19.8.10

Cineclube Natal - 197ª sessão: A Doce Vida


Fellini volta às telas do Cineclube Natal


Dando continuidade ao ciclo A MODA E O GLAMOUR, o Cineclube Natal exibe neste domingo o clássico A Doce Vida, de Federico Fellini.

Considerado a obra-prima que marcou a transição na carreira de Fellini, do neorrealismo para sua posterior experimentação da linguagem, A Doce Vida é também um marco quando o assunto é fama. O termo "papparazo" está ligado diretamente à obra, sendo o nome de um personagem, justamente aquele fotógrafo que ganha a vida explorando a imagem das celebridades através de fotos não autorizadas, muitas vezes em momentos particulares. O potencial que um foto dessas tem de fazer sucesso é proporcional ao teor escandaloso do conteúdo.



E é desse escândalo que Fellini se aproveita para, como um papparazo, revelar os bastidores da fama, apresentando o "estilo e as atitudes dos elegantes bon-vivants de Roma durante o verão de 1959, enquanto ao mesmo tempo os condena por serem os fabulosos parasitas que são" (Kim Newman em "1001 Filmes Para Ver antes de Morrer").

A Doce Vida, por si só, certamente já é um filme para ser ver antes de morrer. Soma-se a isso o próprio Fellini, um dos grandes artistas do século XX, e o elenco encabeçado por Marcello Mastroianni, Anita Ekberg e Anouk Aimée. É preciso lembrar ainda que o filme é ganhador da Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, dentre outras importantes premiações.

É com orgulho que o Cineclube Natal apresenta seu terceiro Fellini (os outros foram "8½" e "Amarcord") em sua sessão mensal Cine Vanguarda - uma parceria com o TCP-Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel". O projeto tem início às 17 horas, a classificação indicativa é 14 anos e a taxa de manutenção custa R$ 2,00.

Assista aqui a duas cenas de A Doce Vida:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 22 de agosto
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: 14 anos


[FICHA TÉCNICA: "A DOCE VIDA"]
Título original: La Dolce Vita
País: Itália, França
Ano: 1960
Duração: 167 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: italiano, inglês, francês, alemão
Gênero: drama, comédia
Estúdio: Riama Film, Gray-Film, Pathé Consortium Cinéma
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano Tullio Pinelli
Direção: Federico Fellini
Produção: Giuseppe Amato, Franco Magli, Angelo Rizzoli
Fotografia: Otello Martelli
Música: Nino Rota
Figurino: Piero Gherardi
Edição: Leo Cattozzo
Desenho de Produção: Piero Gherardi
Elenco: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux, Magali Noël, Alain Cuny, Annibale Ninchi, Walter Santesso, Valeria Ciangottini, Riccardo Garrone, Ida Galli, Audey McDonald, Polidor, Alain Dijon, Enzo Cerusico

Principais premiações: Palma de Ouro no Festival de Cannes; Oscar de Melhor Figurino; Melhor Filme Estrangeiro pelo Círculo de Críticos de Nova Iorque. Indicado aos Oscar de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Direção de Arte; Indicado ao BAFTA de Melhor Filme; Indicado a Melhor Trilha Sonora no Grammy.

Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

Nenhum comentário: