29.10.08

Cineclube Natal - 142ª exibição: Pai Patrão


O Conflito de Gerações
na tela do Cine Assembléia


O Cineclube Natal, em parceria com a Assembléia Legislativa, dentro do projeto Cine Assembléia, apresentará nesta quinta-feira, 30 de outubro de 2008, o aclamado filme Pai Patrão (1977), dos irmãos Taviani. A sessão começará às seis horas em ponto no auditório da Assembléia e a entrada é franca, com direito a pipoca grátis.

Sendo o primeiro filme até hoje a ganhar os dois prêmios máximos do Festival de Cannes (a Palma de Ouro de Melhor Filme e o Prêmio da Federação Internacional de Críticos), Pai Patrão é um grande filme italiano. Talvez o trabalho mais conhecido dos irmãos Taviani, diretores dos memoráveis "Bom, Dia Babilônia" e "A Noite de São Lourenço". Este contundente drama mostra a trajetória de Gavino, um menino que é obrigado pelo pai, interpretado por Omero Antonutti, a abandonar os estudos para trabalhar no campo, cuidando das ovelhas na Sardenha, sul da Itália. Todas as suas tentativas de mudar de vida são frustradas pela ignorância e pela violência do patriarca. Com o tempo, o jovem Gavino, interpretado por Fabrizio Forte, descobre sua única saída: estudar. Ter a arma que seu pai não possui: a cultura.

Os diretores irmãos Paolo (58 anos) e Vittorio (60 anos), retratam com brilhantismo a figura primitiva de estranhamento e opressão milenar: a do patriarca, senhor da Vida e da Morte no seio da família, instituição primordial da sociedade humana. No caso, o pai oprime o filho, buscando nele força de trabalho servil na atividade de pastoreio. Por isso, castra todas as possibilidades de desenvolvimento humano de Gavino. O estranhamento é imposto pelo próprio pai, assumindo caráter ancestral, quase-natural, ligado a formas tradicionais de opressão social. Os Irmãos Taviani expõem o conflito entre disposições ancestrais primitivas, quase da Natureza inculta, em plena época da modernidade do capital. É através da reapropiação da cultura que Gavino irá buscar uma saída para seu estranhamento primordial. O pai, como a Natureza, é superado, mas não eliminado, como sugere a cena final. Ele persiste como memória-hábito, no gesto da vigília cadenciada no pasto.

Baseado na autobiografia do escritor Gavino Ledda, falado em dialeto sardo, interpretado por atores amadores e com fotografia de Mario Masini, Pai Patrão foi um dos filmes italianos mais destacados dos anos 70, revelando o grande talento dos irmãos Taviani. No elenco, destacam-se Saverio Marconi, Omero Antonutti, Marcella Michelangeli e Fabrizio Forte, entre outros.


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 30 de outubro
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos


[FICHA TÉCNICA: "PAI PATRÃO"]
Título original: Padre Padrone
País: Itália
Ano: 1977
Duração: 114 minutos
Cor: colorido
Idioma: italiano, sarda, latin
Gênero: drama
Estúdio: Cinema S.r.l, RAI, Cinema 5, Artificial Eye
Roteiro: Paolo Taviani, Vittorio Taviani, de um livro de Gavino Ledda
Direção: Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Produção: Giuliani G. De Negri
Fotografia: Mario Masini
Música: Egisto Macchi
Direção de Arte: Gianni Sbarra
Figurino: Lina Nerli Taviani
Edição: Roberto Perpignani
Elenco: Omero Antonutti, Marcella Michelangeli, Fabrizio Forte, Saverio Marconi

Prêmios: Palma de Ouro e Prêmio da Federação Internacional de Críticos no Festival de Cannes; Indicado ao BAFTA de Melhor Ator Revelação (Saverio Marconi)



cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: