3.10.06

Cineclube Natal - CINEMA LIVRE [Outubro]



Projeto CINEMA LIVRE
em Parnamirim


(clique no cartaz para ampliar)

O Projeto CINEMA LIVRE faz sua terceira sessão neste sábado, dia 7, a partir das 18:00h, com a exibição de curtas-metragens, no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, próximo ao Caic, e às 19:00h, com a exibição do filme Eu Tu Eles, de Andrucha Waddinton.

O CINEMA LIVRE é um projeto de Extensão da UFRN realizado pela FUNPEC, pelas bases de pesquisa Gemini, do Depto. de Comunicação, Nudict, do Museu Câmara Cascudo e Combase, do Depto. de Educação. Conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN e do Cineclube Natal.

O Projeto CINEMA LIVRE tem como objetivo levar filmes nacionais para comunidades que estão mais distantes das salas de projeção comerciais como um processo de socialização da cultura. As sessões incluem a projeção de curtas-metragens e do longo metragem nacional, bem como debate com a comunidade sobre a linguagem cinematográfica, ou sobre o próprio enredo dos filmes apresentados, a cargo de um dos professores coordenadores do projeto. As sessões acontecem mensalmente em um município do estado escolhido pela equipe e já foi realizado em Macaíba e Pipa.

O filme, que tem sido apresentado neste primeiro ciclo, é Eu Tu Eles, que ganhou menção honrosa no Festival de Cannes, na França, em 2000. É uma história de humor e paixão que narra um insólito quarteto amoroso comandado por Darlene Linhares (Regina Casé) e seus três maridos: Osias (Lima Duarte), Zezinho (Stênio Garcia) e Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos). Andrucha Waddington, a diretora, nos mostra uma vida perfeitamente “normal” vivida pelos quatro personagens, existindo em meio à natureza árida do sertão. Não se fala de fome, nem de seca, mas sim da própria vida e de uma forma muito particular de vivê-la. É o seu segundo filme, o primeiro foi Gêmeas.



Professores Coordenadores:
Josimey Costa, Kenia Maia, Ângela Almeida e Nelson Marques

Bolsistas:
Vinicius Felipe e Pedro Fiuza

[FICHA TÉCNICA: "EU TU ELES"]
Gênero: Drama;
Tempo de duração: 104 minutos;
Ano de lançamento: 2000.

Direção: Andrucha Waddington;
Roteiro: Elena Soárez;
Produção: Flávio R. Tambellini, Andrucha Waddington, Leonardo Monteiro de Barros e Pedro Buarque de Hollanda;
Música: Gilberto Gil;
Direção de fotografia: Breno Silveira;
Desenho de Produção: Marcos França;
Direção de Arte: Toni Vanzolini;
Figurino: Cláudia Kopke;
Edição: Vicente Kubrusly.