8.12.09

Cineclube Natal - 183ª sessão: Carmen Jones


Cine Vanguarda encerra a programação 2009 com Carmen Jones

Neste domingo, dia 13 de dezembro, o Cineclube Natal em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel apresentará, em sua última sessão do ano, o clássico americano Carmen Jones, de Otto Preminger, encerrando o ciclo dedicado aos musicais. A sessão tem início às usuais 17:00 horas e a taxa de manutenção custa R$ 2,00 (dois reais). A classificação indicativa é livre.


Carmen Jones (1954) é uma das grandes subversões de Otto Preminger: uma atualização da famosa ópera de Georges Bizet que inclui apenas actores afro-americanos no elenco. O filme tem o nome da sua protagonista, portentosamente interpretada por Dorothy Dandridge.

Poderoso, e precoce, símbolo da emancipação feminina, o filme é protagonizado por Carmen, uma "femme fatale" temperamental que odeia compromissos e que vê no ideal dominante de família um inaceitável regime prisional. Joe (Harry Belafonte), o miliar que se apaixona por ela, demora a perceber que Carmen não é mesmo uma mulher como as outras: gosta de passear solta, sem freios, pelas ruas de Chicago e não gosta de dançar sempre com o mesmo homem ou de viver eternamente no mesmo lugar.

Carmen não é só a mulher que dá nome a este robusto musical de Otto Preminger; ela é, de fato, o filme. Ver
Carmen Jones é passar pela experiência de ser Carmen. A câmera de Preminger é perfeita para tal; sempre em movimento, quase "aquática" (palavra aqui roubada de Godard), passa de ambientação em ambientação com uma suavidade e "sentido de liberdade" notáveis. Não se acanha perante as sumtuosas pernas de Dandridge, os seus olhares provocadores e os seus modos, para a época, no limiar da lascívia.

A entrada em cena de Carmen diz tudo: a partir daí, o espectador como o pobre Joe já não poderão ficar indiferentes à sua presença. Imediatamente, embarcamos numa grande aventura amorosa construída em arco: traição, amor e morte. A música, sempre trágica, atravessa a narrativa como uma flecha.


Monumental o plano que enquadra o presidiário Joe, de tronco nu, a cantar o amor por Carmen; engenhosa a forma como duas, três personagens trocam "diálogos cantados" sem sair do mesmo plano e extraordinariamente sensual a imagem de Carmen provocando o "foragido" Joe com as suas pernas. A mulher manda aqui: os homens rastejam por ela e sonham com o exclusivo do seu amor. Com efeito, um sonho que pode levar à loucura e depois à morte.


A despeito de todos seus méritos, o filme não funcionaria sem a grande performance de Dandridge, que foi a primeira negra a ter uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Cantora e atriz de talento absurdo, teve também uma vida difícil, marcada pela discriminação racial. Era amante de Preminger, homem violento e grosseiro, que sequer assumia publicamente seu romance. Em 1962, declarou-se falida e morreu logo depois de uma overdose de pílulas que pode ou não ter sido acidental - sua vida foi contada no telefilme estrelado por Halle Berry "Dorothy Dandridge, O Brilho de uma Estrela" (1999), que lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz.


Por fim, o filme é um libelo da evolução dos direitos raciais nos Estados Unidos, marco da Indústria Cinematografica americana. Todos estão convidados.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Carmen Jones:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 13 de dezembro
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "CARMEN JONES"]
Título original: Carmen Jones
País: Estados Unidos
Ano: 1954
Duração: 108 minutos
Cor: colorido
Idioma: inglês
Gênero: musical
Estúdio: Carlyle Productions
Roteiro: Oscar Hammerstein II (livro), Prosper Mérimée, Harry Kleiner
Direção: Otto Preminger
Produção: Otto Preminger
Fotografia: Sam Leavitt
Direção de Arte: Edward L. Ilou, John De Cuir
Figurino: Mary Ann Nyberg
Edição: Louis R. Loeffler
Elenco: Dorothy Dandridge, Harry Belafonte, Olga James, Pearl Bailey, Joe Adams, Nick Stewart, Roy Glenn, Diahann Carroll, Broc Peters, Madame Sul-Te-Wan, Sandy Lewis, Le Vern Hutcherson, Marvin Hayes, Marilynn Horne, Alvin Ailey

Principais premiações: Urso de Bronze no Festival de Berlim; Globo de Ouro de Melhor Filme; Indicado aos Oscar de Melhor Atriz e Melhor Música; Indicado ao BAFTA de Melhor Atriz Estrangeira e Melhor Filme; Indicado a Palma de Ouro, no Festival de Cannes;


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN

Nenhum comentário: