8.12.09

Cineclube Natal - 182ª sessão: As Aventuras de Azur e Asmar


Presente de Natal na última sessão do ano do Cinephilie

Neste sábado, dia 12 de dezembro de 2009, o Cineclube Natal em parceria com a Aliança Francesa preparou uma surpresa especial para o público infantil: a exibição do longa animado As Aventuras de Azur e Asmar, do consagrado animador francês Michel Ocelot. A sessão tem início às 10:00 horas e a entrada é franca. A classificação indicativa é livre.


Michel Ocelot (de "Kiriku e a Feiticeira" e "Príncipes e Princesas"), realizou indubitavelmente uma das melhores animações européias dos últimos tempos, especialmente no que tange à aplicação da computação gráfica. A trama do filme, muito bem desenvolvida na tela, tem toques de O Príncipe do Egito (sem os os vícios cinematográficos deste) e da obra literária O Príncipe e o Mendigo - mas, na verdade, não é o roteiro do filme o seu ingrediente mais importante. As Aventuras de Azur e Asmar é um poema visual (pode-se dizer até que seria um poema sensorial), no qual Ocelot emprega os sons, as imagens, o ritmo e todos os itens que fizeram do cinema o espetáculo que é para um verdadeiro show de beleza, magia e cores.

Quem assistiu ao belíssimo "As Bicicletas de Belleville" teve a oportunidade de perceber o quanto a animação francesa tem evoluído. Agora, Ocelot, especialista no gênero, (e)leva essa evolução a níveis ainda maiores, demonstrando um amadurecimento nítido em sua arte: dispondo-se a empregar todas as técnicas que tem em mãos para a elaboração de seu filme e sua condição de espetáculo, o cineasta revela um admirável domínio para atingir o fim a que se propõe e demonstra, a cada fotograma, o quanto sabe empregar as técnicas da animação seduzir e encantar o espectador.

As Aventuras de Azur e Asmar é um filme curto, mas em seus 99 minutos tudo é tão bem desenvolvido na tela que o espectador não consegue sequer desviar seu olhar durante a projeção, vez que é um espetáculo de beleza e magia, uma experiência sensorial que transcende o imaginário e os limites físicos que roteiro e fotografia possam impor. Se não se dispusesse, também, a contar uma estória - algo coadjuvante na excelência do filme, mas que existe e que acontece de forma muito bem conduzida - o filme poderia, também, ser comparado a "Fantasia" e "Fantasia 2000", dos Estúdios Disney.

A narrativa do filme - de duas crianças, uma rica e outra pobre, uma negra e outra branca, que cresceram juntas convivendo como irmãos - existe, é muito bem narrada, mas As Aventuras de Azur e Asmar foi criado por Ocelot para algo muito maior que contar bem a sua adorável estória de tolerância racial e social: o objetivo maior do filme é libertar-se de amarras, cativar o público e oferecer a este momentos de puro deleite.

Finalizando, um destaque interessante nos créditos do filme: quem dubla a meiga Jenane, mãe de uma das crianças e babá da outra, é a atriz israelense Hiam Abbass, de Jesus - A História do Nascimento, Munich e Paradise Now.

Assista aqui ao trailer (em inglês) de As Aventuras de Azur e Asmar:


Sessão Cinéphilie ESPECIAL: cinema infantil

Sábado, 12 de dezembro
10 horas
Aliança Francesa
R. Potengi, 459, Petrópolis
Fone: 3222-1558
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR"]
Título original: Azur et Asmar
País: França, Bélgica, Espanha, Itália
Ano: 2006
Duração: 99 minutos
Cor: colorido
Idioma: árabe, francês
Gênero: animação, aventura, família, fantasia
Estúdio: Nord-Ouest Productions, Eurimages, Intuition Films, Lucky Red, Studio O
Roteiro: Michel Ocelot
Direção: Michel Ocelot
Produção: Patrick Juarez, Ian McIntyre, Christophe Rossignon, David Shead, Stéphane Sorlat, Viviana Turchi
Música: Gabriel Yared
Direção de Arte: Daniel Cacouault
Cenário: Anne Lise Lourdelet
Elenco: Cyril Mourali, Karim M'Riba, Hiam Abbass, Patrick Timsit, Fatma Ben Khell, Rayan Mahjoub, Abdelsselem Ben Amar, Thissa d'Avila Bensalah, Olivier Claverie

Principais premiaçõe: Prêmio do Júri Popular Infantil no Festival de Munique; Indicado a Melhor Animação no Goya; Indicado a Melhor Canção no César.


cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN


Nenhum comentário: