A angústia da adolescência na Assembléia Legislativa
Nesta quinta feira, dia 30 de abril de 2009, o Cineclube Natal em parceria com a Assembléia Legislativa tem o prazer de apresentar o filme francês As Rosas Selvagens (Les Roseaux Sauvages, França, 1994), do diretor André Techiné. na sessão Cine Assembléia. A exibição gratuita começa às 18:00 horas, com direito a pipoca. A censura é de 16 anos.
As Rosas Selvagens é um marcante registro dos anos sessenta. Em Villeneuve, sudoeste da França, durante a guerra da independência da Argélia, um grupo de amigos vai ingressando, cada qual à sua maneira, no mundo dos adultos, enfrentando dúvidas sobre a adolescência, a sexualidade e a política. Henri, um jovem argelino, é enviado à cidade para completar seus estudos e acaba trazendo aos colegas a dura realidade da guerra. François e Serge são desafiados pela agressividade de Henri, enquanto a bela Maïté se sente atraída por ele. O filme apresenta um olhar honesto sobre a angústia e a incerteza da auto-descoberta nessa fase da vida, bem como os temores da entrada na universidade.
As lembranças de André Techiné acerca de seu último ano na escola com certeza conferiram ao seu filme um tom semi-biográfico, que parece mais honesto, emotivo e profundo do que a grande maioria das películas que tratram sobre o mesmo tema. Entretanto, a nostalgia de Techiné não macula este drama com tons amenos e românticos. Essencialmente um estudo de personagens envolvidos num quadrilátero amoroso, "As Rosas Selvagens" analisa a adolescência do ponto de vista daqueles que se consideram "marginalizados", mostrando que, enquanto o contexto político e social pode afetar o desenvolvimento de uma pessoa, outros fatores - como amizade e amor - geralmente são os determinantes.
Quem é adolescente - ou já foi um - reconhecerá os temas abordados no belo filme de Techiné, tais como, a descoberta e as dúvidas referentes ao sexo, o primeiro amor, as pressões sociais e da famíla para "passar no vestibular", e, em última instância, o medo do futuro. Ver o filme é uma experiência única, especialmente para se constatar que, não importa o lugar, a época, as diferenças culturais ou a conjectura pollíca, as dores da entrada na vida adulta são as mesmas, sendo que esta constatação nos oferece um pouco de conforto.
O cineasta André Téchiné nasceu em 13 de março de 1943 em Valence D'Agen. Foi crítico de cinema da famosa revista Cahiers du Cinema. Seu primeiro filme "Pauline s'en Va", realizado em 1969, foi lançado somente em 1975. Techiné destaca-se por seu estilo autoral, que recebe muitos elogios da crítica francesa, reunindo em seus trabalhos atores e atrizes consagrados do cinema da França, trabalhando com nomes consagrados como Catherine Deneuve, dentre outros. Todos estão convidados para asssistir este terno e pungente filme.
Assista aqui ao trailer (em francês) de As Rosas Selvagens:
Sessão Cine Assembléia
Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 30 de abril
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Exibir mapa ampliado
Exibir mapa ampliado
[FICHA TÉCNICA: "AS ROSAS SELVAGENS"]
Título original: Les Roseaux Sauvages
País: França
Ano: 1993
Duração: 115 minutos
Cor: colorido
Idioma: francês
Gênero: drama
Estúdio: Ima Films, Les Films Alain Sarde, Canal+, IMA Productions, La Sept-Arte, Société Française de Production (SFP), Centre National de la Cinématographie (CNC)
Roteiro: Olivier Massart, Gilles Taurand, André Téchiné
Direção: André Téchiné
Produção: Georges Benayoun, Chantal Poupaud, Paul Rozenberg, Alain Sarde
Fotografia: Jeanne Lapoirie
Desenho de Produção: Pierre Soula
Figurino: Elisabeth Tavernier
Edição: Martine Giordano
Elenco: Élodie Bouchez, Gaël Morel, Stéphane Rideau, Frédéric Gorny, Michèle Moretti, Jacques Nolot
Principais premiações: César de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Atriz Mais Promissora, Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro da Associação de Críticos de Los Angeles, do Círculo de Críticos de Nova Iorque e da Sociedade Nacional de Críticos dos Estados Unidos; Indicado ainda aos César de Melhor Atriz Coadjuvante e Ator Mais Promissor (Frédéric Gorny, Gaël Morel,Stéphane Rideau)
cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765
Nenhum comentário:
Postar um comentário