5.5.10

Cineclube Natal - 189ª sessão: A Espinha do Diabo


Fantasmas assombram as telas
do Nalva Melo Café Salão


"O que é um fantasma? Um terrível evento obrigado a repetir-se eternamente? Um instante de dor, talvez. Algo morto, que por um instante ainda parece vivo. Uma emoção congelada no tempo"

Nesta sexta-feira, dia 07 de maio de 2010, o Cineclube natal apresentará em parceria com o Nalva Melo Salão Café o filme A Espinha do Diabo, inaugurando o tema do mês de maio, intitulado "Terror: o masoquismo de sofrer", dedicado, obviamente, aos filmes do gênero. A sessão começa às 20:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). A censura é dezesseis anos.



Aos 12 anos de idade, durante a Guerra Civil Espanhola, Carlos (Fernando Tielve) é abandonado no decadente orfanato de Santa Lúcia, que é dirigido pela deficiente e amargurada Carmen (Marisa Paredes) e pelo misterioso professor Casares (Federico Luppi). Além de ser recebido com hostilidade e violência pelas outras crianças e pelo cruel funcionário Jacinto (Eduardo Noriega), as escuras dependências da nova casa representam horror e mistério para o garoto. Até que ele recebe a visita do fantasma de Santi (Junio Valverde), um menino que foi brutalmente assassinado na instituição que implora alívio para seu tormento e, mais tarde, alerta para a iminência de uma desgraça. Por fim, o espírito pede a Carlos que execute uma terrível vingança.

Guillermo del Toro roteiriza e dirige - a produção ficou a cargo de ninguém menos que Pedro Almodóvar - este filme cuja temática supernatural mais uma vez evoca as experiências infantis tão presentes na obra do diretor, que encontrariam seu ápice no fantástico "O Labirinto do Fauno". Novamente temos a história de uma criança órfã em plena guerra civil espanhola que, ao chegar num lugar hostil, precisa enfrentar o medo e o desconhecido, descobrindo no processo segredos e culpas passadas dos personagens. Filme de muito boa condução, mostrando que o cinema latino consegue fazer bons filmes sem apelar para efeitos especiais mirabolantes, nem exageros temáticos associados ao tema do terror. Vale a pena conferir um dos primeiros trabalhos de um diretor original que abocanhou, inclusive, a direção do vindouro "O Hobbit".

Assista aqui ao trailer de A Espinha do Diabo:



Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "A ESPINHA DO DIABO"]
Título original: El espinazo del diablo
País: Espanha, México
Ano: 2001
Duração: 108 minutos
Cor: colorido
Idioma: espanhol
Gênero: horror, fantasia
Estúdio: El Deseo S.A., Tequila Gang, Anhelo Producciones, Sogepaq, Canal+ España, Good Machine
Roteiro: Guillermo del Toro, Antonio Trashorras, David Muñoz
Direção: Guillermo del Toro
Produção: Agustín Almodóvar, Pedro Almodóvar, Rosa Bosch, Bertha Navarro, Michel Ruben, Guillermo del Toro
Fotografia: Guillermo Navarro
Música: Javier Navarrete
Direção de Arte: César Macarrón
Figurino: José Vico
Edição: Luis de la Madrid
Elenco: Eduardo Noriega, Marisa Paredes, Federico Luppi, Fernando Tielve, Íñigo Garcés, Irene Visedo, José Manuel Lorenzo, Paco Maestre, Junio Valverde, Berta Ojea, Adrián Lamana, Daniel Esparza, Miguel Ortiz, Juan Carlos Vellido, Javier González Madrigal

Principais premiações: Grande Prêmio de Filme Europeu de Fantasia em Prata no Amsterdam Fantastic Film Festival; Indicado ao Prêmio Saturno pela Academia de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos Estado Unidos; Indicado aos Goya de Melhor Efeitos Especiais e Melhor Figurino

cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


Nenhum comentário: