24.9.08

Cineclube Natal - 138ª exibição: A Conversação

Para ler ouvindo:
trilha sonora de A Conversação


Coppola em grande forma

Nesta quinta-feira, 25 de setembro, o Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia Legislativa apresentará, dentro do projeto Cine Assembléia, o filme A Conversação (1974), de um dos diretores mais importantes do cinema americano, Francis Ford Coppola. A sessão começa às 18:00 horas no auditório da Assembléia Legislativa, sendo
que a entrada é gratuita (assim como a pipoca!).

Basta dizer que é o filme que Coppola realizou entre os dois "Poderoso Chefão" e "Apocalipse Now", mas A Conversação é muito mais do que o produto de uma boa fase de um gênio – na verdade, é uma obra-prima muito particular.

Acompanhamos o trabalho do detetive Harry Caul (Gene Hackman, num de seus melhores papéis), um especialista em grampos telefônicos e escutas clandestinas (o melhor, sublinham durante o filme), capaz de registrar uma conversa de duas pessoas em um barco no meio de um lago. Incumbido de gravar um aparente papo acsual de um casal que passeia por uma praça movimentada, Caul mobiliza sua equipe, que capta trechos aleatórios da tal conversação do título, que requer diferentes técnicas e aparelhos para ser decifrada.

Entretanto, após esse trabalho, Harry desconfia que as pessoas às quais grampeou podem estar correndo risco de vida, fato que o joga em uma crise de consciência e em confronto com fantasmas do passado.

Enquanto Caul trabalha, conhecemos um agente fora-da-lei sem vida pessoal, um detetive noir às claras, sem penumbra para disfarçar o amargo de uma existência vazia e sem sentido. Sem dúvida, o filme mais "europeu" de Coppola. Fique atento como a conversa gravada por Harry vai mudando à medida em que trechos vão se tornando claros, uma dupla homenagem de Coppola à importância da edição em um filme e ao seu editor de som e de imagem, Walter Murch, que foi indicado ao Oscar de melhor som.

A atuação de Hackman é um deleite à parte, compondo magistralmente um personagem sem personalidade, escorado na Igreja Católica e no jazz (aprendeu a tocar sax apenas para o filme) como fundações de sua vida. Harry é um homem solitário e hermético, com medo de revelar sua intimidade para quem quer que seja - mas que ganha a vida revelando os segredos alheios mais íntimos.

Certamente, A Conversação consiste num dos grandes filmes dos anos 70. As opções de Coppola – como os longos silêncios – a melancólica trilha, o roteiro preciso e as atuações intocáveis constroem esta obra inteligente, realista e intensa. E, provavelmente, graças ao tema da invasão de privacidade, o filme é mais atual hoje do que na época de seu lançamento. Se você se interessa por películas que representam bem o espírito da época em que foram feitos, sem perder, entretando, sua relevância, esta é uma boa pedida.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de A Conversação:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 25 de setembro
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos

[FICHA TÉCNICA: "A CONVERSAÇÃO"]
Título original: The Conversation
País: Estados Unidos
Ano: 1974
Duração: 113 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: drama, suspense, crime, mistério,
Estúdio: American Zoetrope, Paramount Pictures
Roteiro: Francis Ford Coppola
Direção: Francis Ford Coppola
Produção: Francis Ford Coppola, Fred Roos, Mona Skager
Fotografia: Bill Butler
Música: David Shire
Cenário: Doug von Koss
Figurino: Aggie Guerard Rodgers
Edição: Richard Chew
Elenco: Gene Hackman, John Cazale, Allen Garfield, Cindy Williams, Frederic Forrest

Prêmios: Palma de Ouro e Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes; BAFTA de Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora; Indicado ao BAFTA de Melhor Roteiro, Melhor Direção e Melhor Ator (Gene Heackman); Indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original e Melhor Som; Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme (Drama), Melhor Roteiro, Melhor Diretor e Melhor Ator (Gene Hackman)


Sessão passada em fotos: "O Enigma De Kaspar Hauser"



cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765