24.11.09

Cineclube Natal - 180ª sessão: Pixote - A Lei do Mis Fraco


A infância perdida de Pixote

- um dos mais importantes filmes nacionais no último Cine Assembléia do ano -

O oitavo e último filme do ciclo MEMÓRIA BRASILEIRA, que o Cineclube Natal promoveu durante todo o mês de novembro, será apresentado nesta quinta-feira, dia 26, dentro da parceria que mantém com a Assembléia Legislativa: o Cine Assembléia. O título que encerra a maratona será o emblemático Pixote - A Lei do Mais Fraco (1981), um dos pontos altos da carreira do diretor Hector Babenco. A sessão, que será o derradeiro Cine Assembléia deste ano, se inicia às 18:00 horas no auditório da própria Assembléia, com entrada - e pipoca - gratuita. A classificação indicativa é de 16 anos.


Pixote foi abandonado por seus pais e rouba para viver nas ruas. Ele já esteve internado em reformatórios e isto só ajudou na sua "educação", pois conviveu com todo o tipo de criminoso e jovens delinqüentes que seguem o mesmo caminho. Ele sobrevive se tornando um pequeno traficante de drogas, cafetão e assassino, mesmo tendo apenas onze anos.

Baseado no livro "A Infância dos Mortos" de José Louzeiro, o terceiro longa-metragem de Hector Babenco ocupa, sem dúvida, espaço de destaque na história do cinema brasileiro. A fama internacional, que possibilitou ao cineasta criar uma carreira em Hollywood, não veio de graça, vez que a trágica estória do menino de 11 anos, analfabeto e que nunca conheceu os pais, vivendo entre celas de reformatórios e quartos fedorentos no submundo, é cinema do mais alto nível, destrinchando a realidade dura e trágica da vida no submundo de forma áspera e impiedosa, sem aliviar um só segundo na espantosa carga de imagens de violência a que os personagens são submetidos.

O impacto emocional de Pixote - A Lei do Mais Fraco continua devastador, especialmente quando se sabe que a realidade da juventude que mora nas ruas, no Brasil, não mudou nada desde que o longa-metragem foi realizado. O próprio Louzeiro se inspirara em fatos reais para escrever sua obra de maior êxito: o caso dos meninos de Camanducaia, município mineiro onde quase 100 garotos foram espancados e jogados em um precipício. E dentro do cinema, os paralelos possíveis entre Pixote e "Cidade de Deus" são inúmeros e inevitáveis, sendo o uso de atores não-profissionais e o retrato acurado da vida nas favelas apenas dois deles. A projeção internacional alcançada pelos participantes do projeto é outro.

Elogiado no mundo inteiro, Hector Babenco foi filmar em Hollywood logo depois. Marília Pêra ganhou o prêmio de melhor atriz do ano no "National Board of Review", o principal troféu distribuído pelos críticos norte-americanos, salientando que o importante crítico americano Roger Ebert incluiu Pixote em sua lista dos melhores filmes da história do cinema. Entretanto, numa nota menos glamurosa e extremamente trágica, Fernando Ramos da Silva, o protagonista, fez uma novela - sendo demitido já que não conseguia ler os roteiros por sua condição semi-analfabeta - e integrou o elenco de dois outros longas, mas não conseguiu dar seqüência à carreira, voltando à vida de delinqüente juvenil e acabou morto a tiros após uma perseguição policial, dentro da própria casa, em 1987. O destino do rapaz resume e encapsula toda a dor, a solidão e a tragédia da juventude nascida nas ruas e, ironicamente, virou filme: "Quem Matou Pixote?", de José Joffily.

Pixote - A Lei do Mais Fraco também entrou na lista da revista "American Film" como o terceiro filme mais marcante da década de 80 - atrás apenas de "Ran", de Akira Kurosawa, e "Fanny & Alexander", de Ingmar Bergman - além de premiado como Melhor Filme Estrangeiro pelas associações de críticos de Los Angeles, Nova Iorque e Boston e indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria.

Assista aqui à sequência de abertura de Pixote - A Lei do Mais Fraco:


Sessão Cine Assembléia
Quinta-feira, 26 de novembro
18 horas
Assembléia Legislativa
Praça 7 de Setembro, s/n, Cidade Alta
Fone: 3232-5761
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO"]
Título original: Pixote – A Lei do Mais Fraco
País: Brasil
Ano: 1981
Duração: 128 minutos
Cor: colorido
Idioma: português

Gênero: ação, crime, drama
Estúdio: Embrafilme, HB Filmes

Roteiro: José Louzeiro (livro “Infância dos Mortos”), Hector Babenco, Jorge Durán
Direção: Hector Babenco
Produção: Paulo Francini, Sylvia B. Naves, Jose Pinto, Hector Babenco
Fotografia: Rodolfo Sánchez
Música: John Neschling
Direção de Arte: Clovis Bueno
Figurino: Clovis Bueno
Edição: Luiz Elias
Elenco: Fernando Ramos da Silva, Jorge Julião, Gilberto Moura, Edilson Lino, Zenildo Oliveira Santos, Claudio Bernardo, Israel Feres David, José Nilson Martin dos Santos, Marília Pêra, Jardel Filho, Rubens de Falco, Elke Maravilha, Tony Tornado, Beatriz Segall, João José Pompeo

Principais premiações: Melhor Filme Estrangeiro pelas associações de críticos de Los Angeles, Nova Iorque e Boston, Leopardo de Prata no Festival de Locarno, Melhor Atriz pela Associação de Críticos de Cinema dos Estados Unidos, Menção Honrosa a Hector Babenco no Festival de San Sebastián; Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro
.

cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


Nenhum comentário: