20.4.09

Cineclube Natal - 153ª sessão: Short Cuts - Cenas da Vida


Short Cuts - Cenas da Vida ilumina as telas do TCP


Neste domingo, dia 26 de abril, o Cineclube Natal volta às telas do TCP, apresentando, às 17:00 horas, o filme Short - Cuts, Cenas da Vida (Short Cuts, 1993), do diretor americano Robert Altman na sessão Cine Vanguarda. A entrada custa R$ 2,00 (dois reais) e a classificação etária é de 16 anos.



O filme monta um painel da cidade de Los Angeles a partir do atropelamento de uma criança, filha de um apresentador de TV (Bruce Davison), por uma garçonete (Lilly Tomlim). Casais que não se entendem, pais e filhos que não se comunicam e amantes que não conseguem se integrar fazem parte da narrativa costurada a partir de sete contos do escritor Raymond Carver. Short Cuts não tem protagonistas, nem coadjuvantes. São 22 pessoas que vivem em Los Angeles em bairros de classe média, e levam vidas normais.

Dentre eles, além dos citados, há o pai do apresentador de TV (o grande Jack Lemmon) que aparece de surpresa, após anos sem dar notícia. Tem o padeiro (Lyle Lovett) que passa trotes telefônicos e um policial (Tim Robbins) que, por sua vez, trai a esposa (Madeleine Stowe), que posa nua para uma amiga (Julianne Moore). Talvez a personagem mais interessante de todas seja a atendente de telessexo (Jennifer Jason Leigh), que atende aos telefonemas com voz lasciva e diz obscenidades despreocupadamente, sob os olhares enciumados do marido com quem não faz sexo (Chris Penn), enquanto troca a fralda de um dos filhos do casal.


Short Cuts foi muito elogiado na época do lançamento, sobretudo pelo roteiro arrojado do próprio Altman. O cineasta deu um jeito de interligar os personagens dos contos de Carver, compondo um mosaico riquíssimo de indivíduos que levam suas vidas de forma banal e melancólica. Nos filmes do diretor - e sobretudo em Short Cuts - , os personagens começam principais, viram secundários, tornam-se novamente principais, e assim por diante. A narrativa é fragmentada, sim, mas extraordinariamente coesa tematicamente. Entre os conflitos retratados, preponderam as insatisfações com a vida profissional, arrependimentos e outros dramas pessoais, sendo que cada história parece tomar um rumo próprio, mas nunca perdendo a conexão emocional com as demais.

Robert Altman filma a vida como ela é: monótona, solitária, cheia de encontros e desencontros definidos pela sorte, sobre os quais não temos nenhum controle. E, apesar dos problemas dos personagens - e, por que não, os nossos - serem de caráter pessoal, não deixam de estar relacionados com as mazelas da sociedade moderna, especialmente o conformismo.


Altman, emulando no cinema a obra de Raymond Carver, usa uma abordagem de extremo minimalismo e recusa a utilização de artifícios dramáticos, como um final redentor que pudesse dar um significado maior ao acaso da vida. Ele evita encerrar a obra da forma tradicional, com algum acontecimento extraordinário. Muitos cineastas talentosos, posteriores a Altman, tentaram imitá-lo (Paul Thomas Anderson conseguiu um bom resultado em "Magnólia"), mas nenhum chegou tão perto de exprimir a sensação de se viver em uma cidade grande como Robert Altman. Trata-se de um belíssimo filme, com roteiro maravilhoso, um dos raríssimos trabalhos que tem o ritmo da vida como ela é.

Infelizmente, a obra-prima de Altman ainda não foi lançada em DVD no Brasil. Existe uma inacreditável versão em DVD nos EUA, da Criterion, completíssima, que inclui uma cópia do livro original de Raymond Carver, um longo documentário de bastidores, uma conversa entre Altman e Tim Robbins, outro documentário sobre a vida de Carver, além de entrevista em áudio com o autor do livro e alguns extras enfocando partes específicas do desenvolvimento do projeto. Na ausência de um lançamento nacional adequado, esta é uma exclente oportunidade para o público natalense conferir essa grande obra daquele que foi, indubitavelmente, um dos grandes diretores americanos de nosso tempo.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Short Cuts - Cenas da Vida:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 26 de abril
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: 16 anos


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "SHORT CUTS - CENAS DA VIDA"]
Título original: Short Cuts
País: Estados Unidos
Ano: 1993
Duração: 187 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: drama / comédia
Estúdio: Avenue Pictures Productions, Fine Line Features, Spelling Entertainment
Roteiro: Raymond Carver (contos), Robert Altman, Frank Barhydt
Direção: Robert Altman
Produção: Cary Brokaw, Scott Bushnell, Mike E. Kaplan, David Levy
Fotografia:
Música: Mark Isham
Direção de Arte: Jerry Fleming
Desenho de Produção: Stephen Altman
Figurino: John Hay
Edição: Suzy Elmiger, Geraldine Peroni
Elenco: Jack Lemmon, Julianne Moore, Tim Robbins, Madeleine Stowe, Robert Downey Jr., Lily Tomlin, Frances McDormand, Jennifer Jason Leigh, Chris Penn, Andie MacDowell, Bruce Davison, Zane Cassidy, Mathew Modine, Anne Archer, Lili Taylor, Tom Waits

Principais premiações: Leão de Ouro (Melhor Diretor, empatado com "A Liberdade é Azul") e Melhor Elenco no Festival de Veneza, Globo de Ouro Especial de Melhor Elenco, Independent Spirit de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro; Indicado ainda ao Oscar de Melhor Diretor, ao Globo de Ouro de Melhor Roteiro, ao Independent Spirit de Melhor Atriz Coadjuvante (Julianne Moore) e ao César de Melhor Filme Estrangeiro.


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: