6.11.08

Cineclube Natal - 143ª exibição: Relíquia Macabra



O melhor do "noir"
no Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 07 de novembro, o Cineclube Natal, em parceria com Nalva Melo Salão Café, apresentará o filme Relíquia Macabra (1941), do diretor americano John Huston, considerado um dos maiores filmes "noir" da história do cinema. A sessão começará às 20:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais).

A história gira em torno de um grupo de pessoas que tentam, desesperadamente, colocar as mãos numa estátua coberta de ouro e cheia de jóias preciosas por dentro (o tal "falcão maltês" do título original em inglês). Samuel Space, o personagem de Humphrey Bogart, é um detetive particular que é contratado por uma mulher misteriosa,
envolvida com um homem sinistro. Contando sua história, Samuel logo percebe que a mulher está mentindo e, quando o seu parceiro é assassinado, descobre estar participando de uma complicada trama envolvendo a busca pela relíquia, enquanto diferentes personagens cheios de segredos vão cruzando seu caminho.

Relíquia Macabra (ou Falcão Maltês, como também foi batizado no brasil) consiste, sem dúvida, num grande filme noir. Este estilo de filme é uma manifestação tipicamente americana (se bem que descendente do expressionismo alemão), primariamente associado a enredos policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e antipático. Tendem a utilizar sombras dramáticas, alto contraste, iluminação "low key" e película em preto-e-branco.

Muitos noirs foram filmados em locações reais, durante a noite (sombras de venezianas sobre o rosto de um ator enquanto ele olha através da
janela são um ícone visual no film noir, já tendo se tornado um cliché). Apresentam personagens desesperados num universo desapiedado. Crime, geralmente assassinato, é um elemento que permeia a maioria dos films noirs, geralmente carregados de ciúmes, corrupção e fraqueza moral.

A maioria desses filmes contém certos personagens
arquétipos ("femme-fatales", policiais corruptos, maridos ciumentos, corretores de seguros e bodes expiatórios), locações famosas (Los Angeles, New York e San Francisco), e temática recorrente nos roteiros (tramas de assaltos, histórias de detetives, filmes de gangsters e de julgamentos).

E é exatamente nisso que se traduz Relíquia Macabra. A história já foi praticamente contada acima, mas o que realmente importa comentar é porque esse filme é tão bom. A trama é envolvente e engloba tudo que um filme policial deve ter: diálogos rápidos e cortantes, criminosos impiedosos, reviravoltas, mentiras e personagens misteriosos. Claro que a presença do astro Humphrey Bogart também ajuda, especialmente sob a direção precisa de John Huston, que sempre soube extrair o melhor do ator.

Mesmo depois de mais de 60 anos, o filme ainda chama a atenção com suas surpresas e reviravoltas. Não é à toa que está tão perto do topo da lista de melhores filmes de todos os tempos divulgada pela AFI há alguns anos atrás. Relíquia Macabra é um filme altamente recomendável, sendo uma obra que infulenciou - e ainda o faz - toda uma geração de cineastas (basta assistir "Chinatown" e "Los Angeles - Cidade Proibida" para tirar a prova).

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Relíquia Macabra:


Sessão Cine Café
Sexta, 07 de novembro
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação indicativa: 14 anos


[FICHA TÉCNICA: "RELÍQUIA MACABRA" ou "O FALCÃO MALTÊS"]
Título original: The Maltese Falcon
País: Estados Unidos
Ano: 1941
Duração: 101 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: inglês
Gênero: noir, mistério, crime
Estúdio: Warner Brothers
Roteiro: John Huston, de um romance de Dashiell Hammett
Direção: John Huston
Produção: Henry Blanke, Hal B. Wallis
Fotografia: Arthur Edeson
Música: Adolph Deutsch
Direção de Arte: Robert M. Haas
Figurino: Orry-Kelly
Edição: Thomas Richards
Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Peter Lorre, Sydney Greenstreet, Gladys George, Ward Bond, Barton MacLane

Prêmios: Indicado aos Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante (
Sydney Greenstreet)




cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: