11.1.08

Cineclube Natal - 108ª exibição: O Decálogo - partes VII e VIII


O Decálogo traz os VII e VIII
mandamentos para a telona

Dando continuidade à exibição da série O Decálogo do diretor polonês Krysztof Kieslowski, o Cineclube Natal, em parceria com a Livraria Paulus exibirá, a partir de sábado, dia 12 de janeiro, as suas partes VII e VIII. A série completa do cineasta polonês reúne dez episódios inspirados nos mandamentos bíblicos do Velho Testamento.

A sétima parte de O Decálogo - Não Furtarás, fala sobre um segredo entre avó, mãe e filha que envolve um conflito familiar ainda maior. O oitavo episódio, "Não Levantarás Falso Testemunho”, relata o debate em sala sobre esse assunto, onde a professora de Ética se negara acolher a aluna na época de guerra pois prestar falso testemunho ia contra seus ideais religiosos. E essas histórias são contadas em meio às dificuldades da vida polonesa e à falta de referência dos grandes ideais do mundo contemporâneo, que incluem Deus e religião.

O Decálogo são dez médias metragens de uma hora cada, que formam, ao final, o longa temático de dez horas. Todas as estórias se passam num opressor condomínio de Varsóvia, sendo seus moradores os cativantes e inesquecíveis personagens. As parábolas contemporâneas traduzem os Dez Mandamentos ao mundo de hoje, em elencos diferentes unidos por duas características comuns: os personagens centrais vivem no mesmo opressivo conjunto habitacional em Varsóvia e um mesmo e estranho personagem, que sempre observa, sem nunca julgar nem interferir e está presente em todo O Decálogo.

Embora os filmes sejam baseados nos Dez Mandamentos, eles não são simplesmente contos morais e ilustrativos. Kieslowski e seu co-escritor, Krzysztof Piesiewicz, criaram meditações que se conectam com os mandamentos tanto no nível intelectual quanto emocional. Um ótimo exemplo é o primeiro filme, no qual um pai e seu filho usam um computador para criar estatísticas aplicáveis ao dia a dia. Questionar a tecnologia como um "falso Deus" não é uma novidade, mas nas mãos de Kieslowski, essa idéia se expande e preenche não só a mente, mas também o coração.

Kieslowski morreu muito cedo, mas deixou para trás um punhado de realizações que o coloca entre os maiores diretores do século vinte. Os filmes da
"Trilogia das Cores" e "A Dupla Vida de Veronique" - seus filmes mais célebres - seriam suficientes para assegurar sua reputação, mas é este filme, ou dez filmes, se preferir, que realmente o eleva à categoria de mestre da sétima arte.

O público natalense terá uma oportunidade única de conferir essa grande obra. Os próximos e últimos dois médias-metragens, IX- Não Desejarás a Mulher do Próximo e X- Não Cobiçarás As Coisas Alheias, que restam passarão em fevereiro, formando uma sessão única de duas horas, sempre às 10 horas da manhã no primeiro sábado do mês.

Sessão Livraria Paulus
Sábado, 12 de Janeiro

10h
Livraria Paulus
(Rua. Coronel Cascudo, 333, Cidade Alta)
Informações: 3211-7514
Entrada franca

cineclubenatal@grupos.com.br
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
comunidade Cineclube Natal no Orkut
9406 – 8177 / 8805 - 4666 / 9404 – 8765


Um comentário:

Capitão-Mor disse...

Parabéns pelo vosso espaço!