2.7.08

Cineclube Natal - 129ª exibição: Minha Vida em Cor de Rosa



Noite de tolerância, aceitação e discussão

Nesta sexta-feira, dia 04 de julho, às oito horas da noite, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, apresenta um dos mais belos filmes já produzidos sobre a sexualidade infantil: Ma Vie En Rose - Minha Vida em Cor de Rosa. A estória passa-se na Bélgica, em alguma cidade da parte Wallon (francofônica) não-identificada. Num bairro típico de classe média, careta, com visual bastante kitsch, chega a família Fabre, pai, mãe e suas quatro crianças. A peculiaridade dessa família é que seu filho mais novo, Ludovic, de sete anos, acha que é um menino-menina e que vai se transformar em menina a qualquer momento. A intolerância e a obtusidade da vizinhança faz com que ele sofra preconceito e rejeição.

O argumento do filme é muito feliz em diversos aspectos. O uso de uma criança como protagonista levanta a questão da homossexualidade (neste caso, transexualidade) como condição inata, retirando a conotação de perversão e mostrando que não se trata de uma opção, uma escolha consciente, mas sim uma característica da pessoa, independente da sua vontade. A incorporação do universo lúdico da criança dá leveza ao filme sem lhe tirar a seriedade e, em sua delicadeza, deixa muito mais evidente o absurdo do preconceito. O menino que interpreta Ludovic (Georges Du Fresne) é de uma doçura ímpar que conquista o espectador com seu sorriso e seu olhar verdadeiros.

É um belo filme, que remete até mesmo aos melhores trabalhos de Almodovar. Sua maior virtude está em não cair no melodrama, nem dar um tom maniqueísta à estória. Não existem pessoas nem boas, nem ruins: apenas aquelas que aceitam ou não uma situação de diferença. Não há como fugir de um sentimento de melancolia e até de alguma lágrima escorrida ao vermos uma pessoa inocente e sem maldades sofrer preconceito e discriminação apenas por ser quem ela é, sem fazer mal a ninguém. Um filme especial, no tom certo e que pode até fazer com que as pessoas com um mínimo de sensibilidade repensem alguns de seus preconceitos.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Minha Vida em Cor de Rosa:


Cine Café
Sexta-feira, 04 de julho
20h
Nalva Melo Café Salão
(Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira)
Informações: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação indicativa: 12



[FICHA TÉCNICA: MINHA VIDA EM COR DE ROSA]
Michèle Laroque ... Hanna Fabre
Jean-Philippe Écoffey ... Pierre Fabre
Hélène Vincent ... Élisabeth
Georges Du Fresne ... Ludovic Fabre
Daniel Hanssens ... Albert
Laurence Bibot ... Lisette
Jean-François Gallotte ... Thierry
Caroline Baehr ... Monique
Julien Rivière ... Jérôme
Marie Bunel ... Psychoanalyst
Gregory Diallo ... Thom Fabre
Erik Cazals De Fabel ... Jean Fabre
Cristina Barget ... Zoé Fabre
Gênero: drama
Diretor: Alain Berliner
Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 1997
País de Origem: Bélgica/França/Reino Unido
Idioma do Áudio: francês
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0119590

Onze prêmios e mais cinco indicações em festivais como
BAFTA Awards
César Awards, France
European Film Awards
Film Critics Circle of Australia Awards
Golden Globes, USA
São Paulo International Film Festival
Satellite Awards


8805 - 4666 / 9406 – 8177 / / 9404 – 8765


2 comentários:

Anônimo disse...

muito oportuna a exibição desse filme pois acredito que vamos entrar num período no qual a intolerância em relação aos homosexuais virá à tona aqui em Natal.
o filme é sensível e criativo. vale ver.

mujer ingrata disse...

Um filme sensível, cômico e um pouco non-sense... uma delícia!