24.6.08

Cineclube Natal - 128ª exibição: Kiriku e a Feiticeira



O deslumbre da tradição africana
no Cine Curumim


Neste sábado, 28 de Junho, o Cineclube Natal tem uma programação voltada para as crianças e todos aqueles que gostarem de se divertir com um bom desenho animado, que consegue aliar diversão a conhecimento. É a exibição do filme Kiriku e a Feiticeira, do diretor francês Michel Ocelot, considerado um dos mais belos desenhos animado. A sessão Cine Curumim acontecerá neste sábado, 9:00 horas no Cine Sesc da Av. Rio Branco. O acesso é gratuito.

Com todo o fascínio da tradição africana, a animação francesa Kiriku e Feiticeira celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia, baseada em uma lenda da África Ocidental. Na lenda uma comunidade é subjugada por uma terrível feiticeira, que secou a fonte d’água que abastece a aldeia. Habitante dessa aldeia, Kiriku é um menino do tamanho do joelho de um adulto, astuto e veloz que luta para libertar sua aldeia das mãos da feiticeira.

Kiriku e a Feiticeira é um filme cheio de lições de moral com cunho educativo, pois o corajoso menino aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor. O longa-metragem ganhou vários prêmios na França e em outros países, como o de Melhor Filme, Público Adulto e Infantil, no Festival Internacional de Filmes para Crianças de Chicago 1999 (EUA).

Michel Ocelot é um cineasta de animação com uma sensibilidade espetacular. Antes de dirigir o filme Kiriku e a Feiticeira, o diretor passou vinte anos produzindo curtas-metragens com uma série de televisão. Ao lhe proporem um longa-metragem, Ocelot pensou logo na África, sua casa dos seis e doze anos de idade, quando seus pais foram trabalhar na Guiné. Michel Ocelot consegue em seu filme retratar a África de maneira mais real que outros cineastas, mesmo que de forma fantasiosa. Kiriku e a Feiticeira é talvez o mais belo desenho animado realizado

Cine Curumim
Sábado, 28 de junho
9h00min
Cine SESCAv. Rio Branco, 375, Cidade Alta
Informações: 3212-1655
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

[Ficha técnica – Kiriku e a Feiticeira]
Título original: Kirikou et la Sorcière / Kirikou and the Sorceress
Ano/ País: 1998, França, Bélgica e Luxemburgo
Tempo: 71 min
Censura: Livre
Gênero: Desenho animado
Direção: Michel Ocelot
Roteiro: Michel Ocelot
Produção: Didier Brunner, Paul Thiltges, Jacques Vercruyssen
Música: Youssou N´Dour
Edição: Dominique Lefèvre


8805 - 4666 / 9406 – 8177 / / 9404 – 8765

Nenhum comentário: