10.11.06

Cineclube Natal - I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares - Inscrições

Inscrições abertas para a
I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares



(clique no cartaz para ampliar)


Os Cineclubes, ao longo da história, tiveram um papel imprescindível na consolidação da sétima arte. Hoje, indiscutivelmente, continua contribuindo para a formação de novas platéias e, sobretudo, abrindo portas e novas possibilidades para o cinema independente. Seguindo esta filosofia o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular (TCP), abre inscrições para a sua I Mostra Cineclubista de Curtas Potiguares. A iniciativa tem por objetivo aumentar a visibilidade da produção audiovisual potiguar.


:: Os participantes poderão inscrever seus trabalhos gratuitamente até o dia 17 de dezembro.

:: Baixe aqui a ficha de inscrição e o regulamento !

:: O material (ficha + curta-metragem) deve ser entregue exclusivamente a um membro da Diretoria de Programação do Cineclube Natal (Pedro Fiuza ou Carol Tavares), durante as sessões regulares da instituição.

:: Podem participar da mostra vídeos com até 30 minutos de duração.

:: A seleção ficará a cargo dos diretores do Cineclube Natal.

:: Todos os diretores dos curtas-metragens exibidos receberão certificado de participação.

:: O evento será realizado no TCP - Teatro de Cultura Popular
nos dias 3 e 4 de Março de 2007.



Fazer cinema no Brasil é nadar contra a corrente. De um lado, a luta por recursos salvadores. Do outro, o gargalo implacável da distribuição. No caso específico do cinema amador esses obstáculos são ainda maiores. Mas apesar das adversidades muito material continua sendo produzido de forma independente pelos quatro cantos do país. No Rio Grande do Norte esse processo não é diferente.

A produção de curtas-metragens cresceu de forma significativa ao longo dos últimos anos. E todos os seus autores querem a mesma coisa: um lugar ao sol. Ou melhor, na sala escura. Por isso, democratizar o acesso a esta produção audiovisual é de extrema importância tanto para diretores quanto para o público. Além disso, é um incentivo a mais para que novos autores levem para as ruas suas idéias e câmeras.




[CONTATOS]
Blog: www.cineclubenatal. blogspot. com
E-mail: cineclubenatal@grupos.com. br
Telefones: 9471–3008 / 8805–4666 / 9118–0904 / 9926–7980

2.11.06

Cineclube Natal - CINEMA LIVRE [Novembro]


Lajes recebe a penúltima
sessão do CINEMA LIVRE



(clique no cartaz para ampliar)



A Casa de Cultura Popular de Lages, na região central do estado, recebe neste sábado, dia 18, o projeto Cinema Livre da UFRN. Nesta nova fase do projeto estão sendo exibidos curtas de animação e o longa Narradores de Javé, de Eliane Caffé. A sessão de filmes começa a partir das 18h e ao final da exibição haverá discussão do que foi exibido.

Além da opção de levar o Cinema Livre para cidades do interior do RN, Lages foi escolhida por ter uma das Casas de Cultura Popular mais bem estruturada do estado. As últimas sessões desse projeto de professores e alunos dos Departamentos de Comunicação e Educação da UFRN foram realizadas em praça pública em Macaíba, Pipa, Parnamirim e São Gonçalo.

O filme principal, Narradores de Javé, foi lançado em 2003 e premiado no festival do Recife naquele ano. A história do povo de Javé, cidade fictícia do interior da Bahia, que está prestes a ser inundada pelas águas de uma represa, também recebeu prêmios em várias amostras de cinema da Europa. Além de Narradores de Javé, serão exibidos curtas pernambucanos, paulistas e vencedores do Festival Anima Mundi, todos produzidos de forma independente.

O Cinema Livre é um projeto de Extensão da UFRN financiado pela FUNPEC, pelas bases de pesquisa Gemini, do Depto. de Comunicação, Nudict, do Museu Câmara Cascudo e Combase e do Depto. de Educação. Conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN e do Cineclube Natal. A idéia do projeto é levar sessões de filmes para localidades que não tenham acesso a salas de projeção. Desde julho, o projeto realiza uma sessão mensal por mês em comunidades da Grande Natal e do interior. Nas sessões, o grupo tem conseguido socializar e difundir filmes nacionais desconhecidos do grande público.

Cinema Livre em Lages
Sábado, dia 18.
Casa de Cultura Popular
Entrada franca

[FICHA TÉCNICA: "NARRADORES DE JAVÉ"]
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2003
Estúdio: Bananeira Filmes / Gullane Filmes / Laterit Productions
Distribuição: Riofilme
Direção: Eliane Caffé
Roteiro: Luiz Alberto de Abreu e Eliane Caffé
Produção: Vânia Catani
Música: DJ Dolores e Orquestra Santa Massa
Fotografia: Hugo Kovensky
Direção de Arte: Carla Caffé
Edição: Daniel Rezende
Elenco: José Dumont (Antônio Biá) Matheus Nachtergaele, Gero Camilo, Nélson Dantas, Rui Resende, Nélson Xavier, Luci Pereira, Jorge Humberto e Santos.