1.8.08

Cineclube Natal - 132ª exibição: Beautiful Boxer



A batalha pela felicidade


No Cine Vanguarda de agosto (dia 03), o Cineclube Natal apresenta o filme tailadêns Beautiful Boxer, de Ekachai Uekrongtham. O longa traz uma vez mais a discussão sobre gêneros sexuais iniciada em julho no cineclube com Minha Vida em Cor de Rosa e Um Dia Muito Especial. A novidade é que desta vez o tema é abordado sob a ótica de um transexual. O Cine Vanguarda conta com a parceria do Teatro de Cultura Popular, local da sessão, e começa às 17h. O ingresso custa R$ 2.00, mas sócios da ADURN não pagam.

É dito que que religião, futebol e política não se discute. Tendo o Cineclube Natal já quebrado com essa regra há muito tempo, agora é a vez de abordarmos a sexualidade para mostrar que cidadania é um processo de debate coletivo. E nada melhor que metaforizar essa polêmica através de um ringue de boxe - no caso, boxe tailandês. A batalha contra o preconceito e pela aceitação, encarnada na pele de um lutador mostra o quão forte - emocionalmente - precisam ser esses protagonistas para poderem se realizar pessoalmente.

Beautiful Boxer é sobretudo um filme sobre a procura da felicidade, um objetivo comum de 10 entre 10 pessoas. E é isso que torna o longa universal, mesmo partindo de um exemplo expecífico: um lutador que deseja mudar de sexo e entra no mundo do boxe tailandês para poder pagar por sua operação. As particularidades do personagem também são um espetáculo à parte, já que antes de cada luta, ele/ela realiza um ritual de maquiagem que marca sua passagem pelos ringues.

Dirigido por Ekachai Uekrongtham em 2003, o filme experimentou uma boa respercussão no ano seguinte, participando e ganhando de vários prêmios em festivais, destacando-se o de San Sebastian, na Espanha. Beautiful Boxer é ainda uma experiência rara do natalense conferir um filme tailandês na telona, uma vez que poucas produções desse país chegam por aqui. Lembrando ainda que o filme é baseado em uma história real, biografando Nong Toom, o mais famoso transgênero da Tailândia.

Assista aqui ao trailer americano de Beautiful Boxer: 


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 03 de agosto
17 h
Teatro de Cultura Popular
Rua Jundiaí, 641, Tirol
(ao lado da fundação José Augusto)
R$ 2.00



[FICHA TÉCNICA: BEAUTIFUL BOXER]
Título original: Beautiful Boxer
Gênero: Ação / Drama
Tempo de Duração: 118 minutos / cor
País: Tailândia
Ano de Lançamento: 2003
Estúdio: GMM Pictures
Distribuição: eTHAICD
Direção: Ekachai Uekrongtham
Roteiro: Desmond Sim, Ekachai Uekrongtham
Produção: Ekachai Uekrongtham
Música: Amornbhong Methakunavudh
Fotografia: Choochart Nantitanyatada
Maquiagem: Kraisorn Sampethchareon
Elenco: 
Asanee Suwan
Sorapong Chatree
Orn-Anong Panyawong
Nukkid Boonthong
Sitiporn Niyom
Kyoko Inoue
Sarawuth Tangchit


Nenhum comentário: