6.10.09

Cineclube Natal - 174ª sessão: Fausto


Expressionismo alemão é destaque no Cine Vanguarda
- o clássico "Fausto", de Murnau, é o segundo filme do ciclo Vozes do Cinema Mudo -

Neste domingo, dia 18 de outubro, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel apresentará o clássico expressionista mudo Fausto (Faust, 1926), do diretor alemão F. W. Murnau. A sessão Cine Vanguarda começa às 17:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais). O filme é indicado para todas as idades.


Último filme que Murnau rodou na Alemanha, Fausto reúne elementos da peça de Goethe, da dramatização feita por Marlowe e do antigo livro popular História do Doutor Johann Fausten, o Conhecido Bruxo e Necromante, publicado em 1587. No filme temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra que, ao ser confrontado por tantas mortes, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistófeles (Emil Jannings), e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana.

Na verdade, o filme é dividido em duas partes, recriando inicialmente o pacto de Fausto com Mefístofeles e, no segundo momento, o drama de Goethe, com a consequente tragédia de Gretchen. Situando a ação no final da Idade Média, Murnau concebe uma atmosfera mística a partir dos contrastes de iluminação, que remete à pintura de Rembrandt - e de outros mestres da pintura holandesa, alemã e italiana, com ousados truques de câmera que simbolizam o anjo da luz e o demônio das trevas. Destaque para o uso inovador, para a época, de diversos efeitos especiais que continuam eficazes e impressionantes, com a cena inicial dos cavaleiros do apocalipse, bem como aquela em que Lúcifer deita suas asas sobre a cidade vitimada pela pestilência. A composição de Bernd Schultheis acompanha a dramaturgia do filme, refletindo a inquietude, a busca e a desorientação de Fausto. Um marco absoluto no cinema alemão, este filme dá continuidade ao mês dedicado às produções mudas.

Assista aqui ao trailer de Fausto:


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 18 de outubro
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2,00
Classificação indicativa: livre


Exibir mapa ampliado

[FICHA TÉCNICA: "FAUSTO"]
Título original: Faust - Eine deutsche Volkssage
País: Alemanha
Ano: 1926
Duração: 116 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: mudo
Gênero: fantasia, horror, mistério
Estúdio: Universum Film (UFA)
Roteiro: Johann Wolfgang Goethe (peça), Gerhart Hauptmann, Hans Kyser
Direção: F. W. Murnau
Produção: Eric Pommer
Fotografia: Carl Hoffmann
Música: Werner R. Heymann, Enro Rapee
Direção de Arte: Robert Herlth, Walter Röhrig
Figurino: Georges Annenkov, Robert Herlth, Walter Röhrig
Edição: Elfi Böttrich
Elenco: Gösta Ekman, Emil Jannings, Camilla Horn, Frida Richard, Wilhelm Dieterle¹, Yvette Guilbert, Eric Barclay, Hanna Ralph, Werner Fuetterer, Hans Brausewetter, Lothar Müthel, Hans Rameau, Hertha von Walther, Emmy Wyda


cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765

Nenhum comentário: