13.9.06

Cineclube Natal - Café e Debate: "Expressionismo: o passado do futuro"

Café com sabor
de expressionismo


(clique no cartaz para ampliar)

18h30. Esse é o horário para você conhecer um pouco mais sobre a história do cinema. Nesta sexta-feira, dia 15, o Cineclube Natal em parceria com livraria Paulus promovem mais uma edição do Projeto Café e Debate. Desta vez os amantes da sétima arte terão a oportunidade de assistir a palestra Expressionismo: o passado do futuro, ministrada pelo cineclubista Giafranco Marchi. A apresentação será no auditório da Livraria Paulus (rua Coronel Cascudo, 333 , Cidade Alta). O acesso é gratuito, mas as vagas são limitadas. Por isso é preciso confirmar presença através do e-mail natal@paulus.com.br, na própria livraria ou pelo telefone 3211-7514 / 3211 – 2557.

Para entender melhor a história do cinema é preciso antes de tudo conhecer as fontes que influenciaram a linguagem da sétima arte. Certamente o movimento expressionista figura como uma das mais importantes e instigantes fontes inspiradoras. Na palestra desta sexta-feira Giafranco irá abordar a origem e os aspectos revolucionários e "futuristas" do movimento, conceitos estéticos e temáticos, ligações com a primeira e segunda guerra mundial e influências expressionistas em diretores atuais como Tim Burton, David Fincher, Jean-Pierre Jeunet, David Lynch e outros cineastas. O cinema noir, o cinema de horror, o surrealismo e outros estilos cinematográficos, filhos do expressionismo, também serão debatidos durante a apresentação.

O Expressionismo começou no final do século 19. O auge do movimento artístico, no que diz respeito à pintura, à literatura e ao teatro, aconteceu entre 1910 a 1920. Somente ao final desse período e durante a década seguinte (a década de 20) chegou com força ao cinema. Uma corrente cinematográfica extremamente visual, com seus ângulos de câmera inusitados (para a época), jogo marcante de sombras e cenários elaborados. O homem retratado pelo cinema expressionista é constantemente assolado de um horror interior que se manifesta no ambiente físico que ele ocupa. A desorientação, o desespero e o pessimismo deram à estética expressionista uma marca inigualável. São dessa época “Metropolis” (Fritz Lang, 1926), “Nosferatu” ( F. W. Murnau, 1922), “O Gabinete do Dr. Caligari” (Robet Wine, 1920) e muitos outros clássicos da sétima arte.

CONTATOS:
Cineclube Natal
E-mail: cineclubenatal@grupos.com.br
Telefones: 9471 – 3008 / 8805 – 4666 / 9926 – 7980

Livraria Paulus -
Rua Coronel Cascudo, 333 , Cidade Alta.

Telefones: 3211-7514 / 3211 – 2557.
E-mail: natal@paulus.com.br

Nenhum comentário: