16.5.10

Cineclube Natal - IV Semana do Filme Cult


Um Lugar Para os Malditos
IV Semana do Filme Cult começa na terça com clássico de Dario Argento

Pela quarta vez consecutiva o Cineclube Natal, a Fundação José Augusto (através do Teatro de Cultura Popular Chico Daniel) e o jornalista Rodrigo Hammer se unem para promover um dos eventos mais aguardados por quem encara Cinema além das estreias milionárias e badalação dos blockbusters. Criada como uma forma de trazer filmes underground ou ferrenhamente cultuados ao público natalense, a Semana do Filme Cult motiva os pesquisadores Nelson Marques e Gianfranco Marchi, além do próprio Hammer, a selecionar anualmente um lote de preciosidades raras e desconhecidas para a maioria.

CLIQUE PARA AMPLIAR

Nesta quarta edição que se inicia na terça-feira, dia 18, o filme escolhido para abrir a programação de seis longas de várias nacionalidades é a obra-prima Suspiria, dirigida pelo mestre do Horror Italiano Dario Argento. Suspiria apenas antecipa uma sucessão de títulos definidos entre o bizarro e o burlesco, onde também há lugar para Grand Guignol e experimentalismo barbarizante. “Escolhemos por critérios que passam pelo reconhecimento dos cinéfilos, a importância das obras em si e também pela preferência pessoal de nós, que fazemos a seleção. Em comum, somos guiados pelos diferenciais de cada título. É esse o nosso verdadeiro incentivo”, explicou Nelson Marques.
CLIQUE PARA AMPLIAR

A permanência da Semana do Filme Cult no calendário do Cineclube Natal confirma o sucesso da iniciativa responsável por atrair amantes de raridades do gênero que, assim, podem ter a oportunidade de assistir a títulos nem sempre disponíveis em coleções particulares e muito menos nas poucas bancas de Filmes de Arte. As cópias, em muitos casos, recebem tradução e legendagem dos próprios organizadores da mostra, como é o caso do raríssimo A Vingança do Sexo, a ser exibido no sábado, 22. “O filme é argentino e consegui uma matriz com o áudio comprometido por sucessivas remasterizações. A dublagem em Inglês tinha sido removida, mas fui em frente assim mesmo, traduzindo diretamente do Espanhol. Depois do trabalho encerrado, só sosseguei quando passei o texto por um revisor uruguaio que se encarregou de corrigir poucos erros. Foi uma verdadeira batalha linguística”, comemora Rodrigo Hammer.

Paralelamente, a IV Semana do Filme Cult exibe um curta-metragem de animação por dia antes da atração principal. Segundo Gianfranco Marchi, essa é uma forma de se proporcionar variedade à programação, arejando-a com a presença de realizadores que atuam totalmente fora do convencional ou da produção voltada aos grandes circuitos.




P R O G R A M A Ç Ã O



Terça-Feira, 18 - "Suspiria"
(trailer)


(Suspiria - Itália, 1977)

Direção: Dario Argento

Com: Jessica Harper e Stefania Casini

Estudante de Ballet descobre que sua academia é, na verdade, um covil de bruxas ancestrais determinadas ao caos e à destruição.

Curiosidades: o filme traz como protagonista Jessica Harper, redescoberta por Steven Spielberg em Minority Report, de 2003. Durante as filmagens, Argento tocava a trilha-sonora – composta antes da produção – em alto volume, para “inspirar” os atores. A estética de Suspiria contém elementos obrigatórios na obra do realizador, como a obsessão por facas pontiagudas e misoginia em doses fartas.




Quarta-Feira, 19 - "O Monstro da Lagoa Negra"
(trailer)


O Monstro da Lagoa Negra (Creature From The Black Lagoon - EUA, 1954)

Direção: Jack Arnold

Com: Richard Carlson e Julie Adams

Sinopse: expedição científica pelo Rio Amazonas encontra criatura anfíbia que provocará terror entre os seus integrantes.

Curiosidades: a criatura do filme originalmente fora concebida para ser um alienígena telepata, como no romance original de Paul Di Filippo. Trata-se de uma das primeiras experiências em Cinema 3D, quando o formato era sensação. Gerou mais duas sequências: A Revanche do Monstro (1955) e The Creature Walks Among Us (1956).




Quinta-Feira, 20 - "O Reflexo do Mal"
(trailer)


(The Reflecting Skin - ING/CAN, 1990)

Direção: Philip Ridley

Com: Viggo Mortensen e Lindsay Duncan

Sinopse: numa remota região norte-americana, menino encara a realidade através de personagens sinistros que surgem do cotidiano.

Curiosidades: diversas referências ao Cinema compõem a paleta da cenografia, a começar por Un Chien Andalou, Psicose, entre outras. Críticos apontam o desempenho de Viggo Mortensen, como o melhor de sua carreira. Philip Ridley, que chegou a ser comparado a David Lynch pelos entusiastas da fita, jamais repetiria o resultado obtido.




Sexta-Feira, 21 - "O Ladrão Silencioso"



O Ladrão Silencioso (The Thief - EUA, 1952)

Direção: Russell Rouse

Com: Ray Milland e Martin Gabel

Sinopse: físico nuclear faz serviço de espionagem para país não determinado, tendo em seu encalço os órgãos de segurança norte-americanos.

Curiosidades: inteiramente desprovido de falas, o filme transformou-se num Cult Noir graças à presença de Ray Milland em papel extraordinário. Críticos apontam O Ladrão Silencioso como uma das obras mais injustiçadas de seu tempo, embora valorizada nas cinematecas europeias. Russel Rouse aproveita as locações do Empire State, em NY, para dar uma aula de fotografia inteligente, quando o prédio representava o máximo do glamour.




Sábado, 22 - "A Vingança do Sexo"


(La Venganza Del Sexo - ARG, 1969)

Direção: Emilio Vieyra

Com: Ricardo Bauleo e Gloria Prat

Sinopse: experimentos macabros envolvem o rapto de strippers e casais enamorados numa mansão afastada. Clássico do Trash argentino.

Curiosidades: conhecido no exterior como The Curious Dr. Humpp, sofreu diversas alterações na montagem, algumas cópias com excertos pornôs. De ambientação futurista, o filme foi rodado em preto-e-branco apesar do ano de produção (1969). No cast, rouba a cena o vilão interpretado por Aldo Barbero numa atuação impecável.




Domingo, 23 - "Canibal Holocausto"
(trailer)

(Cannibal Holocaust - ITA, 1980)

Direção: Ruggero Deodato

Com: Robert Kerman e Francesca Ciardi

Sinopse: equipe de antropólogos se embrenha pela selva sul-americana onde encontra material filmado de antiga expedição dizimada por canibais.

Curiosidades: de tão banido internacionalmente ou mutilado por cortes, Canibal Holocausto acabou gerando repercussão recorde, razão do fascínio que ainda hoje desperta. Deodato tornou-se um mito renegado do Trash em decorrência do repúdio gerado pelo filme. Ironicamente, a partitura de Riz Ortolani ganhou elogios e, por muitos, é considerada a melhor coisa em meio às nauseabundas sequências de mutilação e esfolamento.



IV Semana do Filme Cult
de terça-feira, 18 a domingo, 23 de maio
18:30 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular 'Chico Daniel'
Rua Jundiaí, 461, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificações indicativa: 16/18 anos


Exibir mapa ampliado


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


Um comentário:

Gilberto Lopes disse...

ah se eu morasse no sudeste!! já tava por aí!! nordeste é foda pra eventos bons!!