30.9.10

Cineclube Natal - 201ª sessão: Diabo a Quatro


Cinema, humor e café.

Nesta sexta-feira, primeiro de outubro, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Café, abrirá o ciclo cinematográfico do mês, intitulado O Humor no Mundo, com a exibição do clássico americano Diabo a Quatro (Duck Soup), dos irmãos Marx. A sessão tem início às 20:00 horas e a taxa de manutenção custa módicos dois reais. A classificação indicativa é livre.


O pequeno país Freedonia está em enorme crise financeira. A Sra. Teadstale aceita doar 20 milhões de dólares aos caixas se o excêntrico e maluco T. Firefly (Groucho Marx) for eleito presidente. Para piorar as coisas, o país vizinho Sylvania envia dois espiões (Chicolini e Pinky, respectivamente Chico e Harpo Marx) para obterem informação sigilosa, enquanto uma guerra pode ser travada se os líderes dos dois países não decidirem quem casará com a Sra. Teasdale.

Dirigido por Leo McCarey no longínquo ano de 1933, o filme é tido largamente como um dos melhores estrelados pelos irmãos Marx. Incrivelmente o filme mantém todo seu charme irreverente, sendo a sua sátira bélica tão relevante hoje quanto à época de seu lançamento. Se alguns filmes dos irmãos Marx parecem não ser mais do que uma sucessão anárquica de sketches, sem uma organização interna que lhes forneça o devido contexto, Diabo a Quatro, com um grande diretor ao leme, consegue enquadrar a loucura e a rebeldia dos quatro humoristas numa história satírica e paródica de um assunto como a guerra.

Antes de Chaplin, Groucho Marx já ridiculariza até á exaustão os caprichos e vontades de ditadores arrogantes, sendo que suas tiradas misantrópicas e niilistas representam o cúmulo do non-sense. Destaque para os últimos minutos do filme, dos mais fulminantes da história, com um Groucho Marx vestido a cada meio minuto como um diferente símbolo dessa coisa chamada "autoridade". O espírito anti-bélico de Diabo a Quatro surge resumido e compactado nesse final, que também fortifica o que de mais vibrante há no filme: o contraste perfeito entre uma situação de gravidade e o comportamento insanamente cômico de quem nela está.

Assista aqui ao trailer de Diabo a Quatro:

Sessão Cine Café
Sexta, 01 de outubro
20 horas
Nalva Melo Café Salão
Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira
Fone: 3212-1655
R$ 2.00
Classificação Indicativa: livre




8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9995 – 4761
Av. Hermes da Fonseca, 407, Mercado de Petrópolis, box 51, Tirol, 59020-000 - Natal/RN




Nenhum comentário: