20.4.09

Cineclube Natal - 152ª sessão: Os Visitantes


Uma visita ao ano de 1993
- Os Visitantes será o primeiro filme da sessão Cinéphilie, novo projeto do Cineclube Natal, em parceria com a Aliança Francesa -

Nesta quarta-feira, dia 22 de abril, o Cineclube Natal, dando continuidade à sua nova sessão fixa, o recém-inaugurado projeto "Cinéphillie", está de volta à Aliança Francesa e apresentará o filme Os Visitantes (Les Visiteurs, 1993, do diretor Jean-Marie Poiré), às 18:30 horas. A entrada é franca e a censura, livre.


Os Visitantes
consiste num dos melhores exemplares da comédia francesa dos anos noventa, sendo um dos maiores fenômenos de bilheteria da França - com mais de 10 milhões de espectadores só neste país. Uma comédia hilariante estrelada pelos astros Jean Reno ("O Código Da Vinci") e Christian Clavier ("Astérix & Obelix").

No ano de 1123, o conde de Montmirail, Godefroy de Paincourt, acidentalmente mata o pai de sua noiva e pede a um mago que o leve de volta no tempo para reverter a situação. A magia, porém, sai ao contrário, sendo que Papincourt e seu fiel escudeiro Jacquoille acabam parando na França de 1993. Numa sucessão de acontecimentos hilários, eles são conduzidos até a descendente direta de Godefroy, Béatrice. Esta reconhece nele os traços de seu antepassado, cujo retrato adornava uma das paredes do castelo que ela teve de vender, devido a alguns problemas financeiros, a um novo-rico covarde e esnobe, Jacquart, descendente e, portanto, extremamente parecido com Jacquoille. A confusão está armada nesta comédia de humor tipicamente francês.


Interessante notar que este filme só atinge todo potencial cômico em seu idioma de origem, o francês, ficando a dever em dublagens para outras línguas. Os trocadilhos são hilários, sendo que nenhuma tradução - por mais bem feita que seja - consegue substituir a criatividade dos diálogos originais em francês. A sessão Cinéphilie exibirá em áudio original, visando o aprimoramento do idioma para os alunos da Aliança Francesa, um dos objetivos do projeto. Logicamente, haverá legendas em português, para atender o público externo, outra meta de qualquer sessão do Cineclube Natal. Portanto, uma boa pedida para os conhecedores e amantes do francês, mas também para os apreciadores de uma comédia histórica com toques de "non-sense", nos moldes de "O incrível Exército de Brancaleone" e "Monty Python e o Cálice Sagrado".

Assista aqui a algumas cenas (em francês) de Os Visitantes:


Sessão Cinéphilie

Quarta, 22 de abril
18:30 horas
Aliança Francesa
R. Potengi, 459, Petrópolis
Fone: 3222-1558
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "OS VISITANTES"]
Título original: Les Visiteurs
País: França
Ano: 1993
Duração: 107 minutos
Cor: colorido
Idioma: francês
Gênero: comédia / fantasia
Estúdio: Alpilles Productions, Amigo Productions, Canal+, France 3 Cinéma, Gaumont International
Roteiro: Christian Clavier, Jean-Marie Poiré
Direção: Jean-Marie Poiré
Produção: Alain Terzian
Fotografia: Jean-Yves Le Mener
Música: Eric Levi
Direção de Arte: Bertrand Seitz
Desenho de Produção: Huhues Tissandier
Figurino: Catherine Leterrier
Edição: Catherine Kelber
Elenco: Jean Reno, Christian Clavier, Valérie Lemercier, Christian Bujeau

Principais premiações: César de Melhor Atriz Coadjuvante; Indicado aos César de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator (Jean Reno e Christian Clavier), Melhor Edição, Melhor Música e Melhor Figurino.



cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765


Nenhum comentário: