30.6.10

Cineclube Natal - 194ª sessão: Boleiros - Era uma Vez o Futebol...


Cineclube Natal abre ciclo
dedicado a filmes futebolísticos


Nesta sexta-feira, dia 02 de julho, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Café Salão exibirá a produção nacional Boleiros - Era uma Vez o Futebol... (1998), do diretor Ugo Giorgetti, dentro do projeto Cine Café, abrindo o mês temático em homenagem à paixão nacional, o futebol. A sessão começará às 20:00 horas e a taxa de manutenção custa dois reais. A classificação indicativa é livre.


Um bar cheio de fotos de futebol pelas paredes é o ponto de encontro escolhido por cinco ex-jogadores e um árbitro aposentado para conversarem sobre o esporte que fez e continua fazendo parte de suas vidas. Várias histórias sobre o esporte são relembradas: glórias, trapalhadas e momentos nem tão positivos assim são discutidos entre brincadeiras e revelações bombásticas dos personagens, com muita alegria e emoção - tal qual numa partida de futebol.

A força de Boleiros reside justamente no contraste entre as arestas da vida cotidiana e a grandeza do mito em relação ao esporte. Nesse aspecto, o grande trunfo do filme é a abordagem dada ao assunto por quem realmente entende de bola e é apaixonado pelo assunto, rendendo um excelente filme nacional, que por sua vez comprova o grande talento de Ugo Giorgetti em construir situaçoes partindo de pequenos personagens, cujas histórias se cruzam na tela (não muito diferente do que fez o imortal Robert Altman). O filme é delicioso e fica até difícil apontar algum destaque: todos os atores dão atuações competentes e o roteiro é muito bem acabado. Em época de copa, não há programa melhor para os amantes do cinema e do futebol.


Sessão Cine Café
Sexta, 02 de julho
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação Indicativa: livre


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "BOLEIROS - ERA UMA VEZ O FUTEBOL"]
País: Brasil
Ano: 1998
Duração: 93 minutos
Cor: colorido
Idioma: português
Gênero: comédia
Estúdio: SP Filmes
Roteiro: Ugo Giorgetti
Direção: Ugo Giorgetti
Produção: Júlia Pacheco Jordão, Malu Oliveira
Fotografia: Rodolfo Sánchez
Música: Mauro Giorgetti
Direção de Arte: Maria Isabel Giorgetti
Edição: Marc De Rossi
Elenco: Otávio Augusto, Adriano Stuart, André Abujamra, Cazé Peccini, João Acaiabe, Oswaldo Campozana, Rogério Cardoso, César Negro, Flávio Migliaccio, André Bicudo, João Motta, Aldo Bueno, Cássio Gabus Mendes, Lima Duarte


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

24.6.10

Cineclube Natal - 193ª sessão: As Sete Faces do Dr. Lao

Neste domingo, 27 de junho, o Cineclube Natal, em sua parceria cativa com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel apresentará, encerrando o ciclo "Memórias da Sessão da Tarde", o nostálgico clássico "As Sete Faces do Dr, Lao". A sessão começa às 17:00 horas e a taxa de manutenção custa R$ 2,00 (dois reais). A censura é livre.

Quem foi criança na década de oitenta e assistia à Sessão da Tarde, na rede Globo, com certeza se lembrará deste filme. Dr. Lao (Interpretado pelo ator Tony Randall) é um velho e sábio mágico chinês, que chega à velha e pacata cidade de Abalone, no Velho Oeste, com o seu circo itinerante bizarro, despertando a curiosidade da pequena população e assumindo várias aparências - tudo em meio à misticismos e magias. Todos ficam ansiosos para ver as maravilhas que o seu circo anuncia, porém nada será igual na pequena Abalone após a chegada de Dr. Lao, que leva seus habitantes à uma série intrigante de parábolas morais e visões, revelando o pior e o melhor de cada um dos que atendem ao seu circo.

Filme bastante original para a época em que foi lançado, que traz "camuflada" em cenas cheias de fantasia uma interessantíssima visão da natureza humana, cujo roteiro trata-se de uma adaptaçãoo do livro de Charles G. Finney. Repleto de excelentes atuações (Tony Randall interpreta além do personagem principal uma miríade de outros, daí o título), contando ainda com a participação de Barbara Eden, a eterna Jeannie, do seriado "Jeannie é um gênio".

Os efeitos visuais podem parecer ultrapassados, mas na época impressionaram e renderam a William J. Tuttle o Oscar de melhor maquiagem - e hoje ainda mantêm o seu charme e inventividade, estabelecendo um marco nos filmes de fantasia. Um clássico vara ser visto e revisto. Venham conferir.

22.6.10

Cineclube Natal - 192ª sessão: Garrincha, Alegria do Povo

Nesta terça-feira, dia 22 de junho, o Cineclube Natal em parceria com a Assembléia Legislativa, em pleno ritmo de copa, exibirá o filme "Garrincha, a Alegria do Povo", documentário sobre o ledário jogador. A sessão começa às 18:00 horas e a entrada é franca. A censura é livre.

O filme mostra vida e carreira de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos e para muitos, simplesmente "o maior". No ano de produção, Garrincha estava no auge e seus dribles desconcertantes nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, e Botafogo FC foram levados às telas pelo diretor Joaquim Pedro de Andrade. Garrincha foi um jogador muito talentoso e original, conhecido também por suas pernas tortas.

Mulheres e o álcool foram as paixões do jogador, que acabaram por causar seu declínio. Após uma carreira gloriosa, morreu na miséria e esquecido. Este filme tem grande importância histórica por se tratar do primeiro documentário da história do cinema brasileiro de tema esportivo.

20.6.10

Cineclube Natal - Mostra Jean Rouch 2010


MOSTRA JEAN ROUCH


A obra do cineasta-antropólogo francês Jean Rouch, conhecido por seu trabalho sobre povos africanos, poderá ser vista em Natal, entre 21 e 26 de junho, a partir das 15h, no auditório do Sebrae (Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova).



A iniciativa percorre várias capitais brasileiras no intuito de possibilitar que espectadores de outros centros entrem em contato com esta obra, considerada uma das mais relevantes da sétima arte no século XX.

A ação conta com organização local do Núcleo de Antropologia Visual da UFRN - Navis, da Galeria Zoon e do Cineclube Natal, e ainda apoio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), do Departamento de Antropologia (DAN) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN (CCLHA). Entrada gratuita.

Mais informações: www.balafon.org.br

Mostra Jean Rouch
de 21 a 26 de junho
a partir das 15h
Auditório do SEBRAE
Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova
(em frente ao Machadinho)
fone: 0800 570 0800

gratuito


Exibir mapa ampliado

cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

19.6.10

CINE VANGUARDA - sessão de 20 de Junho CANCELADA


Em virtude do jogo do Brasil na Copa do Mundo, a sessão Cine Vanguarda deste domingo, dia 20 de junho, teve de ser suspensa.

O filme As Setes Faces do Dr Lao será exibido no domingo seguinte, dia 27 de Junho.

Agradeçemos a compreensão.

9.6.10

Cineclube Natal - 191ª sessão: Os Deuses Devem Estar Loucos



Comédia africana abre ciclo saudosista
no Nalva Melo
Café Salão


Nesta sexta-feira, dia 11 de junho, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Café Salão exibirá a produção Os Deuses Devem Estar Loucos, dentro do projeto Cine Café. A sessão começará às 20:00 horas e a taxa de manutenção custa dois reais. A censura é livre.


O filme escolhido abre o ciclo temático do mês de junho, intitulado "Lembranças de Sessão da Tarde", dedicado, obviamente, àquelas produções familiares que costumavam ser mostradas à exaustão nas décadas de oitenta e noventa, mas que foram tristemente esquecidas nos dias de hoje, em que as exibições vespertinas se resumem a comédias de gosto duvidoso, em que "uma turma muito louca" sempre "causa muita confusão" e obviamente tudo é "bom pra cachorro".

Abrimos com o divertidíssimo Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must be Crazy", 1980), do diretor Jamie Uys. O filme tem início no deserto do Kalahari, no Botswana, junto à Africa do Sul, numa pacata e semi-desértica paisagem, mostrando uma cena da vida quotidiana de um grupo de bosquímanos que decorre calmamente, até que uma garrafa de Coca-Cola jogada de um avião fazem os nativos da tribo acreditarem que é um presente dos deuses. Mas como a "dádiva" gera uma série de discórdias, eles decidem devolvê-la aos deuses, escolhendo um dos seus para fazer a devolução.

'Os Deuses Devem Estar Loucos' é uma comédia simples e absurda, que levou quatro anos para ser lançada nos Estados Unidos, mas quando foi, marcou um recorde de bilheteria. Indubitavelmente é uma boa comédia, que foi produzida com um baixo orçamento, assim como tantas outras. Trata-se de um filme interessante por diversas razões, mas especialmente por proporcionar entretenimento e prazer, conduzindo-nos às deslumbrantes paisagens africanas num contexto cultural totalmente diferente do nosso. O enredo do filme nos confronta com situações caricatas que geram saudáveis gargalhadas, ocasionando também uma reflexão a respeito de nós, dos outros, e de como reagimos em relação aos imprevistos e às situações novas, à mudança, afinal.

O fato é que a metáfora de Jamie Uys foi aclamada e repudiada (o filme foi banido de Trinidad e Tobago por ser considerado racista) e virou objeto para vários estudos sociais e antropológicos. Como uma simples comédia africana, que tem como protagonista um autêntico bosquímano (que nunca tinha tido contato com a civilização moderna e nunca tinha praticado nenhum tipo de representação, nem na sua cultura), um orçamento baixo e pouquíssima divulgação pode criar tamanha repercussão? O motivo foi a sagacidade de Uys ao mostrar o ‘desenvolvimento’ e a tentativa do homem que, em vez de simplificar a sua vida, só a torna mais complexa, obrigando-o a reinventar-se. E, no lugar de mostrar o drama do nosso dia a dia, faz comédia através dos olhos ingênuos de quem conhece realmente a simplicidade. No dia em que o mundo se vira para a África pela abertura da Copa do Mundo, o Cineclube Natal faz sua homenagem ao continente ao exibir este exemplar que tanto embalou as tardes de toda uma geração.

Assista aqui ao trailer de Os Deuses Deve Estar Loucos:


Sessão Cine Café
Sexta, 11 de junho
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação Indicativa: livre


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS"]
Título original: The Gods Must Be Crazy
País: África do Sul, Botsuana
Ano: 1980
Duração: 108 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: comédia
Estúdio: Mimoza, CAT Films
Roteiro: Jamie Uys
Direção: Jamie Uys
Produção: Jamie Uys
Fotografia: Robert Lewis, Buster Reynolds
Música: John Boshoff
Direção de Arte: Caroline Burls
Figurino: Gail Grobbelaar, Mij Reynolds
Edição: Jamie Uys
Elenco: Marius Weyers, Sandra Prinsloo, N!xau, Louw Verwey, Michael Thys, Nic De Jager, Fanyana H. Sidumo, Joe Seakatsie, Brian O'Shaughnessy, Vera Blacker, Ken Gampu, Paddy O'Byrne, Jamie Uys



cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN