9.7.09

Cineclube Natal - 164ª sessão: O Jovem Frankenstein


Um Monstro da Comédia

"Das mais escuras trevas, uma súbita luz brilhou sobre mim. Tão brilhante e maravilhosa e ainda assim, tão simples. Trocar os pólos do positivo para o negativo e do negativo para o positivo. Eu acabo de descobrir o segredo de dar a vida. Não, é muito mais. Eu me tornei capaz de dar vida à qualquer matéria morta." - Barão Victor Frankenstein

Neste domingo, dia 12 de julho de 2009, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular exibirá o hilariante O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein, 1974), do comediante Mel Brooks, na sessão Cine Vanguarda. A sessão começa às 17:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). A classificação etária é livre.


O famoso comediante Mel Brooks sempre gostou de satirizar o cinema fantástico em filmes divertidos como "S.O.S. - Tem Um Louco Solto no Espaço" (Spaceballs, 1987), uma paródia de ficção científica (principalmente à série "Star Wars"), ou "Drácula, Morto Mas Feliz" (Dracula: Dead and Loving It, 1995), uma gozação aos filmes de vampiro. Mas, inegavelmente, sua grande obra-prima foi produzida bem antes, em 1974, com O Jovem Frankenstein (Young Frankenstein), fotografado em preto e branco numa grande e muito honrada homenagem aos filmes de horror antigos dos anos 30 do estúdio "Universal", especialmente os clássicos "Frankenstein" (1931) e "A Noiva de Frankenstein" (1935), inspirados no famoso livro de Mary Wollstonecraft Shelley.

O tributo monstruosamente maluco de Mel Brooks ao clássico de Mary Shelley é a maior sátira de todos os filmes sobre Frankenstein já produzidos. Chamado ao castelo de seu finado avô na Transilvania, o jovem Dr. Frankenstein (Gene Wilder, de "Cegos, Surdos e Loucos" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate") logo descobre um manual descrevendo passo a passo como trazer um cadáver de volta à vida. Auxiliado pelo corcunda Igor (Marty Feldman, de "O Irmão Mais Esperto de Sherlock Holmes") e pela curvilínea Inga (Teri Garr), ele cria um monstro (o grande Peter Boyle) que só deseja ser amado. Cloris Leachman, Madeline Kahn, Kenneth Mars e Gene Hackman co-estrelam esta inspirada visão da loucura do doutor.

O Jovem Frankenstein foi filmado em preto e branco com a intenção acertada de reconstruir aquele clima típico das produções antigas da "Universal", em especial os preciosos filmes da década de 30. E o diretor Mel Brooks conseguiu com êxito o objetivo, pois sua obra é uma grande homenagem com inteligência e muito bom humor aos primeiros anos do cinema de horror falado, sobretudo os filmes inspirados na clássica história "Frankenstein", escrita em 1818 por Mary Shelley e dirigido, em sua primeira encarnação, pelo magistral James Whale.

Nesse aspecto, o filme é recheado de grandes referências aos filmes do gênero. Os cenários, principalmente o imponente castelo, são recriações muito próximas dos originais utilizados nos filmes da "Universal", sendo que inclusive os instrumentos e todo o maquinário elétrico e equipamentos do laboratório do Dr. Frederick Frankenstein são exatamente os mesmos criados por Kenneth Strickfaden para os clássicos originais (com um agradecimento especial nos créditos de abertura). A cena onde o monstro está carregando Elizabeth desacordada à noite por uma sinistra floresta, por exemplo, consiste numa referência e homenagem ao clássico "O Monstro da Lagoa Negra" (1954), de Jack Arnold, que tem uma sequência similar envolvendo o monstro do título e a bela Kay, a mocinha interpretada por Julie Adams.

Para aqueles que gostam de comentar que o Cineclube Natal não tem o "costume" de exibir filmes populares, aqui fica o convite. Uma produção popular e de extrema qualidade, que com certeza agradará do inveterado cinéfilo àquele que está procurando apenas uma diversão descompromissada. Todos estão convidados.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de O Jovem Frankenstein:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 12 de julho
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "O JOVEM FRANKENSTEIN"]
Título original: Young Frankestein
País: Estados Unidos
Ano: 1974
Duração: 106 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: inglês, alemão
Gênero: comédia
Estúdio: 20th Century Fox, Gruskoff/Venture Films, Crossbow Production, Jouer Limited
Roteiro: Mary Shelley (romance), Gene Wilder, Mel Brooks
Direção: Mel Brooks
Produção: Michael Gruskoff
Fotografia: Gerald Hirschfeld
Música: John Morris
Cenário: Robert De Vestel
Figurino: Dorothy Jeakins
Edição: John C. Howard
Desenho de Produção: Dale Hennesy
Elenco: Gene Wilder, Cloris Leachman, Peter Boyle, Teri Garr, Marty Feldman, Madeline Kahn, Kenneth Mars

Principais premiações: Hugo de Melhor Filme Dramático; indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som, ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Musical/Comédia (Cloris Leachman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Madeline Kahn).



Nenhum comentário: