31.7.07

Arrivederci, Maestro.

Michelangelo Antonioni



O diretor de cinema italiano Michelangelo Antonioni morreu na noite desta segunda-feira (30), aos 94 anos. Segundo a agência Ansa, ele estava na sua casa, em Roma, junto a sua mulher, Enrica Fico.




O corpo do diretor italiano será velado amanhã na Prefeitura de Roma. Depois, os restos mortais serão levados para a sua cidade natal, Ferrara, no norte da Itália.

“Com Antonioni desaparece não só um dos nossos maiores diretores, mas também um mestre do cinema moderno. Graças a ele chegaram à grande tela as problemáticas mais duras do mundo contemporâneo, como a falta de comunicação e a angústia”, comentou o prefeito de Roma, Walter Veltroni.



Antonioni despontou na cinematografia italiana com uma forma original de fazer filmes com “Crimes da alma” (“Cronaca di un amore”, 1950) e, em 1960 rodou “A aventura”, que receberia o Prêmio da Crítica do Festival de Cannes. Entre suas “musas”, se destaca Monica Vitti, estrela de “A Aventura”, “A noite” (1960) e “O Eclipse” (1962). Em seguida vieram “O dilema de uma vida” (“Deserto rosso”, 1964) e, em seu período americano, “Depois daquele beijo” (“Blow-up”, 1966), “Zabriskie point” (1970) e “Profissão: repórter” (1974). Outra obra de Antonioni foi “Além das nuvens” (“Al di là delle nuvole”, 1995), realizada com o alemão Wim Wenders. O filme se baseia num livro do cineasta italiano.

Com “Blow Up”, seu primeiro filme em inglês, o cineasta recebeu a indicação para o Oscar de melhor diretor. Mas só recebeu a estatueta dourada em 1995, num prêmio por toda a sua carreira (Fonte: http://www.globo.com/).


"Minha contribuição para a formação de uma nova linguagem cinematográfica é uma questão para os críticos decidirem. E não os críticos de hoje, mas sim os de amanhã, se o cinema durar como arte e os meus filmes resistirem ao desgaste do tempo."
Michelangelo Antonioni, 1965


E Antonioni parte para sua última aventura...

Nenhum comentário: