25.5.10

Cineclube Natal - 190ª sessão: Os Pássaros


Clássico do terror encerra ciclo no Cine Assembléia


Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, o Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia legislativa, apresentará, encerrando o mês dedicado aos filmes de terror, o clássico Os Pássaros, de Alfred Hitchcock. A sessão começa às 18:00 horas e é gratuita - a pipoca também.


Considerado um dos melhores filmes de Hitchcock, Os Pássaros é um exercício de suspense dos mais intrigantes. Na estória, pássaros começam a ficar violentos e atacarem pessoas na pequena cidade de Bodega Bay, espalhando morte e terror na localidade pesqueira.

Mas não é exatamente no roteiro que reside a magia de
Os Pássaros, mas sim na forma como o mesmo é desenvolvido em cinema através da direção magistral do mestre inglês. Hitchcock vai nos dando medo progressivo, calculado e medido de forma rigorosa, como uma avalanche. Sua abordagem nos brinda com um filme em que se destaca o perfeito domínio da câmera e do efeito que esta irá causar no telespectador.


Um de seus toques de mestre, apesar do roteiro partir da referida premissa simples, consiste na falta de explicação do súbito comportamento agressivo dos pássaros de Bodega Bay, o que dá margem, inclusive, a sequências de horror e, por vezes, cômicas. Aí é que Hitchcock brinca com nossas expectativas, nos surpreendendo com um violento ataque ou com uma, não menos estranha, quietude dos bichos.

Por fim, outro ponto importantíssimo a ressaltar é a trilha sonora. Ou, melhor dizendo a ausência dela. Hitchcock, a fim de criar uma tensão cada vez mais constante, optou por usar apenas efeitos sonoros, além de se utilizar de ruídos feitos a partir de enormes sintetizadores), especialmente de pássaros. Isso ajudou a criar um clima de tensão constante, que uma trilha sonora não conseguiria dar. Todos estão convidados para ver – e rever – este clássico.

Assista aqui ao trailer de Os Pássaros:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 27 de maio
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 14 anos


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "OS PÁSSAROS"]
Título original: The Birds
País: Estados Unidos
Ano: 1963
Duração: 119 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: horror
Estúdio: Universal Pictures, Alfred J. Hitchcock Productions
Roteiro: Daphne Du Maurier, Evan Hunter
Direção: Alfred Hitchcock
Produção: Alfred Hitchcock
Fotografia: Robert Burks
Cenários: George Milo
Desenho de produção: Robert F. Boyle
Edição: George Tomasini
Elenco: Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, 'Tippi' Hedren, Veronica Cartwright, Ethel Griffies, Charles McGraw, Ruth McDevitt, Lonny Chapman, Joe Mantell, Doodles Weaver, Malcolm Atterbury, John McGovern, Karl Swenson, Richard Deacon

Principais premiações: Globo de Ouro de Melhor Promessa Feminina; Indicado ao Oscar de Melhor Efeitos Visuais.


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


16.5.10

Cineclube Natal - IV Semana do Filme Cult


Um Lugar Para os Malditos
IV Semana do Filme Cult começa na terça com clássico de Dario Argento

Pela quarta vez consecutiva o Cineclube Natal, a Fundação José Augusto (através do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel) e o jornalista Rodrigo Hammer se unem para promover um dos eventos mais aguardados por quem encara Cinema além das estreias milionárias e badalação dos blockbusters. Criada como uma forma de trazer filmes underground ou ferrenhamente cultuados ao público natalense, a Semana do Filme Cult motiva os pesquisadores Nelson Marques e Gianfranco Marchi, além do próprio Hammer, a selecionar anualmente um lote de preciosidades raras e desconhecidas para a maioria.

CLIQUE PARA AMPLIAR

Nesta quarta edição que se inicia na terça-feira, dia 18, o filme escolhido para abrir a programação de seis longas de várias nacionalidades é a obra-prima Suspiria, dirigida pelo mestre do Horror Italiano Dario Argento. Suspiria apenas antecipa uma sucessão de títulos definidos entre o bizarro e o burlesco, onde também há lugar para Grand Guignol e experimentalismo barbarizante. “Escolhemos por critérios que passam pelo reconhecimento dos cinéfilos, a importância das obras em si e também pela preferência pessoal de nós, que fazemos a seleção. Em comum, somos guiados pelos diferenciais de cada título. É esse o nosso verdadeiro incentivo”, explicou Nelson Marques.
CLIQUE PARA AMPLIAR

A permanência da Semana do Filme Cult no calendário do Cineclube Natal confirma o sucesso da iniciativa responsável por atrair amantes de raridades do gênero que, assim, podem ter a oportunidade de assistir a títulos nem sempre disponíveis em coleções particulares e muito menos nas poucas bancas de Filmes de Arte. As cópias, em muitos casos, recebem tradução e legendagem dos próprios organizadores da mostra, como é o caso do raríssimo A Vingança do Sexo, a ser exibido no sábado, 22. “O filme é argentino e consegui uma matriz com o áudio comprometido por sucessivas remasterizações. A dublagem em Inglês tinha sido removida, mas fui em frente assim mesmo, traduzindo diretamente do Espanhol. Depois do trabalho encerrado, só sosseguei quando passei o texto por um revisor uruguaio que se encarregou de corrigir poucos erros. Foi uma verdadeira batalha linguística”, comemora Rodrigo Hammer.

Paralelamente, a IV Semana do Filme Cult exibe um curta-metragem de animação por dia antes da atração principal. Segundo Gianfranco Marchi, essa é uma forma de se proporcionar variedade à programação, arejando-a com a presença de realizadores que atuam totalmente fora do convencional ou da produção voltada aos grandes circuitos.




P R O G R A M A Ç Ã O



Terça-Feira, 18 - "Suspiria"
(trailer)


(Suspiria - Itália, 1977)

Direção: Dario Argento

Com: Jessica Harper e Stefania Casini

Estudante de Ballet descobre que sua academia é, na verdade, um covil de bruxas ancestrais determinadas ao caos e à destruição.

Curiosidades: o filme traz como protagonista Jessica Harper, redescoberta por Steven Spielberg em Minority Report, de 2003. Durante as filmagens, Argento tocava a trilha-sonora – composta antes da produção – em alto volume, para “inspirar” os atores. A estética de Suspiria contém elementos obrigatórios na obra do realizador, como a obsessão por facas pontiagudas e misoginia em doses fartas.




Quarta-Feira, 19 - "O Monstro da Lagoa Negra"
(trailer)


O Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon - EUA, 1954)

Direção: Jack Arnold

Com: Richard Carlson e Julie Adams

Sinopse: expedição científica pelo Rio Amazonas encontra criatura anfíbia que provocará terror entre os seus integrantes.

Curiosidades: a criatura do filme originalmente fora concebida para ser um alienígena telepata, como no romance original de Paul Di Filippo. Trata-se de uma das primeiras experiências em Cinema 3D, quando o formato era sensação. Gerou mais duas sequências: A Revanche do Monstro (1955) e The Creature Walks Among Us (1956).




Quinta-Feira, 20 - "O Reflexo do Mal"
(trailer)


(The Reflecting Skin - ING/CAN, 1990)

Direção: Philip Ridley

Com: Viggo Mortensen e Lindsay Duncan

Sinopse: numa remota região norte-americana, menino encara a realidade através de personagens sinistros que surgem do cotidiano.

Curiosidades: diversas referências ao Cinema compõem a paleta da cenografia, a começar por Un Chien Andalou, Psicose, entre outras. Críticos apontam o desempenho de Viggo Mortensen, como o melhor de sua carreira. Philip Ridley, que chegou a ser comparado a David Lynch pelos entusiastas da fita, jamais repetiria o resultado obtido.




Sexta-Feira, 21 - "O Ladrão Silencioso"



O Ladrão Silencioso (The Thief - EUA, 1952)

Direção: Russell Rouse

Com: Ray Milland e Martin Gabel

Sinopse: físico nuclear faz serviço de espionagem para país não determinado, tendo em seu encalço os órgãos de segurança norte-americanos.

Curiosidades: inteiramente desprovido de falas, o filme transformou-se num Cult Noir graças à presença de Ray Milland em papel extraordinário. Críticos apontam O Ladrão Silencioso como uma das obras mais injustiçadas de seu tempo, embora valorizada nas cinematecas europeias. Russel Rouse aproveita as locações do Empire State, em NY, para dar uma aula de fotografia inteligente, quando o prédio representava o máximo do glamour.




Sábado, 22 - "A Vingança do Sexo"


(La Venganza Del Sexo - ARG, 1969)

Direção: Emilio Vieyra

Com: Ricardo Bauleo e Gloria Prat

Sinopse: experimentos macabros envolvem o rapto de strippers e casais enamorados numa mansão afastada. Clássico do Trash argentino.

Curiosidades: conhecido no exterior como The Curious Dr. Humpp, sofreu diversas alterações na montagem, algumas cópias com excertos pornôs. De ambientação futurista, o filme foi rodado em preto-e-branco apesar do ano de produção (1969). No cast, rouba a cena o vilão interpretado por Aldo Barbero numa atuação impecável.




Domingo, 23 - "Canibal Holocausto"
(trailer)

(Cannibal Holocaust - ITA, 1980)

Direção: Ruggero Deodato

Com: Robert Kerman e Francesca Ciardi

Sinopse: equipe de antropólogos se embrenha pela selva sul-americana onde encontra material filmado de antiga expedição dizimada por canibais.

Curiosidades: de tão banido internacionalmente ou mutilado por cortes, Canibal Holocausto acabou gerando repercussão recorde, razão do fascínio que ainda hoje desperta. Deodato tornou-se um mito renegado do Trash em decorrência do repúdio gerado pelo filme. Ironicamente, a partitura de Riz Ortolani ganhou elogios e, por muitos, é considerada a melhor coisa em meio às nauseabundas sequências de mutilação e esfolamento.



IV Semana do Filme Cult
de terça-feira, 18 a domingo, 23 de maio
18:30 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular 'Chico Daniel'
Rua Jundiaí, 461, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificações indicativa: 16/18 anos


Exibir mapa ampliado


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


5.5.10

Cineclube Natal - 189ª sessão: A Espinha do Diabo


Fantasmas assombram as telas
do Nalva Melo Café Salão


"O que é um fantasma? Um terrível evento obrigado a repetir-se eternamente? Um instante de dor, talvez. Algo morto, que por um instante ainda parece vivo. Uma emoção congelada no tempo"

Nesta sexta-feira, dia 07 de maio de 2010, o Cineclube natal apresentará em parceria com o Nalva Melo Salão Café o filme A Espinha do Diabo, inaugurando o tema do mês de maio, intitulado "Terror: o masoquismo de sofrer", dedicado, obviamente, aos filmes do gênero. A sessão começa às 20:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). A censura é dezesseis anos.



Aos 12 anos de idade, durante a Guerra Civil Espanhola, Carlos (Fernando Tielve) é abandonado no decadente orfanato de Santa Lúcia, que é dirigido pela deficiente e amargurada Carmen (Marisa Paredes) e pelo misterioso professor Casares (Federico Luppi). Além de ser recebido com hostilidade e violência pelas outras crianças e pelo cruel funcionário Jacinto (Eduardo Noriega), as escuras dependências da nova casa representam horror e mistério para o garoto. Até que ele recebe a visita do fantasma de Santi (Junio Valverde), um menino que foi brutalmente assassinado na instituição que implora alívio para seu tormento e, mais tarde, alerta para a iminência de uma desgraça. Por fim, o espírito pede a Carlos que execute uma terrível vingança.

Guillermo del Toro roteiriza e dirige - a produção ficou a cargo de ninguém menos que Pedro Almodóvar - este filme cuja temática supernatural mais uma vez evoca as experiências infantis tão presentes na obra do diretor, que encontrariam seu ápice no fantástico "O Labirinto do Fauno". Novamente temos a história de uma criança órfã em plena guerra civil espanhola que, ao chegar num lugar hostil, precisa enfrentar o medo e o desconhecido, descobrindo no processo segredos e culpas passadas dos personagens. Filme de muito boa condução, mostrando que o cinema latino consegue fazer bons filmes sem apelar para efeitos especiais mirabolantes, nem exageros temáticos associados ao tema do terror. Vale a pena conferir um dos primeiros trabalhos de um diretor original que abocanhou, inclusive, a direção do vindouro "O Hobbit".

Assista aqui ao trailer de A Espinha do Diabo:



Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "A ESPINHA DO DIABO"]
Título original: El espinazo del diablo
País: Espanha, México
Ano: 2001
Duração: 108 minutos
Cor: colorido
Idioma: espanhol
Gênero: horror, fantasia
Estúdio: El Deseo S.A., Tequila Gang, Anhelo Producciones, Sogepaq, Canal+ España, Good Machine
Roteiro: Guillermo del Toro, Antonio Trashorras, David Muñoz
Direção: Guillermo del Toro
Produção: Agustín Almodóvar, Pedro Almodóvar, Rosa Bosch, Bertha Navarro, Michel Ruben, Guillermo del Toro
Fotografia: Guillermo Navarro
Música: Javier Navarrete
Direção de Arte: César Macarrón
Figurino: José Vico
Edição: Luis de la Madrid
Elenco: Eduardo Noriega, Marisa Paredes, Federico Luppi, Fernando Tielve, Íñigo Garcés, Irene Visedo, José Manuel Lorenzo, Paco Maestre, Junio Valverde, Berta Ojea, Adrián Lamana, Daniel Esparza, Miguel Ortiz, Juan Carlos Vellido, Javier González Madrigal

Principais premiações: Grande Prêmio de Filme Europeu de Fantasia em Prata no Amsterdam Fantastic Film Festival; Indicado ao Prêmio Saturno pela Academia de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos Estado Unidos; Indicado aos Goya de Melhor Efeitos Especiais e Melhor Figurino

cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN