Atenção!
Nesta terça-feira, 27 de Setembro de 2005, o Cineclube Natal estará no Cinema Severiano Ribeiro, de luto pela "morte" da Sessão de Arte - a única que figurava no circuito comercial da nossa cidade.
Realizaremos um manifesto pacífico mostrando a nossa posição diante do atual cenário de salas exibidoras de Natal.
*As salas do Grupos Severiano Ribeiro se localizam no Natal Shopping. O último filme de arte a ser exibido antes do fechamento das salas, no dia 2 de Outubro, será a produção A Janela da Frente.
Leia aqui o texto escrito pelo sócio Giovanni Rodrigues:
O Cineclube Natal, entidade sem fins lucrativos, em funcionamento desde maio deste ano, voltada para a apreciação, estudo e difusão do cinema, vem juntar-se a todos os apreciadores do cinema livre e independente dos grandes interesses dominantes no mercado cinematográfico mundial e nacional, o cinema comprometido com a reflexão sobre o homem e os dilemas do nosso tempo, para lamentar a extinção da Sessão de Arte do Cine Natal que, malgrado todas as suas limitações, era ainda um espaço onde se podia tomar contato com parte da melhor produção cinematográfica mundial.
Tal situação se deve, entre outros fatores, ao modelo extremamente concentrador do mercado exibidor do país que, ao emergir da grande crise que levou ao fechamento de mais de três mil salas de cinema no território nacional, nos anos 1980, retorna em um sistema de grandes redes exibidoras com grupos de salas concentrados em espaços inacessíveis para a grande maioria da população, os "shopping centers". Foi o fim do cinema de rua, de bairro, próximo do cidadão.
Essas grandes redes não têm interesse que não seja o lucro, mas o mais grave é que, por serem cadeias fechadas e programadas em bloco, raros espaços deixam para qualquer produção fora do estrito padrão caça-níqueis, tornando o espaço exibidor cinematográfico intelectualmente irrespirável.
Como resposta a esta situação, ressurge no Brasil, ainda que lutando com dificuldades, nesta era neoliberal já em desencanto, um cineclubismo promissor, que já começa a se reorganizar como movimento. O nosso Cineclube Natal, muito jovem ainda, mas com muita garra para lutar por novos espaços para a fruição e debate do bom cinema - crítico, independente, inovador, revolucionário - após um ciclo de sessões muito bem sucedidas, seguidas de proveitosos e instigantes debates, luta hoje por um espaço para dar prosseguimento às suas atividades.
É com garra, paixão e muito prazer que damos vida a esta idéia, que nos associamos no Cineclube, porque sabemos que fazemos muito por nós mesmos e pela sociedade, e por uma cultura livre, oxigenada e transformadora. E pelo prazer de viver a magia do cinema, mas numa perspectiva humanizadora, libertadora, não alienada.
Por isto, convidamos a todos os "órfãos" desta Sessão de Arte a não se deixarem tomar pelo isolamento e pelo desânimo; a se juntarem a nós na consolidação e fortalecimento do nosso Cineclube Natal, na realização de muitas, muitas sessões, e muitos debates, realizando assim o nosso anseio de comungar com os povos, os criadores e os sonhadores do mundo, desta força - feita de idéias e emoções e imagens - força criadora e transformadora, que é a arte universal do cinema.
Entre em contato conosco, peça sua inscrição na nossa lista virtual e associe-se ao Cineclube Natal.
cineclubenatal@grupos.com.br
Nos dias 11, 12 e 13 o Cineclube Natal realizará um ciclo de palestras sobre Cinema Brasileiro e Cineclubismo, aguarde divulgação de local e hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário