14.2.08

Cineclube Natal - II Semana de Filmes Cult do Cineclube Natal


II Semana de Filmes Cult
do Cineclube Natal

Originais em seus roteiros, nos seus detalhes, ou até mesmo em suas músicas, os filmes denominados "Cult" não foram criados para agradar a todos, mas pra fascinar os que se interessam por eles. Foi preocupado com os amantes desses filmes que o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular, realizará na semana de 18 a 24 de Fevereiro a II Semana do Filme Cult. Ao todo serão exibidos sete filmes do estilo "Cult", cada um com sua peculiaridade. As sessões iniciarão todos os dias às 19 horas com ingressos custando apenas R$ 2,00, lembrando que sócios e filiados da ADURN não pagam.


A semana iniciará na segunda-feira com o filme Um Passe de Mágica, do diretor Richard Attenborough. De 1978, o filme apresenta a intrigante história com Anthony Hopkins no papel de um ventríloquo que se esconde por trás da forte personalidade de seu boneco "Fats". Um Passe de Mágica foi o ganhador do prêmio "Edgar Allan Poe" de melhor filme em 1978.


Na terça será apresentado Zaroff, O Caçador de Vidas, de Irving Piche. O filme de 1932 conta a história de um caçador, interpretado por Joel McCrea, que ao naufragar numa remota ilha do Pacífico, conhece o excêntrico Conde Zaroff, um milionário russo, outro caçador que tem preferência por um animal muito especial: o homem. Logo o caçador se transforma na caça, restando ao caçador saber se vai sobreviver na ilha. O filme é considerado umas das aventuras máximas da década de 30.


A quarta-feira traz o erótico Contos Imorais, de Walerian Borowczyk. Dividido em quatro episódios, a produção de 1974 mostra quatro séculos de erotismo, representado nos perfis de quatro mulheres que viveram suas fantasias sexuais ao limite. As cenas fortes de Contos Imorais causaram polêmicas à época de seu lançamento.


Na quinta-feira, exibiremos a amarga tragédia da juventude, Maladolescenza, do italiano Pier Giuseppe. É uma das obras da explosão erótica dos anos 70, indispensável nas estantes dos colecionadores. O filme tem a presença iluminada de Eva Ionesco aos 12 anos de idade e ficou marginalizada ao restrito circuito europeu das antiguidades cinematográficas.


O surrealismo de A Montanha Sagrada, do mestre cult Alejandro Jorodowsky, tem sua vez na sexta-feira. O impressionante filme conta a história de um homem conhecido pelo nome de "Ladrão", que ao vagar pelas ruas do México, é crucificado e apedrejado por um grupo de crianças. Daí ele começa uma saga, auxiliado por um poderoso alquimista em busca da chamada "Montanha Sagrada". Uma pérola do gênero.


No sábado, o clássico A Tortura do Medo, de Michael Powell. Este belo exemplar do gênero mostra um fotógrafo obcecado por registrar o medo no rosto das pessoas. Para satisfazer seu desejo, comete crimes e filma a reação de suas vítimas, na hora de suas mortes. O filme revoluciona, pois consolida a utilização do voyeurismo em grades obras do cinema como "Vertigo", de Hitchcock. Rechaçado na época de seu lançamento, hoje entra na lista de "melhores filmes" de vários críticos, dentre eles o americano Roger Ebert.


E para finalizar a semana especial, será exibido um autêntico exemplar brasileiro do gênero: o cult baiano Meteorango Kid - O Herói Intergaláctico, de André Luiz Oliveira. O filme funciona como um verdadeiro protesto à linha-dura do Regime Militar que tomava conta do Brasil em 1969, bem como à "mesmice" do Cinema Novo. Apesar de elementos que o levariam ao esquecimento, Meteorango Kid permanece como um "clássico marginal".


A II Semana do Filme Cult é a continuação de uma parceria de sucesso entre o Cineclube Natal, o jornalista Rodrigo Hammer e o Teatro de Cultura Popular. A primeira edição da Semana foi realizada em janeiro de 2007 com a escalação de 5 títulos por Rodrigo e pelo CCN. Agora em 2008, a partir do sério trabalho cultural realizado TCP "Chico Daniel" em conjunto conosco - um namoro que dura a mais de dois anos - foi possível a estender a programação para mais dois dias, totalizando 7 filmes!


PROMOÇÃO
"O que é CULT para você?"

Pelo o segundo ano consecutivo o Cineclube Natal tenta desvendar o que são esses filmes de alcunha "CULT" montando uma programação de 7 títulos...err...CULTS!

Mas afinal, o que é "CULT" para você?
Trash, Alternativo, Independente, de Arte, ou outra coisa completamente diferente?!

Mande-nos a sua definição e ganhe um par de ingressos para a II Semana do Filme Cult. As respostas devem ter no mínimo duas linhas e serão recebidas até o dia 23.02.08 (domingo próximo) pelos endereços cineclubenatal@grupos.com.br (fórum) ou cineclubenatal@cineclubes.org.br.


II Semana do Filme Cult
Segunda a Dominigo, 18 a 24 de fevereiro, às 19h

dia 18 - Magic, Um Passe de Mágica;
dia 19 - Zaroff, o Caçador de Vidas;
dia 20 - Contos Imorais;
dia 21 - Maladolescenza;
dia 22 - A Montanha Sagrada;
dia 23 - A Tortura do Medo;
dia 24 - Meteorango Kid, o Herói Intergalático.

Classificação indicativa: Verificar no respectivo filme do dia
Ingresso: R$2,00 (no local)
Teatro de Cultura Popular:
Rua Jundiaí, 641, Tirol(ao lado da fundação José Augusto)


cineclubenatal@grupos.com.br
cineclubenatal@cineclubes.org
http://www.cineclubenatal.blogspot.com/
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765



Sessão passada em fotos: "O Inquilino"

Nenhum comentário: