22.4.08

Cineclube Natal - 121ª exibição: 12 Homens e Uma Sentença


O mais intrigante filme de tribunal

Muito antes de 12 Homens e Outro Segredo, 12 Homens e Uma Sentença foi lançado. Mesmo com os nomes parecidos e até confundíveis, os filmes possuem histórias bem diferentes, 12 Homens e Uma Sentença se constitui um filme de tribunal, mas que vai bem além dos roteiros usualmente vistos. Não por acaso o filme foi considerado em 2002 o 23º melhor filme de todos os tempos por uma pesquisa feita pelo site IMDb e merece ser visto. O Cineclube Natal então traz para você a oportunidade de assistir esse clássico tão consagrado pelos críticos. 12 Homens e Uma Sentença, do diretor americano Lumet, será exibido na Assembléia Legislativa nesta quinta feira, 24 de abril, às 18 horas. O ingresso é gratuito e todos os espectadores ganham pipoca, mas não devem estar vestindo minissaias, bermudas ou descalços. O Cineclube Natal ressalta mais uma vez a importância da sua presença nas sessões para que assim não seja apagada a magia do cinema em Natal.

12 Homens e Uma Sentença gira em torno da morte de um homem onde os indícios mostram que seu filho pode ser o assassino. No entanto, o filme não se restringe ao crime e sim ao processo de decisão da sentença do homem acusado. Dentre os jurados, um, o arquiteto Davis interpretado por Henry Fonda, dentre os 12 não votou pela condenação do réu, pois não está convencido da culpa do filho no assassinato. Mesmo sem crer na inocência do réu, ele parece querer avaliar bem o seu voto, para não condenar injustamente. Nesse processo de decisão, algumas pessoas começam a modificar as concepções que as fizeram condenar o rapaz e a tentar julgá-los deixando de lado os seus preconceitos.

Ou seja, o filme realmente se volta para a relativização contida no processo decisório da culpa ou inocência de uma pessoa em um crime, já que cada um que julga, toma suas decisões de acordo com experiências vividas. O fato dos 95 minutos do filme se passar dentro da sala onde estão os jurados, evidencia esse aspecto que o diretor quer mostrar, pois o homem julgado só aparece em uma cena do filme, só opiniões ao seu respeito.

12 Homens e Uma Sentença deu à Lumet o Urso de Ouro de melhor diretor, o prêmio da crítica internacional (Fipresci) e o da Organização Católica Internacional para o Cinema (Ocic). O roteiro do filme, escrito por Reginald Rose e a fotografia, de Boris Kaufmann, são fundamentais para acentuar o clima asfixiante no grupo de jurados e também nos espectadores. O filme é considerado pelos críticos como uma obra de grande valor humanista.

Cine Assembléia
Quinta-feira, 24 de abril
18hAssembléia LegislativaPraça Sete de setembro, S/N, Cidade Alta
Entrada gratuita
Classificação etária: 14 anos

[FICHA TÉCNICA; DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA]
Título: 12 Homens e uma Sentença
Título Original: 12 Angry Men
Direção: Sidney Lumet
Roteiro: Reginald Rose
Gênero: Drama/Policial
Origem: Estados Unidos
Duração: 96 minutos
Tipo: Longa
Ano de Produção: 1957
Faixa Etária: 14 anos
Elenco:
Ed Begley SrE.G. Marshall, Henry FondaJack, KlugmanJack, WardenLee J. Cobb,Martin Balsam

cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
cineclubenatal@cineclubes.org
http://www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut

8805 - 4666 / 9406 – 8177 / / 9404 – 8765

Nenhum comentário: