3.12.09

Cineclube Natal - 181ª sessão: O Show Deve Continuar



Uma alternativa ao Carnatal no Nalva Melo Salão Café


Iniciando o último ciclo temático do ano, "MÚSICA MAESTRO!", dedicado aos musicais, o Cineclube Natal em parceria com o Nalva Melo Salão Café, tem o prazer de apresentar o grande O Show Deve Continuar (All That Jazz, 1979), do coreógrafo e diretor Bob Fosse. A sessão CINE CAFÉ será exibida sexta-feira, 04 de dezembro, às 20:00 horas. A taxa de manutenção custa módicos R$ 2,00 (dois reais) e a classificação indicativa é 16 anos.


Joe Gideon (Roy Scheider) é um diretor de cinema e coreógrafo mulherengo, que trabalha simultaneamente na edição de seu filme e nos ensaios de um musical que acaba por sofrer um enfarte e, com a vida por um fio, revê momentos da sua vida, transformando-os na sua imaginação em números musicais. Sua atenção é disputada por 4 mulheres: a namorada, a ex-esposa, a filha e a Morte, representada por uma bela loira vestida de branco (Jessica Lange), que conversa com ele de forma bem instigante acerca dos rumos de sua existência. Temos, então, um personagem que é um anti-herói por excelência, que sofre de sérios problemas com drogas, álcool e fidelidade, mas nenhuma de suas agruras pessoais irão impedi-lo de montar seu grande show, pois, afinal, este deve sempre continuar - nem que custe sua vida.

Num ano que testemunhou a morte trágica do superastro Michael Jackson, cujo último suspiro artístico foi capturado pelo excelente documentário musical "This Is It" (2009), a discussão sobre a morte - tanto física quanto artística - lançada por este filme é extremamente oportuna, vez que a idéia central de
O Show Deve Continuar consiste na que vivemos no mundo do espetáculo. Tudo é espetáculo. Até a própria morte. E esta idéia continua, anos após a realização do filme, permitindo grande reflexão sobre o assunto. As barreiras entre ficção e realidade, "show" e vida, são cada vez mais diluídas.

Com o roteiro de Robert Alan Arthur e do próprio Fosse, trata-se obviamente de um filme autobiográfico, uma fantasia baseada na vida e na carreira do grande bailarino, coreógrafo e aqui diretor, que lança um olhar crítico para a vida impulsionada pelo entretenimento, em detrimento do lado pessoal. Fosse nos brinda com um filme ousado, enquanto Scheider merece todos os louvores pelo melhor desempenho de sua carreira. Presente nos números de dança do filme está o inconfundível "Estilo Fosse", com movimentos vigorosos e extravagantes, acompanhados de fantásticas imagens milimetricamente imaginadas e ensaiadas pelo coreógrafo/diretor. Ainda vivo, Fosse coreografou a própria morte. Todos estão convidados.

Assista aqui ao trailer e a uma cena (em inglês) de O Show Deve Continuar:




Sessão Cine Café
Sexta, 04 de dezembro
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação Indicativa: 16 anos

[FICHA TÉCNICA: "O SHOW DEVE CONTINUAR"]
Título original: All That Jazz
País: Estados Unidos
Ano: 1979
Duração: 123 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês, espanhol
Gênero: musical, drama, fantasia
Estúdio: Columbia Pictures Corporation, Twentieth Century-Fox Film Corporation
Roteiro: Bob Fosse, Robert Alan Aurthur
Direção: Bob Fosse
Produção: Robert Alan Aurthur, Wolfgang Glattes, Daniel Melnick, Kenneth Utt
Fotografia: Giuseppe Rotunno
Música: Ralph Burns
Cenário: Gary J. Brink, Edward Stewart
Figurino: Albert Wolsky
Edição: Alan Heim
Desenho de Produção: Philip Rosenberg
Elenco: Roy Scheider, Jessica Lange, Leland Palmer, Ann Reinking, Cliff Gorman, Ben Vereen, Erzsebet Foldi, Michael Tolan, Max Wright, William LeMassena, Chris Chase, Deborah Geffner, Kathryn Doby, Anthony Holland, Robert Hitt

Principais premiações: Palma de Ouro no Festival de Canes (Bob Fosse); Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Canção; BAFTA de Melhor Fotografia e Melhor Edição; Indicado ao Oscar de Mlehor Ator (Roy Scheider), Melhor Fotografia, Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original; Indicado ao BAFTA de Melhor Ator (Roy Scheider), Melhor Figurino, Melhor Desenho de Produção/Direção de Arte e Melhor Som; Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator (Musical/Comédia).




cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

Nenhum comentário: