13.8.08

Cineclube Natal - 135ª exibição: Mephisto



A Corrupção de um ator
na Alemanha nazista

Nesta sexta-feira, cinco de setembro, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, apresentará o premiado filme Mephisto, do diretor István Szabó. A estória se passa na Alemanha, no ano de 1930. O personagem principal, Hendrik Hofgen, é um ambicioso ator que não se interessa por política, se dedicando somente à sua carreira. Porém, quando os nazistas começam a tomar o poder, ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich e, logo, acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama, Hendrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo e o verdadeiro preço da alma de um homem, se transforma na medida mas desprezível de todas.

Mephisto é uma angustiada reflexão sobre a manipulação que os sistemas de força impõem aos indivíduos. O ator Heindrick (numa extraordinária interpretação do austríaco Klaus Maria Brandauer), que, no passado, em Hamburgo, esteve ligado a um teatro bolchevique, revolucionário e antiburguês, torna-se em Berlim mais uma força do
nazismo, que acaba por manipular sua criatividade. Se o nazismo se vale do facho de luz para atordoar os indivíduos e melhor dominá-los, o cinema, nas mãos de autores como István Szabó, dele se utiliza para aclarar a cabeça dos espectadores e alertá-los do perigo de ver estancadas suas aspirações mais pessoais graças à ingestão, em seu interior, dum simples facho de luz.

Szabó nasceu em Budapeste, no dia 18 de fevereiro de 1938. Diplomou-se pela Escola Superior de Artes Teatrais e Cinematográficas, saindo da qual começou a rodar curtas-metragens (Concerto, Variações sobre o mesmo tema, Você). Seu primeiro longa-metragem foi "Tempo de Sonhar", seguido por biografias de gerações ("Pai", "Filme de Amor", "Rua dos Bombeiros nº 25"), seguido do filme alegórico intitulado Histórias de Budapeste. Em 1979 rodou sua obra intitulada "Confiança", também indicada para o Oscar, reconhecimento que acabou vindo somente com seu filme seguinte, Mephisto, baseado num romance de Klaus Mann, e rodado em 1981. (Dentre seus filmes posteriores, "Coronel Redl" e "Hanussen" também tiveram indicações para o Oscar).

Além de filmes para o cinema, fez também filmes para televisão e óperas. É vice-presidente da Academia Européia de Artes Cinematográficas desde 1991, e membro de diversas instituições nacionais e internacionais de cinema. A sessão começará, pontualmente, às oito horas da noite, sendo que as entradas custam dois reais. Todos estão convidados.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Mephisto:


Sessão Cine Café
Sexta, 05 de stembro
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação indicativa: 14 anos


[FICHA TÉCNICA: "MEPHISTO"]
Título original: Mephisto
País: Alemanha Ocidental, Hungria, Áustria
Ano: 1981
Duração: 166 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês, húngaro, alemão
Gênero: drama, guerra
Estúdio: Mafilm
Roteiro: Péter Dobai, István Szabó, de um romance de Klaus Mann
Direção: István Szabó
Produção: Manfred Durniok
Fotografia: Lajos Koltai
Música: Zdenkó Tamássy (original), Karl Millöcker (não original, da opereta "Gräfin Dubarry")
Cenário: János P. Nagy, József Romvári
Figurino: Ágnes Gyarmathy
Edição: Zsuzsa Csákány
Elenco: Klaus Maria Brandauer, Krystyna Janda, Ildikó Bánsági, Karin Boyd, Rolf Hoppe, György Cserhalmi, Péter Andorai, Christine Harbort, Tamás Major, Ildikó Kishonti, Mária Bisztrai, Sándor Lukács, Ágnes Bánfalvy, Judit Hernádi, Vilmos Kun

Prêmios: Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; Melhor Roteiro e Prêmio da Federação Internacional de Críticos no Festival de Cannes; Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes; Indicado ao BAFTA de Melhor Ator Revelação (Klaus Maria Brandauer)





cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: