18.8.09

Cineclube Natal - 167ª sessão: Minha Estação Preferida


Uma pausa para o cinema francês, no Cinephilie

Nesta quinta-feira, 20 de agosto, o Cineclube Natal dá uma pausa no ciclo de filmes iranianos para retomar sua parceria com a Aliança Francesa e exibe, dentro do projeto Cinéphilie, o pungente A Minha Estação Preferida (André Techiné, 1993). A sessão começa às 18:30 horas e a entrada é franca. A classificação indicativa é 16 anos.


Este é um belo dama do diretor André Techiné sobre uma família disfuncional do interior da França. No centro dela, a matriarca Berthe (Marthe Villalonga) e seus filhos Antoine (Daniel Auteil) e Emilie (Catherine Deneuve). O filme acompanha uma reunião dos irmãos, que vêem sua atribulada história ganhar força - e sentido - no momento em que sua mãe começa a perder a razão e a vida, acontecimento que leva-os a se confrontar com seus destinos e com o que fizeram de suas vidas - especialmente Emilie, infeliz no matrimônio.

André Téchiné arquiteta uma história intensa e dolorosa sobre essa complexa dinâmica familiar. O abismo existente entre a mãe e os filhos evoca temas como a modernidade das relações familiares e as diferenças entre classes sociais na França. Não estamos falando, aqui, de problemas corriqueiros, vez que, tal qual o filme viscontiano "As Vagas Estrelas da Ursa", Techiné ousa abordar temas sexuais latentes como o sentimento incestuoso mal resolvido dos irmãos, ambos em plena crise de meia-idade - de maneira sutil e contida, vale frisar. Numa escala menor, o diretor francês, dentro do microcosmo familiar, pinta um interessante retrato da visão do homem sobre a mulher - e a luta pelo poder entre eles existente, especialmente em termos sexuais.

Catherine Deneuve está genial como Emilie, um mulher fria e alienada do mundo, mas também extremamente vulnerável quando caídas suas mácaras sociais - papel recorrente na vasta cinematografia da atriz francesa. Daniel Auteil igualmente nos brinda com uma excelente atuação na pele do meticuloso Antoine. O diálogo é brilhante, porém lento, gradativamente nos revelando a maneira como Emile e Antoine se enxergam. É curioso acompanhar Antoine, um neurocirurgião, dissecar logicamente sua relação com a irmã, fazendo uma clara ligação com seu assunto favorito: o cérebro.

Enfim, um grande elenco, uma competente direção e um roteiro interessante fazem de Minha Estação Preferida uma ótima pedida para os amantes da cinematografia francesa. Para aqueles que conferiram outro belo filme do diretor exibido no Cineclube Natal este ano, As Rosas Selvagens, com certeza reconhecerão o inconfundível estilo humanista do francês e não irão se decepcionar.

Assista aqui à sequência de abertura e às cenas iniciais (legendadas em inglês) de Minha Estação Preferida:


Sessão Cinéphilie
Quinta-feira, 20 de agosto
18:30 horas
Aliança Francesa
R. Potengi, 459, Petrópolis
Fone: 3222-1558
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "MINHA ESTAÇÃO PREFERIDA"]
Título original: Ma Saison Préférée
País: França
Ano: 1993
Duração: 127 minutos
Cor: colorido
Idioma: francês
Gênero: drama
Estúdio: D.A. Films, Les Films Alain Sarde, TF1 Films Production
Roteiro: Pascal Bonitzer, André Techiné
Direção: André Techiné
Produção: Alain Sarde
Fotografia: Thierry Arbogast
Música: Philippe Sarde
Figurino: Claire Fraisse
Edição: Martine Giordano
Desenho de Produção: Carlos conti
Elenco: Catherine Deneuve, Daniel Auteuil, Marthe Villalonga, Jean-Pierre Bouvier, Chiara Mastroianni, Carmen Chaplin, Anthony Prada, Michèle Moretti, Jacques Nolot, Bruno Todeschini, Jean Bousquet, Roschdy Zem, Ingrid Caven

Principais premiações: Melhor Filme Estrangeiro pela Sociedade de Críticos de Cinema de Boston; Indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes, indicado ao César de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz Revelação, indicado ao Melhor Filme no Festival de Gramado.


8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: