Premiado como o melhor documentário brasileiro no festival É Tudo Verdade, e vencedor do prêmio de melhor filme na Mostra Panorâmica, do Festival de Gramado 2010, o filme
Terra Deu, Terra Come está sendo lançado nos meses de outubro e novembro simultaneamente no circuito comercial e no circuito exibidor contemplado pelos editais do Cine Mais Cultura.

O diretor, Rodrigo Siqueira, deseja provocar uma grande discussão sobre a participação de formas alternativas de exibição no lançamentos de filme no Brasil. Como sabemos, os filmes brasileiros têm grande dificuldade de competir com os grandes lançamentos internacionais por um espaço no circuito exibidor comercial.
A questão principal é: por que não integrar o parque exibidor alternativo aos lançamentos comerciais?
Portanto, todos os 821 Cines contemplados pelo Cine Mais Cultura receberam gratuitamente o filme para exibí-lo durante esses dois meses, no mesmo período em que o filmes está sendo lançado nos cinemas comerciais.
Sobre o filme -
retirado de www.terradeuterracome.com.brPedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais.
Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-enscène instigante.
No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro.
Mais sobre o lançamento - retirado de www.terradeuterracome.com.br
Com distribuição da VideoFilmes e da 7Estrelo Filmes, em parceria com os contemplados do Programa Cine Mais Cultura – do MINC,
Terra Deu, Terra Come, será lançado simultanemante com mais de 800 cópias em todo o país a partir do dia 1º de outubro. Considerado pelos críticos como um documentário de linguagem inovadora, o filme inova também em sua estratégia de lançamento e entra em cartaz com dimensões comparáveis aos “blockbusters” americanos.
Tradicionalmente, os documentários brasileiros são lançados com pouquíssimas cópias e têm grande dificuldade de alcançar o público.
Terra Deu, Terra Come inova porque incorpora à sua estratégia de distribuição um parque exibidor alternativo que tem larga escala e capilaridade nas capitais no interior do país.
O compromisso da produtora 7Estrelo Filmes e da distribuidora VideoFilmes é fazer com que o filme chegue a quem deve chegar, que é o público brasileiro. Seja em um cinema na região da avenida Paulista, da zona sul do Rio de Janeiro, em um cineclube no interior do Acre, no sertão mineiro ou no pantanal.
O programa Cine Mais Cultura, do governo federal conta hoje com 821 pontos de exibição digital em todos os 27 estados do Brasil, em periferias das capitais e no interior dos estados. E faz chegar cinema a centenas de cidades que não possuem salas de exibição comercial.
Cada exibidor contemplado pelo Cine Mais Cultura receberá gratuitamente um kit do filme
Terra Deu, Terra Come contendo DVD, cartaz e material de divulgação para a realização de exibições nos meses de outubro e novembro de 2010, simultaneamente ao período em que o filme estará em cartaz no circuito comercial de cinemas. A quantidade de espectadores destas sessões será oficialmente registrada, contabilizando assim o público do filme no circuito não-comercial conjuntamente ao público do circuito tradicional.
Ao gerar fato novo na grande imprensa,
Terra Deu, Terra Come pretende também provocar uma ampla discussão sobre como a participação do circuito não comercial pode contribuir para fazer o cinema brasileiro chegar aos brasileiros. E de maneira incorporada aos lançamentos nacionais do circuito comercial.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Terra Deu, Terra ComeFormato de captação: DVC PRO HD e 16mmFormato de exibição: HDCAMDuração: 88 minutosPaís: BrasilGênero: DocumentárioRealização: 7 Estrelo FilmesProdutora Associada: Tango Zulu FilmesDistribuição: VideoFilmesDireção: Rodrigo SiqueiraColaborou na direção: Pedro de AlexinaFotografia: Pierre de KerchoveSom: Célio DutraProdução executiva: Rodrigo Siqueira e Tayla TzirulnikAssistente de Produção Juliana KimPesquisa: Lúcia Nascimento e Rodrigo siqueiraProdução de frente: Marcelo Ferrarini e Roberta CanutoProdução de set: Ricardo MagosoEdição: Rodrigo SiqueiraArte e gráficos: Júlio DuiFinalização de imagem: Alex YoshinagaMixado nos estúdios: TILProdução de Lançamento: Lívia Rojas e Michael WahrmannLançamento em São Paulo: 1o de outubro de 2010