13.8.08

Cineclube Natal - 133ª exibição: Jabberwocky - Um Herói Por Acaso

Para ler ouvindo:
Jabberwocky -
* trilha sonora de Jabberwocky - Um Herói Por Acaso


O melhor do humor medieval
no Cine Assembléia


Nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, o Cineclube Natal retomará suas atividades referentes ao Cine Assembléia, projeto mensal que estava em recesso. E nada melhor do que uma comédia do exímio diretor Terry Gilliam, o eterno Monty Python: Jabberwocky - Herói por Acidente.

O filme conta a história de Dennis (Michael Palin), um camponês que, após a morte do pai, resolve tentar a vida e vai para a cidade, que era governada pelo Rei Bruno, O Questionável (Max Wall). Lá, o jovem passa por diversas aventuras e enfrenta muitos perigos. O local vinha sendo constantemente aterrorizado por um monstro terrível, um dragão chamado Jabberwocky (Peter Salmon), fera que Dennis acabaria tendo que confrontar.

Terry Gilliam satiriza a vida na Idade Média, mostrando-a de seu ponto de vista único. Este filme foi seu primeiro trabalho solo como diretor, apesar de ainda ser considerado um filme do grupo inteiro, pelo fato de inicialmente ter sido lançado como Monty Python's Jabberwocky (título que mais tarde foi alterado, por pedido de Gilliam). O título veio do poema nonsense de Lewis Carroll, que serviu de fonte de inspiração. Teve a participação de outros pythons, entre eles Michael Palin, Terry Jones e o colaborador Neil Innes. Gilliam, além de dirigir, também atuou em uma cena como "o homem com uma rocha".

Foi feito logo em seguida de "Monty Python e o Cálice Sagrado", chegando a ultilizar não só cenários deste como também figurinos. Por conta disso, o lançamento do filme só ocorreu dois anos mais tarde. É o filme mais próximo do estilo Monty Python aonde Gilliam trabalhou sozinho. Nele, já se é possível observar seu estilo próprio, de humor negro, mais tarde reforçado em outras de suas obras. Não só isso, mas muitas das idéias apresentadas em Jabberwocky são precursoras de "Brazil", seu futuro trabalho. O filme será exibido no auditório da Assembleía Legislativa, às 18:00 horas. O acesso é gratuito e é obrigatório trajar calça cumprida, segundo as normas da casa.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Jabberwocky - Um Herói Por Acaso:

Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 28 de agosto
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

[FICHA TÉCNICA: "JABBERWOCKY - UM HERÓI POR ACASO"]
Título original: Jabberwocky
País: Inglaterra
Ano: 1977
Duração: 105 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: comédia, fantasia, aventura
Estúdio: Python Films, Cinema 5, Columbia Pictures
Roteiro: Charles Alverson e Terry Gilliam, de um poema de Lewis Carroll
Direção: Terry Gilliam
Produção: Julian Doyle, John Goldstone, Sanford Lieberson
Fotografia: Terry Bedford
Música: Modest Mussorgsky, Hector Berlioz, Jacques Ibert, De Wolfe
Direção de Arte: Milly Burns
Figurino: Charles Knode, Hazel Pethig
Edição: Michael Bradsell
Elenco: Michael Palin, Max Wall, Deborah Fallender, John Le Mesurier, Annette Badland, Warren Mitchell, Harry H. Corbett, Peter Cellier, Terry Gilliam, Terry Jones, Gorden Kaye


Sessões passadas em fotos: "O Homem Que Ri" e "Beautiful Boxer"




cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: