29.10.07

Sessão Goiamum Audiovisual: Boi de Prata


Boi de Prata genuinamente potiguar

Dentro do Goiamum Audiovisual, o Cineclube Natal exibirá nesta terça-feira, dia 30 de Outubro na Fundação Capitania das Artes, o filme Boi de Prata do diretor potiguar Augusto Ribeiro Júnior. Boi de Prata é considerado a primeira produção genuinamente potiguar, sendo praticamente todo o elenco do filme natural do Rio Grande do Norte, tendo inclusive a música de Mirabô Dantas. Essa sessão especial terá início às 18:30 e será seguida de uma mesa de debate.

Em Caicó, um filho de agricultor descobre uma mina de xelita e ao procurar explorar a terra valiosa, encontra resistência no dono, um poeta. No meio da trama, o filme fala de magia da terra, de poesia de cordel e dos mitos do interior do estado, sendo um dos principais, o catimbó. Boi de Prata se estrutura em três planos, o real, o onírico e o político-social presente na terra.

Boi de Prata foi filmado em Caicó, Natal e Rio de Janeiro, no ano de 78, mas lançado em 80. O filme é considerado uma das obras primas do cinema brasileiro, com a participação da atriz conhecida internacionalmente, Luiza Maranhão. Walter Carvalho, o principal diretor de fotografia brasileiro, fez na fotografia desse filme seu primeiro trabalho com ficção. O filme Boi de Prata está guardado no espólio da empresa Embrafilmes e no acervo da Ancine.

Sessão especial no Goiamum Audivisual
Terça-feira, 30 de Outubro
Fundação Capitania das Artes
(Av. Câmara Cascudo, 434, Cidade Alta)
18:30h
Entrada Franca
Classificação indicativa: livre

[FICHA TÉCNICA: "BOI DE PRATA"]
Ano: 1980, BRA
Censura: Livre
Gênero: Aventura
Direção: Augusto Ribeiro Jr.
Roteiro: Augusto Ribeiro Jr.
Montagem Severino Dada
Assistência: Jussara Queiroz

cinelubenatal@grupos.com.br
http://www.cineclubenatal.blogspot.com/
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
88054666 / 94048765 / 9406-8177

Nenhum comentário: