Cineclube Natal
apoia mostra sobre
o universo feminino
O Cine Feminista surgiu em meio ao entusiasmo das ativistas organizadoras do Festival Vulva la Vida, ocorrido em janeiro deste ano na capital baiana. A idéia do grupo consiste na realização de uma mostra de filmes que tematizem/problematizem a constituição do universo feminino e do movimento feminista, assim como suas representações na sociedade atual.
Apostando no cinema como linguagem provocadora e na ética do “faça você mesm@”, a mostra acontece de modo simultâneo em várias capitais do país, e é localmente representada pelo coletivo Wen-Do Natal, com o apoio da Associação Cultural Cineclube Natal e do Nalva Café Salão.
A escolha dos filmes foi permeada pela orientação do grupo, que longe de se focar nos limites da identidade, almeja abraçar a diversidade e a igualdade de direitos. Os títulos abrangem assim, um rico percurso espaço-temporal, reunindo realidades culturais, éticas e estéticas distintas, mas que têm em comum a difícil luta pela emancipação da mulher, como ponto essencial da busca pela liberdade.
Em Natal, a Mostra Feminista acontece no período de 16 a 18 de março de 2011, sempre às 19hs no Nalva Café Salão (Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira).
PROGRAMAÇÃO
Dia 16/03
-“Moolaadé”, produzido no Senegal, discute a prática nativa da circuncisão feminina. A história gira em torno de seis jovens que escapam da tradicional cerimônia africana. Duas delas vão para a cidade, enquanto outras quatro são protegidas pela esposa de um chefe da tribo.
Roteiro e Direção: Ousmane Sembene/ Origem: Senegal, França, Burkina Faso, Camarões, Marrocos e Tunísia/ Duração: 119 min / Idioma: Bambara/Francês / Ano: 2004/ Classificação Indicativa: 10 ANOS
Dia 17/03
-“Itty Bitty Titty Committee” (Turminha das Sapinhas de Tetinhas Pequeninas), aborda um tema bastante raro nos filmes lésbicos, o ativismo político. Mostrando o despertar da personagem Anna (Melonie Diaz) para a realidade a seu redor, a partir de sua experiência como integrante de um grupo radical feminista, chamado C.(I).A. ou Clits In Action. Os conflitos de relacionamento e as ações políticas do grupo são mostrados com muito humor e música punk como pano de fundo. Diretora: Jamie Babbit / Duração: 86 minutos / Ano: 2007 / Gênero: Comédia/Drama/Romance/ Classificação Indicativa: 16 ANOS Dia 18/03 - “Libertárias”, narra a história de seis mulheres de origens e classes sociais diferentes que se organizam em um grupo de anarquistas para lutar, de igual para igual com os homens, contra as tropas nacionais. Uma freira que descobre a solidariedade fora da fé, prostitutas, operárias e donas de casa unidas para defender seus ideais políticos e, ao mesmo tempo, fazer entender a seus companheiros as mudanças ideológicas e sociais pelas que também almejam conquistar. Diretor: Vicente Aranda / Duração: 121 minutos / Ano: 1996 / País de Origem: Espanha, Itália, Bélgica/ Classificação Indicativa: 16 ANOS Saiba mais sobre o Festival Vulva La Vida:
http://festivalvulvalavida.wordpress.com/
2 comentários:
Não seria possível divulgar quais exatamente serão os filmes da mostra?
Considerando a relevância do tema, que tal fazer mais exibições em outros horários (começando às 20h, p. ex.) para que todos os interessados possam comparecer?
Postar um comentário