1.9.09

Cineclube Natal - 171ª sessão: Brinquedo Proibido


A infância, a guerra e um clássico francês
no Cine Vanguarda de setembro

Neste domingo, dia 13 de agosto, o Cineclube Natal, em sua parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, exibirá o cultuado clássico francês Brinquedo Proibido (Jeux Interdits, 1952). A sessão tem início às 17:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). O filme é indicado para todas as idades e é o terceiro do ciclo Vive La France!, em homenagem ao Ano da França no Brasil, que o Cineclube Natal exibe durante todo o mês de setembro.


Durante um bombardeio, a pequena Paulette (Brigitte Fossey), de cinco anos, fica órfã. Ela é "adotada" por Michel (Georges Poujouly), um menino de 11 anos filho de camponeses. Depois de enterrar o cachorro de Paulette num velho moinho abandonado, as duas crianças aos poucos vão construindo um verdadeiro cemitério de insetos e pequenos animais. Perturbados pela loucura dos adultos e da guerra, eles vão estabelecer uma amizade singela e pura, mas igualmente fragilizada pela presença da morte e da incompreensão.

Dirigido por René Clément, o filme representa um dos pontos altos daquilo que a geração posterior do Cahiers du Cinéma chamava ironicamente de "Cinema de Qualidade", ou "Cinema do Papai", injustamente criticado por Truffaut num artigo célebre ("Uma certa tendência do cinema francês"). Com o perdão do grande Truffaut, especificamente Brinquedo Proibido demonstra qualidades gritantes, a começar pela talentosa dupla de atores mirins que conduz a trama (especialmente a menina, com cinco anos à época), e o impacto das cenas iniciais, que reproduzem um ataque aéreo alemão durante a Segunda Guerra, permanece fortíssimo. Quando do lançamento, o filme foi duramente criticado por trazer personagens infantis sofrendo a morbidez da guerra, mas depois ganhou vários prêmios internacionais (com Veneza à frente) e foi sucesso inclusive na própria França. Com sensibilidade, mas sem sentimentalismos, Clément assinou uma obra-prima que permanece viva na mente e nos corações de espectadores de todo o mundo.

Assista aqui a uma sequência (em francês) de Brinquedo Proibido:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 13 de setembro
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "BRINQUEDO PROIBIDO"]
Título original: Juex Interdits
País: França
Ano: 1952
Duração: 86 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: francês
Gênero: drama
Estúdio: Silver Films
Roteiro: François Boyer (novela), René Clément, Jean Aurenche, Pierre Bost
Direção: René Clément
Produção: Robert Dorfmann
Fotografia: Robert Juillard
Música: Narciso Yepes
Direção de Arte: Paul Bertrand
Figurino: Majo Brandley
Edição: Roger Dwyre
Elenco: Georges Poujouly, Brigitte Fossey, Amédée, Laurence Badie, Madeleine Barbulée, Suzanne Courtal, Lucien Hubert, Jacques Marin, Pierre Merovée, Violette Monnier, Denise Perronne, Fernande Roy, Louis Saintève, André Wasley, André Enard

Principais premiações: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro além de indicação a Melhor Roteiro; Leão de Ouro no Festival de Veneza; Melhor Filme Estrangeiro no BAFTA; Melhor Filme Estrangeiro pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova Iorque.