9.4.08

Cineclube Natal - 120ª exibição: O Homem que Amava as Mulheres


O Homem que amava as mulheres na sua essência

O Cineclube Natal em parceria com o Teatro de Cultura Popular exibe neste domingo, 13 de abril o belo filme francês, O Homem que Amava as Mulheres, do diretor François Truffaut. O clássico continua o tema do Cineclube Natal do mês de abril, filmes franceses. A sessão Cine Vanguarda acontece no Teatro de Cultura Popular às 17h e os ingressos custam R$2,00. Sócios do Cineclube Natal e afiliados da ADURN não pagam.
Bertrand é um homem que ao longo da vida cativou uma verdadeira paixão sobre as mulheres, por todas, sem exceção. A sua fascinação é tanta, que ele considera que as pernas femininas são "compassos que percorriam o globo terrestre em todas as direções, dando-lhe equilíbrio e harmonia". Mas mesmo com sua vida marcada de inúmeros casos e paixões, ele vai se mostrando no filme uma pessoa sensível a todas as suas experiências amorosas e o que aparece é um homem solitário que procura no afago feminino uma forma de tornar a vida menos dolorosa. O filme, na verdade, é uma autobiografia que o personagem decide escrever sobre a sua vida amorosa.

Acredita-se que, como a quase totalidade das obras de Truffaut, esse filme se trate de mais uma história autobiográfica, porque assim como seu personagem Bertrand Morane, Truffaut era um sedutor, embora não encarasse a conquista como um jogo, mas sim como verdadeira paixão por ela. Embora, a idéia do casanova como protagonista veio de um amigo de Truffaut, Michel Fermaud, velho conhecido de Truffaut, também um conquistador. O diretor pediu ao amigo que reunisse o maior número de anedotas sobre suas conquistas para transformá-las, no que maus tarde seria um de seus melhores roteiros.

O filme, lançado em 1977, foi sucesso de bilheteria, mas sofreu protestos das feministas que o consideraram "misógino e até machista". Crítica injusta, se pensarmos que o filme traz uma brilhante discussão sobre a harmonização das relações humanas.
Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 13 de Abril
17 h
Teatro de Cultura Popular
Rua Jundiaí, 641, Tirol(ao lado da fundação José Augusto)
R$ 2.00
Classificação etária: 14 anos

[FICHA TÉCNICA: O HOMEM QUE AMAVA AS MULHERES]
Título Original: "L 'Homme Qui Aimait Les Femmes"
Direção: François Truffaut
Roteiro: François Truffaut, Michel Fermaud, Suzanne Schiffman
Fotografia: Nestor Almendros
Música: Maurice Jaubert
Produção: Films Du Carrosse
Elenco: Charles Denner, Brigitte Fossey, Nelly Borgeaud, Geneviève Fotanel, Nathalie Baye, Sabine Glaser, Valérie Bonnier, Martine Chassaing, Anna Perrier, Leslie Caron, Roger LeenhardtCor,
Duração: 118 min
País/ Ano: França , 1977

Um comentário:

Camilo disse...

Maravilha, estarei lá com certeza! Só uma observação: Domingo é dia 13, e não dia 14, como está aí.