24.8.10

Cineclube Natal - 198ª sessão: O Pecado Mora ao Lado


Marilyn Monroe e Billy Wilder pela segunda vez no Cine Assembléia 2010

Você pode nunca ter visto um filme dela, mas sabe quem Marlyin Monroe é. Pode nunca ter visto O Pecado Mora ao Lado, mas certamente conhece a famosa cena do vestido esvoaçante, que gerou polêmica em 1955 e continua sendo uma das imagens mais emblemáticas, não só da história do cinema, mas de todo um século. Não? Então nós damos uma ajudinha:


O Pecado Mora ao Lado é a primeira parceria entre o diretor Billy Wilder e Marilyn Monroe - a segunda e última foi em "Quanto Mais Quente Melhor" (1959), que o Cineclube Natal exibiu no Cine Assembléia de abril. Ao mesmo tempo que Wilder reconhecia a mágica e a genialiade cômica de Marilyn, ele perdia a paciência com seus atrasos e dificuldades de memorizar o texto. Mas a verdade é que esses títulos alavancaram a carreira dos dois, sendo sempre lembrados com destaques em ambas as filmografias.

Ainda que nos bastidores os dois não se suportassem, na tela a química acontecia, e isso bastou para tornar O Pecado Mora ao Lado numa deliciosa comédia, sobre as dúvidas e incertezas da relação matrimonial. Tom Ewell - que ganhou o Globo de Ouro pelo papel - interpreta Richard Sherman, um marido que se vê atraído pela vizinha (Marilyn) e tem pesadelos aonde a esposa descobre esse romance que nem se consumara. Pra completar, ele está lendo um livro chamado "The Seven Year Itch" (algo como "a coceirinha dos sete anos", que é também o título original do filme), sobre a tendência à infidelidade que o homen tem após sete anos de casamento. E sete anos é exatamente o tempo em que Richard está casado.





O Cineclube Natal exibe O Pecado Mora ao Lado em sua sessão mensal, Cine Assembléia - uma realização em parceria com a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. A atividade é pioneira entre as casas legislativas do país e já dura há cinco anos, sempre levando uma escola pública para prestigiar os títulos, aonde o objetivo é, não só o entretenimento, mas principalmente a formação educativa através da arte. A exibição que ainda conta com pipoca grátis é logicamente aberta ao público e começa às 18:00, desta quinta 26 de agosto. A classificação indicativa é livre e a entrada, franca. Segundo às normas da casa, não é permitida a entrada de bermuda ou shorts. Recomendamos ainda o uso de agasalho, devido à temperatura da sala.








Assista aqui ao trailer de O Pecado Mora ao Lado:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 26 de agosto
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre


[FICHA TÉCNICA: "O PECADO MORA AO LADO"]
Título original: The Seven Years Itch
País: Estados Unidos
Ano: 1955
Duração: 105 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: comédia, romance
Estúdio: Charles K. Feldman Group, Twentieth Century Fox Film Corporation
Roteiro: Billy Wilder, baseado na peça de George Axelrod
Direção: Billy Wilder
Produção: Billy Wilder, Charles K. Feldman, Doane Harrison
Fotografia: Milton R. Krasner
Música: Alfred Newman
Direção de Arte: George W. Davis, Lyle R. Wheeler
Figurino: Travilla
Edição: Hugh S. Fowler
Elenco: Marilyn Monroe, Tommy Ewell, Evelyn Keyes, Sonny Tufts, Robert Strauss, Oskar Homolka, Marguerite Chapman, Victor Moore, Roxanne, Donald MacBride, Carolyn Jones, Steven Benson, Butch Bernard, Dorothy Ford, Doro Merande

Principais premiações: Globo de Ouro de Melhor - Musical/Comédia para Tom Ewell; Indicado ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira (Marilyn Monroe).



cineclubenatal@cineclubes.org.br
Twitter, Facebook, Grupos, Orkut perfil, Orkut comunidade
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

Nenhum comentário: