Livre ocorrerão em Pipa (agosto) e Mossoró (setembro), ambas com a mesma programação de Macaíba.

Hora: 19h
Data: 07/07 (domingo)
Local: Praça Augusto Severo (Macaíba, RN)
[evento gratuito]

[FICHA TÉCNICA: "EU TU ELES"]
Gênero: Drama
Origem/Ano: Brasil/2000
Duração: 104 min
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Regina Casé, Lima Duarte, Stênio Garcia, Luiz Carlos Vasconcelos.