26.11.09

Cineclube Natal - sessão especial: Porta do Sol

Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
- o filme Porta do Sol marcará a data em Natal -

Para marcar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino (29 de novembro), o Cineclube Natal e o Instituto de Cultura Árabe, em parceria com a Livraria Siciliano, trazem a Natal o filme Porta do Sol (Bab El Shams, 2004), de Yousry Nasrallah. A película, divida em parte I e II, será apresentada nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, respectivamente, contando ainda com palestras e testemunhos sobre a questão palestina*. As atividades ocorrerão sempre a partir das 18h, no auditório da Livraria Siciliano do Midway Mall. A entrada é gratuita.



Baseado no livro de Elias Khoury e dirigido por Yousry Nasrallah, o filme narra a saga de inúmeros personagens, cujas vidas se entrelaçam e formam um mosaico convincente da Palestina e de seu povo, tratando temas sensíveis com grande dramaticidade, em dois momentos históricos distintos, quais sejam: as origens do conflto entre Israel e palestina e o então otimista ano de 1994, marcado pelos acordos de Oslo e do aperto de mão emblematico entre Yasir Arafat e Yitzhak Rabin.

Começa sua narrativa quando a Palestina ainda estava sob a colonização britânica, no momento em que a idéia do estado Zionista começou a tomar forma, mostrando como os Palestinos sofreram e findaram expulsos de seus lares sob a justificativa de que Israel estaria protegendo suas fronteiras. Os Palestinos, sem ajuda política e expulsos de sua terra, começam então sua jornada a diferentes países, lugares onde nunca foram aceitos e, em muitos casos, até odiados. Os que ficam são obrigados a trabalhar para os israelenses, em sua própria terra, para sobreviver. Noutro aspecto, o filme aborda, inclusive, o complexo relacionamento dos árabes com os próprios Palestinos, fomentando uma discussão crítica acerca da identidade do Mundo Árabe.

Entretanto, não se trata de apenas um filme político. Em verdade, acompanhamos muitas estórias, de vários personagens diferentes, em momentos distintos, que no fim das contas tratam de temas comuns a toda humanidade: amor, tradição, esperança e valores morais. Não se trata de um filme contra os Judeus - um personagem do filme brada que "Palestinos não são anti-semitas", mas que tenta corrigir algumas distorções históricas, com certa auto-indulgência justificada..

Tecnicamente o filme é impressionante. Da trilha sonora às atuações, tudo funciona para proporcionar uma experência cinematográfica única, um verdadeiro épico moderno. Porta do Sol é provavelmente, um dos maiores (literalmente, com suas quase cinco horas) filmes feitos no Mundo Árabe. Todos estão convidados.

* Antes de cada sessão, teremos palestras abordando o tema. No dia 30 de novembro, segunda-feira, o Professor Hanna Safieh fará um panorama histórico da questão. Já na terça-feira, dia 01 de dezembro, veremos os testemunhos de Anne Paq e Sandra de Carvalho, que falarão sobre o trabalho que realizam na Palestina.

Hanna Safieh.
Secretário Geral da Confederação Palestina da America Latina e do Caribe. Palestino de nascimento, mas vive em Natal desde a década de 70.

Anne Paq
Fotógrafa francesa que mora na Palestina há 6 anos, documentando o cotidiano dos palestinos que vivem sob ocupaçao militar. Também trabalha em uma ONG palestina dando cursos de fotografia aos jovens dos campos de refugiados. Membro do Grupo de Fotografia Activistils (Israel/Palestina), que cobre, em outras, as açoes não violentas contra a ocupaçao e utiliza a fotografia como uma ferramenta para promover a mudança social. Organizou exposições sobre a Palestina na Europa e nos EUA.

Sandra de Carvalho
Natalense, trocou o mestrado de linguística pela culinaria vegetal, depois deixou sua cozinha em Paris pelos campos de refugiados na Palestina. Trabalhou durante 15 meses coordenando um projeto de Educaçao e Saúde para crianças de 6 a 12 anos no campo de Aida e um projeto de Nutrição e Boa Forma para as mulheres do campo de Arub. Quando nao estava ensinado crianças a escovar os dentes ou fazendo ioga com as mulheres, participava ativamente das açoes não violentas contra a ocupação, organizadas pelos amigos palestinos.


Assista aqui a um trecho de Porta do Sol:


Sessão especial - Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino
segunda e terça-feira, 30 de novembro e 1 de dezembro
18 horas
Livraria Siciliano (auditório) - Midway Mall
Av. Bernardo Vieira, 3775 - Tirol

Fone: (84) 3235-8208
Entrada gratuita


Parceiros:



Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "PORTA DO SOL"]
Título original: Bab El Shams
País: França, Egito, Bélgica, Dinamarca, Marrocos
Ano: 2004
Duração: 278 minutos
Cor: colorido
Idioma: árabe, inglês, francês
Gênero: drama, romance
Estúdio: Ognon Pictures, Soread-2M, arte France Cinéma, Gimanes
Roteiro: Elias Khoury (livro), Yousry Nasrallah, Muhammad Suwaid
Direção: Yousry Nasrallah
Produção: Ihab Ayoub, Humbert Balsan
Fotografia: Samir Bahzan
Música: Tamer Karaouan
Figurino: Nahed Nasrallah
Edição: Luc Barnier
Desenho de Produção: Adel Moghrabi
Elenco: Hiam Abbass, Fady Abou-Samra, Hussein Abou Seada, Mohamed Akil, Ahmad Al Ahmad, Vivianne Antonios, Muhtaseb Aref, Gérard Avedissian, Antoine Balabane, Béatrice Dalle, Darina El Joundi, Maher Essam, Hanane Hajj Ali, Mohamed Hedaki, Talal Jordy, Bassel Khayyat, Ragaa Kotrosh, Kassem Melho, Orwa Nyrabia, Hala Omran, Nadira Omran, Bassem Samra, Wissam Smayra, Rim Turkhi

Festivais: Seleção Oficial (fora de competição) Cannes 2004


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

Nenhum comentário: