25.10.10

Cineclube Natal: 203ª sessão: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado


Cineclube Natal exibe os reis da comédia britânica


Antes de TV Pirata, Casseta e Planeta, Hermes e Renato ou Comédia MTV, na década de 70, se fazia o humor mais politicamente incorreto e, talvez por isso mesmo, mais pertinente da época. Monty Phyton era (/é?) sinônimo do melhor humor inglês: negro, ácido, nonsense e por vezes escrachado e escatológico, mas sobretudo, extremamente inteligente.


Monty Python em Busca do Cálice Sagrado talvez seja o mais famoso dos filmes do grupo inglês, formado por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, and Michael Palin. Era seu segundo filme, seguindo o sucesso do programa televisivo "Monty Phyton's Flying Circus", que os lançou. Com um baixo orçamento (£229,000), o filme pôde ser realizado graças aos investimentos de bandas como Pink Floyd, Led Zeppelin e Jethro Tull.

As piadas sarcásticas de (...) Cálice Sagrado ficaram eternizadas na mente não só daquela geração, mas também nas das seguintes: a do arbusto, os cavaleiros que dizem ni, o duelo do cavaleiro negro, a dos cascos dos cavalos. Estas servem para comprovar a importância de Monty Python para a comédia mundial, influenciando diversos outros grupos como os citados no começo do texto e, na Inglaterra, tendo seu impacto no gênero sido comparado ao dos Beatles na música.

Assista aqui ao trailer de Monty Python em Busca do Cálice Sagrado:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 28 de outubro
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos


[FICHA TÉCNICA: "MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO"]


cineclubenatal@cineclubes.org.br
Twitter | Facebook | Grupos | Orkut
(84) 8805 - 4666 | (84) 9406 – 8177
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


14.10.10

Cineclube Natal - 202ª sessão: Bem-Vindo, Mr. McDonald



Comédia japonesa está na pauta
do Cine Vanguarda deste mês


Em sua segunda exibição do ciclo "O HUMOR NO MUNDO", o Cineclube Natal apresenta neste domingo (17) a comédia japonesa Bem-Vindo, Mr. McDonald, na sessão Cine Vanguarda. A entrada custa apenas R$ 2, e o filme começa às 17h.


Bem-Vindo, Mr. McDonald conta a história da produção de uma rádio-novela roteirizada pela dona de casa Miyako para um concurso. Vencedora, Miyako comparece à rádio para acompanhar a produção da novela, e aí começam seus problemas. A atriz principal, em franca decadência, faz exigências quanto ao roteiro para continuar no papel. O galã, para valorizar seu passe, propõe novas mudanças. Para desespero de Miyako, sua novela não ficará como ela inicialmente previra.

As improvisações fazem da comédia um caso à parte. Segredos como os de determinados efeitos de sonoplastia para rádio e métodos para aumentar o suspense na história são revelados enquanto o roteiro ganha contornos de comédia pastelão. Até um caminhoneiro, ouvinte da rádio, contribui para o desenrolar cômico da trama.

Conhecidos por suas tradicionalmente sisudas histórias e diretores que flertam com um perfil autoral, os japoneses têm revelado que também possuem talento para as comédias. Filmes como “Verão Feliz”, de Takeshi Kitano, e “Escola do Riso”, de Mamoru Hoshi, com roteiro do mesmo Koki Mitani, deste Bem-Vindo (...) demostram que o Japão não abre mão da fórmula americana na hora de aplicar efeitos para satirizar cenas, mas têm um jeito particular de fazer rir. A própria sisudez e a economia em palavras são utilizadas como trunfo, numa demonstração de que o povo japonês sabe rir de si próprio.

Assista aqui ao trailer (legendas em inglês) de Bem-Vindo, Mr. McDonald:

Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 17 de outubro
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: livre




8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN