29.11.07

Cineclube Natal - CARTA GOIAMUM




CARTA GOIAMUM

NATAL, RN - 01 DE NOVEMBRO 2007


Reunidos no período de 30 de outubro de 2007 a 01 de Novembro de 2007, durante a realização do I GOIAMUM AUDIOVISUAL, EM Natal/RN, as Entidades abaixo assinadas, ao final dos 03 (três) dias de intensivos trabalhos e trocas de experiências, decidiram divulgar esta "CARTA GOIAMUM".

- Considerando a necessidade de fortalecer e ampliar a participação da Sociedade Civil, nas políticas culturais propostas, que vem sendo implementadas e desenvolvidas pelo Governo Federal;

- Considerando as recentes mudanças efetivadas no MinC e em especial na SAV - Secretaria de Audiovisual;

- Considerando as necessidades e especificidades relacionadas ao desenvolvimento e fortalecimento das atividades culturais e, em especial, as referentes ao setor audiovisual, na Região Nordeste;

- Considerando a necessidade de manutenção, ampliação e fortalecimento das políticas públicas e a articulação que vem sendo desenvolvidos pelos Governos estaduais e municipais da Região Nordeste.

Ao MinC – Ministério da Cultura:

- Reconhecemos:

a) A importância da atual política de descentralização e regionalização que vem sendo implantada, recomendar seu fortalecimento através de mecanismos que permitam em real articulação entre os vários atores e que deságüe na possibilidade da criação de condições para sua sustentabilidade e autonomia.

b) A importância e significado histórico dos trabalhos e articulações que resultaram no lançamento do Programa Mais Cultura, solicitando a criação de instancias de participação da Sociedade Civil, nos processos de construção, implantação, acompanhamento e fiscalização dos programas que vierem a ele ser vinculados.

c) Que a atual política cultural desenvolvida pelo Minc, apesar da mediação que vem sendo realizada pelas entidades da sociedade civil organizada, tem por foco principal o cidadão e neste sentido, recomendamos a criação e/ou ampliação de mecanismos que permitam a democratização do acesso à cultura e aos bens culturais pela população em geral.

- Recomendamos

a) Uma maior interlocução e articulação entre suas várias secretarias e instituições vinculadas, objetivando a melhoria e racionalização da alocação dos recursos públicos disponíveis.

À SAV – Secretaria do Audiovisual:

- Recomendamos:

a) O fortalecimento e descentralização da ação do CTAV NE, ampliando as articulações junto à sociedade civil organizada e o atendimento das demandas de todos os estados da região Nordeste.

b) Que através da coordenação Executiva do CTAV NE se intensifiquem as gestões junto aos governos estaduais e municipais da região, visando à consolidação o CTAV NE, ampliando a participação das suas instancias governamentais no processo de manutenção, fortalecimento e ampliação deste órgão.

c) Que reconheça a premissa inicial que fundamentou a criação do Programa Olhar Brasil e crie imediatamente mecanismos que permitam uma real participação da produção independente, legitimamente representada pelas ABDs, no processo de gerenciamento do Programa nos próprios estados.

d) O fortalecimento, ampliação e maior participação de seu Conselho Consultivo na elaboração, acompanhamento e fiscalização dos programas e projetos implantados e/ou atendidos e apoiados, pela secretaria, recomendando ainda maior regularidade na realização das reuniões do referido conselho.

e) Que retome no menor prazo possível a abertura dos editas especificamente voltados à produção de longas metragens.

f) A criação de mecanismos e instâncias que permitam uma maior participação do Movimento Cineclubista Brasileiro, através de suas entidades representativas federal, o CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e, demais entidades estaduais, no processo de implementação dos programas:

* Programadora Brasil
* Pontos de exibição Digital
* Editais de curtas e baixo orçamento
* Revelando Brasis
Bem como, no processo de elaboração de políticas públicas específicas
para o setor em especial os voltados à formação cineclubista.

g) A elaboração e lançamento de edital específico para o atendimento das demandas de caráter singularmente cineclubista.

- Solicitamos:

a) O acesso para difusão cultural sem fins lucrativos dos acervos gerados pelos programas: DOCTV, DOCTV IBERO AMÉRICA e REVELANDO OS BRASIS, bem como de todo e qualquer acervo resultante de editais de fomento à produção audiovisual brasileira realizados pelo MinC;

A SPPC – Secretaria de Programas e Projetos Culturais:

Recomendamos:

a) A ampliação dos esforços de implantação da Rede Audiovisual de Pontos de Cultura.

b) A continuidade do processo de articulação objetivando dar visibilidade e vazão a produção audiovisual realizada pelos Pontos de Cultura.

- Alertamos:

a) Sobre os riscos inerentes a ampliação do Programa Cultura Viva sem a devida e respectiva ampliação da estrutura de recursos humanos qualificados e dimensionados para o atendimento das demandas originários de tal ampliação.

Aos GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS da REGIÃO NORDESTE:

- Recomendamos:

a) Aos Governos Estaduais e Municipais da Região Nordeste a elaboração e/ou fortalecimento e ampliação de políticas públicas específicas de apoio ao desenvolvimento do setor audiovisual na região.

b) Aos governos estaduais e municipais a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à ampliação do circuito comercial e alternativo de exibição.

c) À prefeitura de Natal a continuidade e ampliação do apoio oferecido à realização do GOIAMUM AUDIOVISUAL.

Sobre o setor de Comunicações e a criação da TV Pública:

- Reafirmar nosso apoio ao projeto de Regionalização da Produção de conteúdos audiovisuais, de autoria da ex-Deputada Jandira Feghali, já aprovado pela Câmera Federal, e atualmente, em tramitação no Senado Federal, fundamental para o fortalecimento da atividade audiovisual, no país e em especial, para produção independente.

- Saudar a criação da TV Pública Brasileira e recomendar a criação de mecanismos e instâncias de participação da sociedade civil organizada no processo de sua implantação, manutenção, gestão e fiscalização.

MOÇOES APROVADAS:

- Moção de agradecimento à ZOOM FOTOGRAFIA, CINECLUBE NATAL, ABDeC-RN e ITEC, organizadores e produtores do I GOIAMUM AUDIOVISUAL, pela atenção, cordialidade e hospitalidade oferecida à todos os participantes do evento.

- Moção de agradecimento à PREFEITURA DO NATAL e FUNDAÇÃO CULTURAL CAPITANIA DAS ARTES, patrocinadores e realizadores do I GOIAMUM AUDIOVISUAL, pelo fundamental apoio à iniciativa.

- Moção de agradecimento à SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, MINISTÉRIO DA CULTURA, SESC RIO GRANDE DO NORTE, SEBRAE/ AGÊNCIA CULTURAL, OFFSET GRÁFICA, TV UNIVERSITÁRIA/RN, RÁDIO 88FM, CASTELO CASADO ILUMINAÇÕES, SECRETARIA DO AUDIOVISUAL/MINC, CEFET/RN, UNIVERSIDADE POTIGUAR, MASTER ALUGUEL DE CARROS, DIGIZAP, FAAP/SP,
ICAIC/Cuba e CORAIS VIAGENS E TURISMO, apoiadores culturais do I GOIAMUM AUDIOVISUAL, pela fundamental sustentação à iniciativa.

- Moção de agradecimento ao DIÁRIO DE NATAL, ANIM!ARTE, LC, ESPAÇO CULTURAL FRANCISCO DAS CHAGAS BEZERRA DE ARAÚJO, VIVA BISTRÔ, MAMMA ITÁLIA RISTORANTE E PIZZARIA, PROFISSIONAL PHOTO EXPRESS, 1ª. SEMANA DE FOTOGRAFIA DO RECIFE, INTERFILMS, PARQUE DAS DUNAS, colaboradores do I GOIAMUM AUDIOVISUAL, pelo apoio à iniciativa.

- Moção de aplauso ao Ministro Gilberto Gil pelas ações desenvolvidas durante a atual gestão do Ministério da Cultura e ao anúncio do PROGRAMA MAIS CULTURA;

- Moção de agradecimento e congratulações ao ex-secretario do audiovisual e futuro diretor da TV Pública, Orlando Sena, pelas políticas públicas implementadas durante a sua titularidade à frente da SAV e pela sua nova posição dentro do setor audiovisual brasileiro, que consideramos estratégica no processo de democratização do acesso à cultura e à informação no país.

- Moção de cumprimentos ao cineasta Sílvio Da-Rin, pela sua indicação e nomeação para o exercício da titularidade no comando da SAV.Na certeza que dará continuidade, fortalecerá e ampliará o processo de implementação de políticas públicas em curso na Secretaria.

- Moção de apoio ao projeto "DEMOCRATIZANDO O AUDIOVISUAL", elaborado pelo CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, que objetiva consolidar o processo de rearticulação do Movimento Cineclubista Brasileiro, dar sustentabilidade à entidade e ampliar e fortalecer os mecanismos de formação cineclubista e finalmente melhorar o processo de comunicação entre os cineclubes brasileiros.

- Moção de cumprimentos a atual direção da Ancine – Agência Nacional de Cinema, em especial ao Cineasta Leopoldo Nunes, que reconhecendo a importância do Movimento Cineclubista Brasileiro e os apoios a ele oferecidos por amplos setores da sociedade brasileira, cumpriu com sua função regulatória e através da Instrução Normativa 63, de 04 de outubro de 2007, regulamentou e normatizou a atividade cineclubista no país.

- Moção de apoio aos Projetos de Pontões Audiovisuais do Nordeste (ENCINE /CE; MULTIVISUAL NET CAATINGA /PB; REDE TERREIRO CULTURAL /BA; AVENIDA BRASIL /SE e POLO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO CEARÁ /CE) em lista de espera, para que possam ser conveniados junto aos outros projetos pré-aprovados no mesmo edital, como também obter o apoio dos governos locais da região para o seu imediato funcionamento e articulação audiovisual na região Nordeste.

- Moção de apoio e congratulações a Equipe de Representação Nordeste do MinC, que não tem poupado esforços no sentido de oferecer informações e articular apoios as entidades e projetos relacionados à área do audiovisual da região.

MOÇÃO DE REPÚDIO:

- Moção de repúdio ao convênio assinado entre o AMCHAM – Câmara Brasil/Estados Unidos de Comércio/Motion Pictures e o Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Educação objetivando a implementação do Projeto Escola – Combate a Pirataria nas escolas, que em última análise representa uma ingerência externa e uma violação dos princípios internacionais de preservação da soberania e identidade nacionais.

Finalmente, recomendamos a continuidade das ações e das lutas apontadas neste encontro e a participação no processo mobilizatório das entidades abaixo relacionadas, entidades a elas filiadas e entidades congêneres nos encontros que acontecerão num futuro imediato e mediato.

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO

- Teia (De 07 a 11/11/2007 – Belo Horizonte, MG)

- Festival de Brasília (De 20 a 27/11/2007 – Brasília, DF)

- Festival de Conquista (De 21 a 27/11/2007 – Vitória da Conquista, BA)

- CBC – Congresso Brasileiro de Cinema (De 5 a 9/12/2007 – São Roque, SP)

- Festival de Atibaia (De 15 a 19/01/2008 – Atibaia, SP)

- Festival Aruanda (Março 2008 – João Pessoa/PB)

- Curta-se (Abril 2008 Aracaju, SE)

- Festival de Recife (Junho 2008 – Recife, PE)

- Festival de Ceará (Junho 2008 – Fortaleza, CE)

- 27ª Jornada Nacional de Cineclubes (Julho 2008 – Rio de Janeiro)



Natal – Rio Grande do Norte, 01 de Novembro de 2007



Subscrevem a CARTA GOIAMUM
1. ABD/NACIONAL
2. CNC - CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES BRASILEIROS
3. COALIZÃO BRASILEIRA PELA DIVERSIDADE CULTURAL
4. ABD/AL
5. ABD/CE
6. ABD/MA
7. ABD/PB
8. ABD/PI
9. ABD E C/RN
10. ABD/SE
11. FEDERAÇAO DE CINECLUBES DO ESTADO DE SÃO PAULO
12. CREC – CENTRO RIOCLARENSE DE ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS
13. CINECLUBE NATAL
14. CINECLUBE MOSSORÓ
15. CINECLUBE IDEÁRIO
16. CINECLUBE CASA CURTA-SE
17. CINECLUBE ACARTES
18. DIFUSÃO CINECLUBE
19. TINTIN CINECLUBE
20. CINECLUBE ABD ANTARES
21. ITEC
22. PONTÃO REDE NORDESTE DO AUDIOVISUAL
23. PONTO DE CULTURA IDEÁRIO
24. PONTO DE CULURA. FIGURAS EM TRANSITO
25. PONTO DE CULTURA AUDIOVISUAL ABD/ANTARES
26. PONTO CULTURA URBE AUDIOVISUAL
27. PONTO DE CULTURA ZOON
28. PONTO DE CULTURA CIDADE VIVA
29. PONTO DE CULTURA CINEMA DE ANIMAÇAO/PE
30. NPD – NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL "FOTÓGRAFO ZÉ MEDEIROS"
31. NPD – NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL DA PARAÍBA
32. NPD – NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL DE SERGIPE





Cineclube Natal - CARTA DE NATAL



ENCONTRO DE CINECLUBISTAS DO NORDESTE

CARTA DE NATAL


Cineclubes e cineclubistas dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte e representantes do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, reunidos no Encontro de Cineclubistas do Nordeste, parte integrante das atividades do Goiamum Audiovisual, após os debates e trocas de Experiências ocorridas no Encontro, resolveram divulgar a seguinte carta, denominada CARTA DE NATAL:

- Considerando que estamos vivendo uma nova realidade na área cultural no país e em especial, na região nordeste;

- Considerando que as entidades presentes concluíram ser necessária a continuidade dos trabalhos, articulações e a ampliação de propostas de ação conjunta e de uma permanente troca de experiências, decidem propor e/ou apoiar:

a) Como estratégia de trabalho para este momento particular, envidar esforços objetivando a criação de uma rede permanente composta por cineclubes, pontos de cultura de vocação audiovisual, pontos de exibição digital, associações estaduais e/ou regionais dos estados da região Nordeste;

b) Que um dos resultados desta articulação possa ser a criação de uma (ou mais) associação(ções), ou federação(ções), de cineclubes filiados ao CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, com o objetivo de promover o intercâmbio de propostas políticas, filmes, programas, estréias de produções locais e a viabilização para a realização de encontros regionais;

c) Que se realizem esforços e ações para a recuperação e formação de acervos locais e regionais de filmes de curta e longa-metragem com direitos liberados para a exibição no circuito cineclubista brasileiro, bem como a criação de catálogos específicos, como uma estratégia de recuperação histórica do movimento cineclubista brasileiro;

d) Apoiar o projeto "Democratizando o Audiovisual" elaborado pelo CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, que visa multiplicar o número de cineclubes e de agentes culturais cineclubistas por todo o país e, em especial, na região nordestina;

e) À direção do Goiamum Audiovisual o estabelecimento de parceria com o CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros para que, em suas próximas edições, seja ampliada a participação de cineclubes e cineclubistas na programação do Festival, agradecendo as entidades promotoras, apoiadoras e patrocinadoras da atual edição pela cordialidade e hospitalidade oferecida aos participantes deste encontro;

f) Recomendar aos cineclubes nordestinos a participação ativa no processo de discussão e construção do Encontro de Cineclubes do Nordeste, previsto para abril de 2008, durante a realização do Festival CURTA-SE 2008.


Natal, 27 de outubro de 2007


Ângela Marques - Cineclube Natal / Natal / RN
Carlos Benalves - Cineclube ABD ANTARES / São Luis / MA
Gerardo Damasceno - Cineclube Acartes / Fortaleza / CE
Giovanni Rodrigues - Cineclube Mossoró /Mossoró / RN (CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros)
Gláucio Fabrizio - Cineclube Mossoró / Mossoró / RN
Hermano Figueiredo - Cineclube Ideário / Maceió /AL
João Baptista Pimentel Neto – CNC Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
Jonatas Andrade - Cineclube Mossoró / Mossoró / RN
Julius Paiva - Cineclube Mossoró / Mossoró / RN
Indira Nascimento - Cineclube Natal / Natal / RN
Nelson Marques - Cineclube Natal / Natal / RN
Pedro Fiuza - Cineclube Natal / Natal / RN
Rosângela Rocha - Cineclube Casa Curta-Se /Aracaju / SE (CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros)





16.11.07

Cineclube Natal - Mostra AFRooLHAR


Mostra AFRooLHAR tem pouca adesão de público natalense

A Mostra com filmes de temática afro-brasileiras, iniciada dia 16 de Novembro e que se prolonga até o dia 20, comemorativo da Consciência Negra, foi pouco prestigiada pelo público da cidade. A oportunidade de fugir do circuito de cinema local, de ver e discutir temas inovadores e atuais não foi bem aproveitada pela população. As sessões ocorridas não chegaram nem a dez pessoas, e em algumas, inclusive, não tiveram público. O Cineclube Natal mostra-se surpreso e convida a todos para as duas próximas sessões.

Um olhar sobre a cultura negra

A Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube realiza a I Mostra AFRooLHAR, uma iniciativa que faz parte de um projeto de difusão da cultura e que engloba trinta e nove cineclubes, em trinta e três cidades de quatorze estados brasileiros. A Mostra acontecerá entre os dias 16 e 20 de novembro, Semana da Consciência Negra. Em Natal, será promovida pelo Cineclube Natal em parceria com Nalva Melo Café Salão (Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira), sempre às 18h, com entrada gratuita.

A Mostra AFRooLHAR, tem como objetivo colocar em discussão temas afro-brasileiros e demonstrar a viabilidade da implementação de um circuito alternativo de exibição digital no Brasil e será composta por cinco programas de filmes e vídeos. É coordenada pela Associação de Difusão Cultural de Atibaia /Difusão Cineclube, com apoio da Prefeitura de Atibaia e da Fundação Cultural Palmares (MINC), a atividade conta com o apoio do CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, da Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural, da ABD - Associação Brasileira de Documentaristas, da Federação de Cineclubes do Estado de São Paulo, da ASCINE/RJ e da Associação de Cineclubes de Vila Velha. O evento é ainda apoiado pela SAV - Secretaria do Audiovisual e pela SPPC - Secretaria de Projetos e Programas Culturais do MinC.


Mostra AFRooLHAR
De sexta, 16, a terça, 20
Nalva Melo Café Salão
Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira
18h
Entrada franca
Informações: 3212-1655

Exibir mapa ampliado



Dia 16 - Programa I
1 - Atibaia, de Congos e Moçambiques
Almilcar Claro + Alunos da Oficina de Produção do FAIA /2005
20 min
2 - Aruanda
Lindoarte Noronha, 22 min
3 - Imagens de uma Vida Simples
Daniel Fagundes, 32 min

Total: 74 min


Dia 17 - Programa II

1 - Canto para a Liberdade
Orlando Bonfim Neto
19 min
2 - Pretos
Lauriete Nardi, gabriel Perrono e Gui Castor
22 min
3 - Anjo Preto
Gui Castor
73 min

Total: 114 min


Dia 18 - Programa III

1 – Preto No Branco – Negros em Curitiba
Edison "Kxorro Loco", Fernanda Nogas, Gustavo Sheffer, Helen Bastos,
Juliana Sanson, Marilise Donini, Nicole Zeghbi, Rafael Bonfim, Beto
Zuber, Thiago Martins Borges, Valério Ciqueira e Vitor Mahli,
90 min
2 – Alforria da Percepção
Lucas Terra, 12 min

Total: 102 min


Dia 19 - Programa IV

1 - Mestre Pedro de Aurora
Orlando Bonfim Neto
20 min
2 – Tambores que Cantam e Encantam
Giselle Brosard – Projeto Jovem Cidadão, 25min
3 - Honrados, Amaros e Bentidos
Tânia Anaya
29 min
4 - Negro, Uai!
Cordenação José Eduardo Santiago,9 min
5 – Lambe-Sujo
Casa Curta-SE, 2 min
6 – Cumbuca de Quilombo
Roberto Sabóia e Ricardo Augusto
20 min

Total: 97 min


Dia 20 - Programa V - Encerramento

1 - Cafundó
Paulo Betti e Clóvis Bueno, 2005
100 min

Total: 100 min

Sessão passada em fotos - Mostra AFRooLHAR, 1º dia

cinelubenatal@grupos.com.br
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805-4666 / 9404-8765 / 9406-8177

30.10.07

Sessão Goiamum Audiovisual: Viva o Cinema Brasileiro


Cinema Potiguar é Destaque
no Goiamum Audiovisual

O Goiamum audiovisual exibirá dia 31 de outubro, às 18h, na Funcarte, o longa do diretor potiguar Buca Dantas, “Viva o Cinema Brasileiro”. O filme faz parte do chamado Cinema Processo, também criado por Buca, que usa o cinema como intervenção social e os moradores das localidades inseridas no percurso do filme como peças importantes na construção do roteiro e no próprio processo de filmagem. Dessa forma, pessoas que nunca haviam entrado em uma sala de cinema, podem interpretar suas próprias histórias.

“Viva o Cinema Brasileiro”, conta a história de Luzia (Quitéria Kelly), moça que volta ao sertão vindo da França e é surpreendida a um casamento forçado por seu pai. A partir dessa ação, que Buca Dantas chama de primitiva, a trama se desenvolve entre os momentos de loucura e lucidez de Luzia, seu relacionamento com as irmãs e com uma amiga.

Segundo o diretor, “Viva o Cinema Brasileiro”, é uma construção coletiva, seguindo várias linhas do cinema. Desde o cinema-verdade e passando pelo cinema-imperfeito, mas com os pés no Cinema Novo, mais precisamente no que foi apontado por Glauber Rocha na “Estética da Fome”.

A equipe que trabalhou no longa percorreu três comunidades da região do semi-árido do Rio Grande do Norte, passaram doze dias em campo, interagindo com as comunidades, propondo as idéias, roteirizando-as e determinando quem seriam as personagens e como elas se comportariam em cena. A entrega foi tão intensa que em umas das comunidades a personagem da atriz Quitéria Kelly, Luzia, foi confundida de verdade com a padroeira do lugar.

Buca Dantas ressalta que, “Viva o Cinema Brasileiro” é uma obra em linguagem cinematográfica nordestina, sertaneja, brasileira e universal. Que usa a verossimilhança com os atores sociais de determinadas regiões para a realização de filmes, isto é Cinema Processo.


Sessão especial no Goiamum Audivisual
Quarta feira, 31 de Outubro
Fundação Capitania das Artes
(Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta)
18:30h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre


[FICHA TÉCNICA: "VIVA O CINEMA BRASILEIRO"]
Gênero: drama
Cor / Duração: colorido / 87 minutos
Ano de lançamento / país: 2006, Brasil
Direção: Buca Dantas
Roteiro/ assist. direção: Geraldo Cavalcanti
Preparação elenco/assist. direção: Henrique Fontes
Direção de fotografia: Mathieu Duvignaud
Som direto: Gutemberg Silveira
Direção de arte/figurino: Riccard8 San Martini
Maquiagem: Nalva Melo
Cenografia: Voldney Ribeiro
Produção executiva: Kayonara Souza
Produção musical: Juliana Costa
Montagem: Fernanda Gurgel
Elenco: Quitéria Kelly



cinelubenatal@grupos.com.br
http://www.cineclubenatal.blogspot.com/
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805-4666 / 9404-8765 / 9406-8177

29.10.07

Sessão Goiamum Audiovisual: Boi de Prata


Boi de Prata genuinamente potiguar

Dentro do Goiamum Audiovisual, o Cineclube Natal exibirá nesta terça-feira, dia 30 de Outubro na Fundação Capitania das Artes, o filme Boi de Prata do diretor potiguar Augusto Ribeiro Júnior. Boi de Prata é considerado a primeira produção genuinamente potiguar, sendo praticamente todo o elenco do filme natural do Rio Grande do Norte, tendo inclusive a música de Mirabô Dantas. Essa sessão especial terá início às 18:30 e será seguida de uma mesa de debate.

Em Caicó, um filho de agricultor descobre uma mina de xelita e ao procurar explorar a terra valiosa, encontra resistência no dono, um poeta. No meio da trama, o filme fala de magia da terra, de poesia de cordel e dos mitos do interior do estado, sendo um dos principais, o catimbó. Boi de Prata se estrutura em três planos, o real, o onírico e o político-social presente na terra.

Boi de Prata foi filmado em Caicó, Natal e Rio de Janeiro, no ano de 78, mas lançado em 80. O filme é considerado uma das obras primas do cinema brasileiro, com a participação da atriz conhecida internacionalmente, Luiza Maranhão. Walter Carvalho, o principal diretor de fotografia brasileiro, fez na fotografia desse filme seu primeiro trabalho com ficção. O filme Boi de Prata está guardado no espólio da empresa Embrafilmes e no acervo da Ancine.

Sessão especial no Goiamum Audivisual
Terça-feira, 30 de Outubro
Fundação Capitania das Artes
(Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta)
18:30h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre

[FICHA TÉCNICA: "BOI DE PRATA"]
Ano: 1980, BRA
Censura: Livre
Gênero: Aventura
Direção: Augusto Ribeiro Jr.
Roteiro: Augusto Ribeiro Jr.
Montagem Severino Dada
Assistência: Jussara Queiroz

cinelubenatal@grupos.com.br
http://www.cineclubenatal.blogspot.com/
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
88054666 / 94048765 / 9406-8177

7.10.07

Cineclube Natal - Sessão Memória: 40 anos da morte de Che Guevara



Che vive na Arte



Em memória aos 40 anos da morte de Ernesto Guevara, um dos grandes protagonistas da história do século XX, que continua presente na cultura latino-americana como símbolo de libertação dos povos oprimidos, o Cineclube Natal em parceria com Revil Alves e o Sindicato dos Jornalistas exibirá o documentário Ernesto Che Guevara – Homem, Companheiro, Amigo..., neste dia 09 de Outubro, exatamente 4 décadas depois da morte de "Che".

Do diretor Roberto Massari, o documentário, raríssimo no Brasil, é uma co-produção de Itália e Cuba, que traça todas as etapas importantes da vida de Che Guevara, desde quando morava na Argentina, até sua luta revolucionária pela América Latina e morte na Bolívia. Para isso o diretor italiano reuniu imagens raras de arquivos, algumas somente disponíveis no acervo estatal de Cuba. Destaque para os discursos proferidos por Che Guevara, que são mostrados na íntegra! O filme revela não apenas o líder, mas traz ao público um Che desconhecido ao ressaltar aspectos pessoais de sua vida. A trilha sonora do documentário é composta de um belíssimo cancioneiro de músicas latinas e internacionais dedicadas a Che.

A sessão de exibição de “Ernesto Che Guevara – Homem, Companheiro, Amigo...” acontecerá terça-feira, dia 9 de outubro, às 19h30, na Casa da Ribeira. Os ingressos custarão R$ 5,00. Sócios do Cineclube e filiados à Adurn não pagam.


Sessão Especial - 40 anos sem Che
Terça-feira, 09 de Outubro
Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira
19h30
Ingresso: R$ 5,00 (no local)
Classificação indicativa: 14 anos




[FICHA TÉCNICA: “ERNESTO CHE GUEVARA – HOMEM, COMPANHEIRO, AMIGO...”]

Título Original: Ernesto Che Guevara - Hombre, Compañero, Amigo..
Direção: Roberto Massari
Ano de produção: 1996
País de produção: Cuba
Duração: 105 min.
Recomendação: 14 anos




cineclubenatal@grupos.com.br
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
comunidade Cineclube Natal no Orkut
9406 – 8177 / 8805 - 4666 / 9404 – 8765



1.10.07

Cineclube Natal - Exibições na CIENTEC e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Cineclube Natal colabora
com a disseminação do conhecimento



Sessões de longas e curtas
na CIENTEC e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007




O Cineclube Natal neste mês de Outubro participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007 e da CIENTEC 2007 adicionando às programações dos eventos a exibição de curtas e longas metragens. A intenção do Cineclube Natal nestes eventos é a de incitar o interesse dos jovens para a ciência e tecnologia a partir da apreensão das temáticas dos filmes exibidos.


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007

Dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2007 o Cineclube Natal promoverá a exibição dos filmes Giordano Bruno e O Oitavo Dia, dentro do projeto "Cinema no Campus". As exibições, gratuitas, serão realizadas às 9 e às 15 horas dos dias 4 e 5 de Outubro, na Oficina de Tecnologia Educacional, sala 12 do Centro de Convivência do Campus.

Na quinta-feira, dia 4, exibiremos Gi
ordano Bruno, um filme franco-italiano dirigido por Giuliano Montaldo em 1973 que conta a história do filósofo , astrônomo e matemático Giordano Bruno (1548-1600). Já na sexta-feira, dia 5, O Oitavo Dia, filme que trata de um empresário que desenvolve uma amizade especial por um homem portador de Síndrome de Down, quando encontra acidentalmente com ele. A direção é de



Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN – CIENTEC 2007

O Cineclube Natal entrará também na programação da CIENTEC 2007 com a apresentação de filmes e documentários, longas e curtas, de natureza científica, nos dias 3 a 5 de Outubro no Bloco 2 da Praça Artística do Campus Universitário, no horário das 8 às 22 horas.

Na quarta-feira, dia 03, o longa Guerra do Fogo, de Jean-Jacques Annaud, que propõe a discussão sobre a origem da linguagem falada, será apresentado com debate das 18 às 20 horas. Nos dias 3, 4 e 5, quarta, quinta e sexta-feira, será exibida uma mostra infanto-juvenil de curtas metragens nacionais e internacionais, nos gêneros de animação e experimental. Será uma apresentação na quarta-feira das 14 às 15 horas (programa 1), três na quinta-feira, das 8 às 9
(programa 1), 14 às 15 (programa 2), e 16 às 17 horas (programa 3), e na sexta feira haverá uma única sessão das 8 às 9 horas (programa 3).



Na tabela abaixo, você confere a programação
da CIENTEC e da Semana , de forma simplificada.
(clique para ampliar)

Atualização:

O Cineclube Natal informa que as sessões de Giordano Bruno (quinta, dia 04, às 9h e às 15h) e O Oitavo Dia (sexta, dia 05, às 9h e às 15h) ganharam dois curtas que precederão à exibição dos longas supracitados.

Serão eles:

Deep Impact, Rota de Colisão (5 min) , precedendo Giordano Bruno.

Alerta para o Planeta: Os Super-Vulcões (13 min), precedendo O Oitavo Dia.


Gostaríamos de informar ainda que, por problemas técnicos, o filme A Guerra do Fogo, programado para quarta-feira, dia 03 às 18h, foi substituído pelo também clássico e não menos importante, 1984, de Michael Radford. A exibição de A Guerra do Fogo, portanto, se dará normalmente das 12 às 14hs de amanhã, sexta-feira, dia 05, no mesmo local (Pavilhão de Cinema da CIENTEC) .



Assista aqui ao trailer de A Guerra do Fogo:




Site oficial da CIENTEC

Programação de cinema da CIENTEC


cineclubenatal@grupos.com.br
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 /
9406 – 8177 / 9404 – 8765

24.8.07

Cineclube Natal - Posse da Diretoria 2007/2008


Diretoria 2007/2008 toma posse


A nova diretoria do Cineclube Natal tomou posse na sessão do Cineclube Natal do dia 05 de Agosto, no Teatro Cultura Popular. A diretoria é composta de:
Pedro Fiuza - Presidente,
Gianfranco Marchi - Vice-Presidente,
Emanuelle Diniz - Secretária,
Bruno Marques e Emanuelle Dionísio - Diretores de Programação,
Indira Gomes e Carolina Almeida - Diretoras de Comunicação,
Tane Queiroz - Tesouraria,
Mariana Cremonini – Bibliotecária,
Nelson Marques, Ângela Marques, Leonardo Herculano - Conselheiros Fiscais.


Os membros da nova diretoria foram eleitos na Assembléia Geral Ordinária que ocorreu no dia 21 de Julho na Fundação José Augusto com unanimidade de votos. Para o primeiro semestre do mandato, que vai até Julho de 2008, a nova diretoria pretende continuar com as cinco sessões reguares do Cineclube Natal: as do TCP – Teatro de Cultura Popular, do Cine Café, do Cine Assembléia, da Livraria Paulus e do CircoCafé, sem esquecer da exibição dos filmes previstos das sessões de Cinema e Literatura.

Além de inovar com a participação em eventos como o Goiamun Audivisual, Cientec, ambos no mês de Outubro. Tudo isso com o intuito de consolidar e divulgar o Cineclube Natal como uma programação cultural regular da cidade de Natal.


Cineclube Natal - Videofago


Videofago, 0.1
muestra videocreación españa/brasil.

(clique no cartaz para ampliá-lo)


Primeira mostra de criação audiovisual (videoarte e curtametragem) entre Brasil e Espanha, tem a intenção de unir e intercambiar experiências através de obras de autores e autoras que se dedicam a produção através da linguagem audiovisual, com visões e idéias que representem suas realidades em paralelo a suas tradições, comportamento, diversidade e focos particulares provenientes dos seus países.

A intenção é unir países distanciados geograficamente aproximando culturas distintas através de tecnologias comunicativas e com isso gerar intercambios.

Videofago convida a participação daqueles que produzem através do meio audiovisual independente si esse meio foi apenas a captura do ato em si, quer dizer, a forma de outra forma ou a casca que esconde o que acaba de ser parte revelado, parte reticências de um processo criativo.

O audiovisual um dos requisitos sugeridos sem exigência de limites ou interrogações que concirnam com o método de elaboração de cada peça é o que solicitamos como ferramenta para os que desejem participar.

Manu

Comissário, criador e idealizador de videofago versão 2007


visite:

www.videofago.blogspot.com


31.7.07

Arrivederci, Maestro.

Michelangelo Antonioni



O diretor de cinema italiano Michelangelo Antonioni morreu na noite desta segunda-feira (30), aos 94 anos. Segundo a agência Ansa, ele estava na sua casa, em Roma, junto a sua mulher, Enrica Fico.




O corpo do diretor italiano será velado amanhã na Prefeitura de Roma. Depois, os restos mortais serão levados para a sua cidade natal, Ferrara, no norte da Itália.

“Com Antonioni desaparece não só um dos nossos maiores diretores, mas também um mestre do cinema moderno. Graças a ele chegaram à grande tela as problemáticas mais duras do mundo contemporâneo, como a falta de comunicação e a angústia”, comentou o prefeito de Roma, Walter Veltroni.



Antonioni despontou na cinematografia italiana com uma forma original de fazer filmes com “Crimes da alma” (“Cronaca di un amore”, 1950) e, em 1960 rodou “A aventura”, que receberia o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes. Entre suas “musas”, se destaca Monica Vitti, estrela de “A Aventura”, “A noite” (1960) e “O Eclipse” (1962). Em seguida vieram “O dilema de uma vida” (“Deserto rosso”, 1964) e, em seu período americano, “Depois daquele beijo” (“Blow-up”, 1966), “Zabriskie point” (1970) e “Profissão: repórter” (1974). Outra obra de Antonioni foi “Além das nuvens” (“Al di là delle nuvole”, 1995), realizada com o alemão Wim Wenders. O filme se baseia num livro do cineasta italiano.

Com “Blow Up”, seu primeiro filme em inglês, o cineasta recebeu a indicação para o Oscar de melhor diretor. Mas só recebeu a estatueta dourada em 1995, num prêmio por toda a sua carreira (Fonte: http://www.globo.com/).


"Minha contribuição para a formação de uma nova linguagem cinematográfica é uma questão para os críticos decidirem. E não os críticos de hoje, mas sim os de amanhã, se o cinema durar como arte e os meus filmes resistirem ao desgaste do tempo."
Michelangelo Antonioni, 1965


E Antonioni parte para sua última aventura...

30.7.07

Nasce um Imortal


Ingmar Bergman


É com grande tristeza que recebemos a notícia sobre a morte do cineasta Ingmar Bergman. Para homenageá-lo, promoveremos, durante metade de agosto, a exibição de 4 filmes do diretor sueco.



Morreu nesta segunda-feira (30), aos 89 anos, o diretor sueco Ingmar Bergman. Considerado um dos mais importantes diretores do século 20, ele é o autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" e “Cenas de um casamento”.

Sua morte foi "tranqüila e suave", segundo disse Eva Bergman à agência de notícias sueca "TT", que não informou nem a causa nem o momento exato do falecimento. O cineasta estava em sua casa, na ilha sueca de Faaro.

Bergman foi um dos fundadores da Academia Européia de Cinema, em 1988, e durante sua longa carreira, foi indicado ao Oscar nove vezes. Ele venceu a estatueta de melhor filme estrangeiro três vezes. O diretor sueco também foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes.


O diretor sueco começou sua carreira nos anos 1950 e dirigiu mais de 40 filmes, entre eles "Gritos e sussuros" "Fanny e Alexander",“Persona” e "O silêncio" que o elevaram ao status de um dos maiores mestres do cinema moderno. Nascido no dia 14 de julho de 1918 em Uppsala, ao norte de Estocolmo, Ingmar Bergman foi casado cinco vezes, teve nove filhos e sua vida privada o levou a ser alvo da atenção pública em vários momentos.

Bergman teve casamentos com mulheres belas e talentosas, além de várias relações amorosas com suas atrizes principais, dentre elas, Liv Ullman, com quem teve uma filha, Linn Ullman.

Ullman estrelou dez de seus filmes, entre eles "Cenas de um casamento" (1973), que explora os conflitos sexuais e psicológicos de um casal em crise.

30 anos depois, já separados, Bergman e a atriz voltaram a trabalhar juntos em "Saraband", que mostra a relação dos protagonistas de "Cenas" num outro momento, na terceira idade. "Saraband", de 2003, foi o último filme de Bergman.

Ingmar Bergman exorcizou sua infância traumática por meio de obras-primas do cinema que exploraram a ansiedade sexual, a solidão e a busca por um sentido na vida. A morte era um dos temas preferidos do diretor e estava presente em muitas de suas obras, como "O sétimo selo", em que um cavaleiro encontra a morte em pessoa e disputa com ela uma partida de xadrez que pode decidir seu destino. No longa, o cavaleiro é interpretado por Max von Sydow, um dos atores favoritos do diretor, com quem trabalhou em 13 filmes.

Em "Morangos silvestres", a morte também está presente. Aqui, um artista na terceira idade faz uma viagem para receber uma homenagem e aproveita o caminho para relembrar momentos e se despedir da vida.

O pai de Ingmar Bergman, um pastor luterano que tornou-se capelão do rei da Suécia, costumava humilhar e surrar o filho, uma criança doente. Bergman falou várias vezes do amor profundo que nutria por sua mãe, de seu hábito de refugiar-se em fantasias e de seu gosto pelo macabro. Críticos atribuem os temas de repressão, culpa e castigo, constantes em sua obra, à educação rígida que o diretor teve em sua infância. Em entrevista rara concedida em 2001, Bergman disse que durante toda sua vida ele foi atormentado e inspirado por demônios pessoais. "Os demônios são inúmeros, aparecem nos momentos mais impróprios e geram pânico e terror", disse ele na época. "Mas já aprendi que, se consigo controlar as forças negativas e atrelá-las a minha carruagem, elas podem trabalhar em meu benefício." Nunca o vínculo autobiográfico ficou mais claro que em "Fanny e Alexander", que Bergman afirmou ser sua obra-prima como cineasta. Produzido em duas versões, de três e de cinco horas, o filme recebeu quatro Oscar em 1984, um deles de melhor filme em língua estrangeira. "Fanny e Alexandre" é um panorama detalhado de uma família de classe alta de Uppsala nos anos que antecederam a 1ª Guerra Mundial. O garoto Alexander, 10 anos, e sua irmã Fanny, 8, são mental e fisicamente abusados por seu padrasto, o bispo local, inspirado no pai de Bergman. O tímido e fraco Alexander usa poderes sobrenaturais para vingar-se de seu padrasto de maneira sinistra.

O reconhecimento internacional pleno chegou para ele com "O sétimo selo", de 1956, que recebeu o prêmio do júri do Festival de Cannes em 1957. Nos dez anos seguintes Bergman criou "Morangos silvestres", "O silêncio" (que incluiu uma cena sexual forte que provocou um choque com a censura sueca), "A fonte da donzela" e "Através de um espelho". Os dois últimos receberam o Oscar de melhor filme em língua estrangeira. Em janeiro de 1976 ele foi preso durante um ensaio do Real Teatro Dramático por policiais à paisana, que o levaram para ser interrogado sobre suposta sonegação de impostos. Ele não chegou a ser formalmente acusado, mas a humilhação que sentiu o levou a sofrer um colapso nervoso. Condenando publicamente à burocracia sueca, ele deixou seu país para viver um longo exílio artístico em Munique, na Alemanha. Em 1984, Bergman retornou ao Real Teatro Dramático com uma versão aclamada de "Rei Lear". No ano seguinte ele pôs fim a seu exílio auto-imposto e passou a produzir uma seqüência de obras clássicas no teatro nacional. (Fonte: www.globo.com).

A morte deve ter tido uma partida de xadrez e tanto.

21.6.07

Cineclube Natal - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA



Cineclubistas escolhem
nova diretoria

Neste sábado, dia 21, o Cineclube Natal realiza sua Assembléia Geral Ordinária. Na pauta, pelo menos, dois pontos certamente vão exigir toda a atenção dos sócios: a eleição de uma nova diretoria e a fundação oficial da entidade. A sessão começa, às 15h, no auditório Franco Jasielo, da Fundação José Augusto (rua Jundiaí, 641, Tirol).

A inscrição de chapas pode ser feita na própria Assembléia, pelo e-mail angel.markes@ hotmail.com ou através do telefone 9111-0412 . Qualquer um dos sócios, que esteja em dia com suas obrigações perante o estatuto, pode constituir a sua chapa e concorrer ao pleito. Os eleitos tomarão posse no próximo dia 05 de agosto, permanecendo na diretoria pelo prazo de um ano. Para aqueles que desejam acompanhar a trajetória da entidade, em números, gráficos e ações, o relatório da gestão 2006/2007 será disponibilizado no endereço www.cineclubenatal.blogspot.com, a partir do próximo dia 25.

O Cineclube Natal é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem por objetivo principal promover o estudo, a difusão e a discussão da arte cinematográfica e do audiovisual. O projeto nasceu da iniciativa do professor universitário Giovanni Rodrigues, em 2005. A instituição mantém quatro projetos em andamento: “Sessão TCP”, “Cine Café”, “Circo Café” e “Cine Assembléia”. As sessões são realizadas em parceria com o Teatro de Cultura Popular, Nalva Café Salão, Mallabares Comunicação e Eventos e Assembléia Legislativa, respectivamente.

A atual diretoria é composta por Patrícia Britto (presidente), Nelson Marques (vice-presidente), Leonardo Herculano e Tane Queiroz (secretaria), Mariana Cremonini (tesouraria), Marcelo Tavares (diretoria de comunicação), Pedro Fiuza e Carol Tavares (diretoria de programação) e Graça Faria (biblioteca). O Conselho fiscal é representado por Gianfranco Marchi, Giovanni Rodrigues e Josimey Costa. A equipe de colaboradores é constituída por Carlos Nathan, Roberto Leite, Angela Marques, Emanuel Dionisio e Bruno Marques.


SALDO POSITIVO
Há dois anos o Cineclube Natal desenvolve ações nos quatro cantos de Natal e também em outros municípios do Estado (Tibau do Sul, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Lajes e Parnamirim). Um investimento que trouxe resultados significativos e que consolidou de vez o nome da instituição no cenário cultural da cidade.


Neste último ano foram realizadas 45 sessões, além de inúmeras iniciativas no campo do audiovisual e na formação cinematográfica. Entre elas: a palestra “A Nova História do Cinema Brasileiro” e o curso “A Linguagem do Cinema”, ministrados pelo professor Máximo Barro (FAAP / São Paulo); realização da “Semana do Filme Cult”; “I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares”, palestra “A Magia do Cinema”, apresentada pelo roteirista e cineasta cubano Felipe Espinet e muitas outras participações em eventos culturais.

Realizações que ilustram bem a preocupação e o interesse da entidade em agregar valores para oferecer programas de qualidade ao seu público. Um processo que só é possível quando se está aberto a novas idéias e, ao mesmo tempo, em total sintonia com outras instituições que fomentam e divulgam a cultura em diversos campos. Por isso, além de participar das discussões sobre a implementação de um Pólo de Cinema no RN, a diretoria do Cineclube Natal também vem debatendo, em conjunto com a classe artística do Estado, as mudanças na Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura.


....................................................................

CINECLUBE NATAL


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Cineclube Natal, conforme determina o Estatuto da Entidade no seu Artigo 18º § único, convoca todos os sócios para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 21 de julho de 2007, às 15h, no auditório Franco Jasielo, da Fundação José Augusto, situado na rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal/RN.

Pauta:
1 - Comunicações da Diretoria;
2 - Comunicações dos Sócios;
3 - Discussão e aprovação da Ata da Assembléia Geral Ordinária de 2006;
4 - Apreciação do parecer do Conselho Fiscal sobre o Relatório Anual e Financeiro da Diretoria;
5 – Discussão e aprovação do Estatuto;
6 - Inscrição de chapas para nova diretoria e conselho fiscal;
7 - Fundação da entidade e eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal.


De acordo com o estatuto do Cineclube Natal, terão direito a voto os sócios que estiverem em dia com suas obrigações financeiras. Informações adicionais poderão ser prestadas pela Diretoria de Finanças (9102 - 1040), pelo e-mail: maricrem@uol.com.br ou através do site www.cineclubenatal.blogspot.com

Natal, 21 de junho de 2007

Patrícia Britto
Presidente


11.4.07

Cineclube Natal - Palestra "A Magia do Cinema"



Um bom roteiro para o sábado



(clique no cartaz para ampliá-lo)


Neste sábado, dia 14, às 16h, o Cineclube Natal, em parceria com o Centro Che de Língua Espanhola, promovem a palestra A Magia do Cinema. O evento terá como convidado o roteirista e cineasta cubano Felipe Espinet e será realizado no próprio centro de idiomas, na Rua Praia Diogo Lopes, 2197, Ponta Negra (em frente à rua Panificadora Búzios). A entrada é gratuita.

Durante a palestra, que Felipe prefere classificar como um bate-papo informal sobre cinema, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância do roteiro cinematográfico como peça para a estruturação e elaboração de um filme. Espinet nasceu em havana e é formado em dramaturgia e direção teatral. Atualmente trabalha como analista de roteiros para o Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC) e produz roteiros para a Tv Casa Produtora de Cuba. Está roteirizando aqui no Estado o filme "As Cidade das Três Torres", em parceria com Geraldo Cavalcanti. Os dois também estão trabalhando num projeto de um longa-metragem ("El Pez que Grita") para o ICAIC.

A nova parceria firmada entre o Cineclube Natal e o Centro Che de Língua Espanhola é apenas o começo de um projeto promissor. As duas instituições pretendem, ao longo do ano, presentear os amantes da sétima arte com novas ações e iniciativas. Uma delas será a exibição de filmes latino-americanos e espanhóis.


Sábado, 14.04
16h
Centro Che de Língua Espanhola

Rua Praia Diogo Lopes, 2197, Ponta Negra
(em frente à rua da Panificadora Búzios).

Telefone: 3219-5057
Evento gratuito



ineclubenatal@grupos.com.br
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
comunidade Cineclube Natal no Orkut
9471 – 3008 / 8805 - 4666 / 9926 – 7980


27.2.07

Cineclube Natal - I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares


Curta que é Potiguar!


I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares


(clique no cartaz para ampliar)


Longe dos milionários esquemas de marketing e bem distante dos flashes da mídia lá está ele: o cinema independente, experimental, amador. Seja qual for a denominação todos eles procuram a mesma coisa: um lugar na sala escura. Neste sábado e domingo, dias 3 e 4, a produção videográfica do Estado terá espaço garantido na I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares. A iniciativa é do Cineclube Natal em parceria com o Teatro de Cultura Popular (TCP). As sessões são gratuitas e começam sempre às 18h, no próprio TCP, ao lado da Fundação José Augusto (rua Jundiaí, 641, Tirol). A classificação etária é 14 anos.

Nesta primeira edição o público terá a oportunidade de assistir 15 curtas-metragens, entre ficções, documentários e videoclipes. Também terá o privilégio de prestigiar o lançamento de seis produções inéditas: “Quixotes”, “Vida e Morte Nike Shox”, “Quando Você Percebe”, “Natal – 60 Anos Depois”, “Poetisa dos Sonhos – Biografia de Lêda Maciel” e “Viva a Diferença”. Após as exibições haverá debate, entre a platéia e os diretores, e sorteio de uma camisa do Cineclube e pôsteres da Limbo Quinquilharias. O DVD Catálogo (com todos os filmes exibidos na mostra) também será vendido durante o evento.

Apesar de não ser uma mostra competitiva o Cineclube Natal recebeu um número expressivo de inscrições. A procura fez com que a organização dividisse o evento em dois dias. No sábado, dia 03, serão exibidos 7 filmes:
Vos Apresento o Amor, do diretor Paulo Henrique Borges
Com quantas ave-marias se faz uma santa?, de Albery Lúcio
Entre Sonho e Carne, de Sérgio Oliveira
Sibaúma – Um Povo de Fibra, de Sara Jane Freitas de Vasconcelos
Viva a Diferença, de Alexandre Santos
Renato Russo Biografia, de Sílvio Fernandes
Cidade Mídia – Ou Você Adere ou Você Picha, dirigido por Anastácia Vaz, Carlos Nathan, Catarina Doolan, Priscila Adélia, Túlio Dantas e Vítor Azevedo


A maratona cinematográfica continua no domingo, dia 04, com a exibição de mais 8 curtas-metragens:
Natal – 60 Anos Depois, dos diretores Carlos Eduardo Ataíde Guilherme, Denise Cristina dos Santos, Letícia Mandel, Maíra Costa, Rodrigo Freire Xavier e Vinícius Felipe da Silva
Vida e Morte Nike Shox, de Fernando Francisco M.V
Quando Você Percebe, de Cássio Augusto Ramos, Clara Tavares, Luiz Augusto Soares, Michel Heberton e Rudá Almeida
A Flor do Amador, de Walfran Guedes
Quixotes, de Babiane Azevedo, Bruno Sarmento, Carolina Barros, Pedro Fiuza e Vítor Bezerra
Ela e a Bicicleta, de Érica Lima
Poetisa dos Sonhos – Biografia de Lêda Maciel, de Graciele Silva e Karla Correa
Marrom, de Emanuel Grilo



(confira a ficha técnica de cada um dos curtas selecionados ao final do texto)


Contra a corrente
Apesar dos circuitos universitários, dos festivais de cinema e da força da Internet, como instrumentos de divulgação, uma parcela considerável de vídeos independentes não chega ao conhecimento do público. Portanto, democratizar o acesso a esta produção audiovisual também é tarefa dos cineclubes.

A I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares, por exemplo, é uma extensão do Circuito Cineclubista de Estréias (CCE). Um projeto no qual o Cineclube Natal faz parte e que reúne mais de 20 cineclubes de diversos Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraíba. A proposta é incluir mensalmente na programação das instituições participantes um ou mais curtas-metragens inéditos. Os filmes selecionados são apresentados em todos os cineclubes do circuito.

Neste mês de março 5 produções do RN, selecionadas pelo Cineclube Natal, estréiam no CCE: “Vos Apresento o Amor”; “Quando Você Percebe”; “A Flor do Amador”; “Cidade Mídia - Ou Você Adere ou Você Picha”; e “Com Quantas Ave-Marias se faz uma Santa”. Mas essa iniciativa não pára por aqui. Novos filmes serão selecionados cumprindo assim um processo de renovação, inclusão e propagação do cinema amador e independente em diversas regiões do país.


[CONTATOS]
E-mail / lista de discussão: cineclubenatal@grupos.com.br
Orkut: comunidade Cineclube Natal
Telefones: 9471 – 3008 / 8805 - 4666 / 9926 - 7980

[SERVIÇO]
Teatro de Cultura Popular
Rua Jundiaí, 641, Tirol (ao lado da fundação José Augusto)



......................................fichas técnicas.....................................


SÁBADO - 03/03/07

Vos Apresento o Amor
Direção:
Paulo Henrique Borges
Duração: 6min52
Ano/local: 2002 / Natal
Gênero: ficção
Sinopse: Colagem de fotos que contam a estória de um amor, fazendo uma analogia entre este e as estações do ano.

Com Quantas Ave-Marias se Faz Uma Santa?
Direção:
Albery Lúcio
Duração: 28 min e 38 seg
Ano/local: 2006 / Florânia
Gênero: documentário
Sinopse: Encravada no coração sertanejo do Rio Grande do Norte, a cidade de Florânia guarda em seus recantos, crenças e mitos que se perpetuam de geração para geração. Penetrando no universo multifacetado do município, uma equipe de jovens produtores encontrou relatos de populares sobre uma menina que se perdeu na mata aos arredores da cidade e virou “santa”, a “Santa Menina”.

Entre Sonho e Carne
Direção:
Sérgio Oliveira
Duração: 11min
Ano/local: 1994 / Natal – Ceará Mirim
Gênero: ficção
Sinopse: Homem tem pesadelos constantes e, à medida que os tem, vão se tornando perturbadores.

Sibaúma – Um Povo de Fibra
Direção:
Sara Jane Freitas de Vasconcelos
Duração: 21min
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: documentário
Sinopse: O documentário registra a história de Sibaúma, bem como os costumes de seu povo, suas tradições e modo de vida. A história de um povo contada por seus próprios personagens.

Viva a Diferença
Direção:
Alexandre Santos
Duração: 3min25
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: videoclipe
Sinopse: Clipe fotográfico da parada gay de Natal 2006, ao som de mixagens da banda francesa Vive La Fête.

Renato Russo Biografia
Direção:
Sílvio Fernandes
Duração: 15min31
Ano/local:
2006 / Natal
Gênero:
documentário
Sinopse: Vida e obra de um fascinante artista, através de uma história contada como um grande concerto de rock.

Cidade Mídia – Ou Você Adere Ou Você Picha
Direção:
Anastácia Vaz, Carlos Nathan, Catarina Doolan, Priscila Adélia, Túlio Dantas e Vítor Azevedo
Duração: 8min03
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: documentário
Sinopse: Um documentário sobre a complexa relação da sociedade com a mídia, e da mídia com a sociedade. O conflito ideológico de um publicitário que defende o seu trabalho, e um interventor urbano que se sente agredido pelo bombardeio midiático.


DOMINGO - 04/03/07

Natal – 60 Anos Depois
Direção:
Carlos Eduardo Ataíde Guilherme, Denise Cristina dos Santos, Letícia Mandel, Maíra Costa, Rodrigo Freire Xavier, Vinícius Felipe da Silva.
Duração: 6min
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: documentário
Sinopse: A posição estratégica de Natal durante a Segunda Guerra é inquestionável, mas o bom uso da base americana na cidade é dúbio. Os soldados que aqui chegavam não eram de tão boa conduta nos EUA quanto se pensa, nem o foi por aqui. Já os pracinhas brasileiros, a quem o país deveria prestar homenagem, pelas más condições de guerra a quem foram submetidos, ficam à margem de iniciativas governamentais e postos no ostracismo. O vídeo relata como isso acontece em Natal, 60 anos depois da Segunda Guerra.

Vida e Morte Nike Shox
Direção:
Fernando Francisco M.V
Duração: 30 min
Ano/local: 2007 / Natal
Gênero: ficção
Sinopse: Cansado de ser comum, João encontra um meio de resolver seu problema e ser notável: arranjar um Nike Shox.

Quando Você Percebe
Direção:
Cássio Augusto Ramos, Clara Tavares, Luiz Augusto Soares, Michel Heberton e Rudá Almeida
Duração: 10min
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: documentário
Sinopse: Documentário sobre a influência e manipulação dos Meios de Comunicação de Massa.

A Flor do Amador
Direção
: Walfran Guedes
Duração: 9min
Ano/local: 2005 / Tibal do Sul
Gênero: experimental
Sinopse: Poesia, paixão, natureza e sonhos envolvem duas pessoas que não se vêem, mas sentem um amor que só as águas do rio conseguem ver.

Quixotes
Direção:
Babiane Azevedo, Bruno Sarmento, Carolina Barros, Pedro Fiuza e Vítor Bezerra
Duração:
13min40
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: documentário
Sinopse: Quixotes são os professores que trazem o mundo para dentro da sala de aula. Um retrato do nível de preparação dos professores para utilização de suportes didáticos de uma escola pública e de uma particular em Natal, Rio Grande do Norte.

Ela e a Bicicleta
Direção:
Érica Lima
Duração: 3min16
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: videoclipe
Sinopse: Um homem estressado em um engarrafamento de trânsito, ao observar no retrovisor do seu carro um objeto, lembra de uma cena em que o seu antigo amor passeia em uma bicicleta. Tudo isso faz com que ele por algum momento esqueça do estresse daquele trânsito e do dia-a-dia. O videoclipe ao mesmo tempo em que mostra a simplicidade da vida, critica a falta de tempo das pessoas ao vivê-la.

Poetisa dos Sonhos – Biografia de Lêda Maciel
Direção:
Graciele Silva, Karla Correa
Duração: 19min
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: documentário
Sinopse: Lêda Maciel, nascida no interior do Rio Grande do Norte, hoje com 76 anos de idade, possui um acervo de mais de 500 poesias ainda não publicadas. Estudou até a quarta série primária e apresenta um vocabulário riquíssimo, além de apresentar uma história de vida marcante, de uma mulher guerreira que teve de enfrentar a sociedade para ser feliz. Atualmente faz parte da Sociedade dos Poetas Vivos do RN/SPVA e recita suas poesias em casa para os amigos, tendo em vista sua enfermidade que a impossibilita de sair de casa: Lêda tem câncer de estômago.

Marrom
Direção:
Emanuel Grilo
Duração: 4min15
Ano/local: 2006 / Natal
Gênero: ficção
Sinopse: Um dia qualquer na vida de um fulano. Entre um gole e outro, recorda o dia em que conheceu Carol. Uma estória pornô-trash que vai parar na imprensa marrom. Aliás, qual é mesmo a cor da desgraça?