10.3.08

Cineclube Natal - 115ª exibição: Matar ou Morrer

Na hora da batalha, é Matar ou Morrer

O que fazer quando se está sozinho e precisa fazer a coisa certa, mas só se têm a própria coragem, revólver e rapidez? Essa é a história que conta o Cineclube Natal nesta sexta-feira, 15 de março, com o clássico do faroeste americano, Matar ou Morrer. O filme do diretor austríaco Fred Zinnemann é o segundo do tema, filmes em tempo real. A sessão Cine Café acontece em parceria com Nalva Melo Café Salão, neste mesmo local, às 20 h e os ingressos custam R$ 2,00. Sócios do Cineclube Natal e afiliados da ADURN não pagam.

No dia do seu casamento, o xerife Will Kane recebe a notícia de que um criminoso que ele havia mandado para a cadeia está livre em condicional e quer cumprir uma antiga vingança. Acompanhado de três ajudantes, o criminoso pega um trem com destino à batalha e a previsão é de que cheguem ao meio dia. O xerife resolve ficar na cidade para enfrentar os homens, mas mesmo sendo um homem presente na comunidade, ele não consegue nenhum apoio dos moradores e vai para a batalha sozinho.

Uma particularidade importante do filme é que a ação acontece praticamente em tempo real, ou seja, minuto a minuto. Quando Kane recebe a má notícia, o relógio indica que faltam 1h e 20 até o meio-dia e a montagem de Matar ou Morrer cuidou para que a duração do filme até a chegada do trem correspondesse a esse intervalo. Os relógios estão presentes em muitas cenas e diversas vezes aparecem em foco. Esse é o primeiro filme em que a ação se passa em tempo real.

Matar ou Morrer foi o filme que colocou em evidência o diretor Fred Zinnemann para o mundo, assim como a belíssima atriz Grace Kelly, que interpretou o seu primeiro grande papel. O filme é considerado uma obra-prima da cinematografia, sendo ganhador do Oscar de Melhor Ator, Trilha Sonora, Canção e Montagem e do Globo de Ouro de Melhor Ator/Drama, Atriz Coadjuvante, Fotografia e Trilha Sonora.
Sexta-feira, 14 de março
20h
Classificação indicativa: livre
Ingresso: R$2,00 (no local)
Informações: 3212-1655
Nalva Melo Café Salão
Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira

[FICHA TÉCNICA: MATAR OU MORRER]
Título: Matar ou Morrer
Título original: High Noon
Ano: 1952
País: EUA
Direção: Fred Zinnemann
Roteiro: Jonh W. Cunningham, Carl Foreman
Gênero: Drama/ Faroeste
Duração: 85 minutos
Tipo: Longa
Tempo: 84 minutos
Classificação: livre

Nenhum comentário: