6.2.08

Cineclube Natal - 109ª Exibição: O Bandido da Luz Vermelha


O Bandido que mostra

o caos da modernização no Brasil


O Carnaval acabou e, com ele, o recesso do Cineclube Natal. E para curar a ressaca, o Cineclube Natal, em parceria com Nalva Melo Café Salão, exibirá na sua primeira sessão do ano: O Bandido da Luz Vermelha, filme de Rogério Sganzerla.


Um dos filmes mais importantes da cinematografia brasileira, no qual Sganzerla pôs em cena um anti-herói, o misterioso assaltante de residências luxuosas em São Paulo, como forma de retratar o caos produzido pela modernização conservadora do país, numa época em que os protagonistas mais comuns eram os camponeses, operários e intelectuais do Cinema Novo. A sessão Cine Café iniciará às 20 horas, com os ingressos a dois reais, mas os sócios do Cineclube e os filiados à Adurn não pagam.


Baseado na história do bandido que portava uma luz vermelha e que mantinha longas conversas com suas vítimas, o filme denota uma familiaridade muito grande com a história contada, pois a narração é feita à maneira dos programas policiais de rádio. O roteiro é outro elemento que ajuda nessa característica ao mostrar detalhes dos "anos de aprendizagem" do Bandido, na apresentação do delegado Cabeção e nas exatas palavras do casal de locutores que comentam os acontecimentos da cidade em que é transformada São Paulo no filme.

O filme marca a transição entre o Cinema Novo e o Cinema Marginal, possuindo, portanto, características dos dois momentos do cinema nacional. A forma narrativa de O Bandido da Luz Vermelha difere das alegorias presente no Cinema Novo e mostra o Brasil com o seu universo político por uma visão global do social. Não é a toa que o filme venceu no Festival de Brasília nas categorias de melhor figurino, melhor diretor, melhor montagem e melhor filme.


Rogério Sganzerla pôs em toda a sua obra uma força criadora e viva, que se desloca visivelmente das idéias tradicionais e secas de grande parte do cinema contemporâneo, atual ou não. Na sua carreira criou novas relações de linguagem com uma nova forma de olhar para a tela. E dentro deste campo que se insere O Bandido da Luz Vermelha. Sganzerla faleceu em 2004 sem realizar seu sonho: refilmar seu clássico com o ator Alexandre Borges no elenco. "Agora seria em cores, menos intelectualizado, mais pop, mais gibi, e com atores globais no elenco. O Alexandre Borges seria perfeito para fazer o bandido" disse em entrevista em 1998 ao jornal O Globo.


A sessão desta sexta-feira faz parte do ciclo temático O Filme Cult, divido nas sessões do Cine Café e na II Semana do Filme Cult, a acontecer no Teatro de Cultura Popular, entre 18 e 24 de fevereiro. Para mais informações, clique aqui.


Sexta-feira, 08 de Fevereiro
20h
Classificação indicativa: 16 anos
Ingresso: R$2,00 (no local)
Informações: 3212-1655
Nalva Melo Café Salão
Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira


[FICHA TÉCNICA – O BANDIDO DA LUZ VERMELHA]
Título Original: O Bandido da Luz Vermelha
Gênero: Drama
Origem/ Ano: BRA/ 1968
Duração: 92 min
Direção: Rogério Sganzerla
Elenco: Paulo Villaça – Bandido da Luz Vermelha, Helena Ignês –
Janete Jane, Luiz Linhares – Delegado Cabeção.



Nenhum comentário: