30.11.11

Mostra "Ética e Estética no Cinema de Walter Salles"


Começou ontem a Mostra “Ética e Estética no Cinema de Walter Salles” com exibição de três obras dirigidas pelo consagrado cineasta brasileiro Walter Salles: o curta "Loin du 16eme (Paris Jet'Aime)", o documentário "Krajcberg: O Poeta dos Vestígios" e o longa "Terra Estrangeira".

A Mostra propõe fazer uma retrospectiva  de sua obra cinematográfica aliada a uma reflexão a cerca de suas criações. A discussão toma por base a pesquisa “A Dimensão Ética do Cinema de Walter Salles: hospitalidade, religação e perdão”, dissertação de mestrado produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, sob orientação do Prof. Dr. Alexsandro Galeno.

A programação conta ainda com "Abril Despeçado" e "Central do Brasil", filmes que fizeram Walter Salles ser reconhecido e premiado internacionalmente, e com curtas pouco conhecidos pelo grande público.

 O evento que vai até 2 de dezembro, ocorre na Casa da Ribeira (Sala Cosern de Teatro) , integrando o edital “Cena Aberta”. Organizado pela pesquisadora Bruna Hetzel (mestre em ciências sociais pela UFRN), conta com a parceria do Cineclube Natal, apoio da Coordenação do curso de Cinema da UNP e com o respaldo da ANCINE e VideoFilmes.

A Mostra tem início sempre às 18h e a entrada custa R$ 3. A Casa da Ribeira fica na rua Frei Miguelinho, nº 52, Ribeira.


Programação:

30.11
Adão ou Somos Todos Filhos da Terra (1999)  - 8 min
O Primeiro Dia (1999) - 76 min

01.12
Socorro Nobre (1995) - 23 min
Central do Brasil (1998) 112 min


02.12
Uma Pequena Mensagem do Brasil  (2002) - 6 min
Abril Despedaçado (2002) - 105 min