25.2.08

Cineclube Natal - 112ª exibição: A Noite dos Mortos Vivos

Horror na volta dos mortos à vida



Dando fim ao mês de filmes Cults, o Cineclube Natal em parceria com Nalva Melo Café Salão exibirá no dia 29 de fevereiro o filme A Noite dos Mortos Vivos, do diretor americano George Romero. Esse filme, de 68, revolucionou por ter transformado o morto-vivo na principal criatura do horror cinematográfico. Menos de trinta anos depois, na década de 90, ele foi refilmado pelo diretor Tom Savini, com a produção do próprio Romero.

Sem maiores expicações, os mortos levantam de suas covas e saem matando - e comendo -qualquer um em seu caminho. Para fugir dos zumbis canibais, um grupo de sete pessoas se refugiam em uma isolada casa de fazenda, onde vivem uma noite de verdadeiro terror e paranóia. A Noite dos Mortos Vivos fez sucesso suficiente para gerar uma série própria, "Amanhecer dos Mortos" e "Dia dos Mortos", compondo uma trilogia. Décadas depois, com a retomada do gênero com "Extermínio", de Danny Boyle, George Romero voltou a filmar, realizando "Terra dos Mortos". Além dos filmes do próprio Romero, esta obra seminal inspirou todos os outros filmes de zumbi existentes, como a série "O Retorno dos Mortos Vivos", "Zombie, Despertar dos Mortos'"e a prefalada franquia "Extermínio" (sem contar a influência do filme sobre outras mídias, como quadrinos e video-games).

Um dado interessante é que em 1990, devido a questões financeiras, Romero se juntou aos produtores John Russo e Russel Streiner (o ator que faz o irmão da heroína Barbara e morre logo no início do filme de 68) e ao diretor Tom Savini para refazer o clássico. Isso porque os direitos autorais sobre a fita original foram perdidos devido a um erro de registro, sendo que a equipe resolveu refilmar antes que alguém a fizesse. O resultado é tecnicamente bom, mas aquém do original, em termos de ambientação e atmosfera.

O diretor George Romero é um marco nos filmes de terror e é o mais lendário e aclamado realizador de filmes de zumbis. Ele criou a fórmula que é reproduzida até os dias de hoje. Ademais, seus filmes não são meros filmes de terror. Eles encerram uma enorme crítica social. Seu questionamento, em verdade, consiste: e se os mais "fracos" se levantassem e lutassem? Se os "mortos" sociais voltassem à vida? Esta é a verdadeira metáfora do filme e a razão por ser tão assustador.
Veja o Trailer:
[FICHA TÉCNICA - A NOITE DOS MORTOS VIVOS]
Diretor: George Romero
Roteiro: George Romero e Jonh Russo
Ano: 1968
Tempo de duração: 96 minutos
Sexta-feira, 29 de fevereiro
20h
Classificação indicativa: 16 anos
Ingresso: R$2,00 (no local)
Informações: 3212-1655
Nalva Melo Café Salão
Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira

cineclubenatal@grupos.com.br
http://www.cineclubenatal.blogspot.com/
www.fotolog.com/cineclubenatal
comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765

Nenhum comentário: