26.3.08

Cineclube Natal - 117ª exibição: Charada

Para ler escutando:

* Trilha sonora do filme Charada

Uma Charada de domínio público

A atividade cineclubista, formadora e educativa em sua essência, tem sempre em seu percurso a obrigação de trazer filmes que são importantes para a filmografia mundial. E em alguns casos, a obrigação de ir buscar no domínio público alguns títulos que ficaram esquecidos pelas formas convencionais de acesso ao cinema. Por isso, nesta quinta-feira, dia 27 de março, o Cineclube Natal e a Assembléia Legislativa trazem ao Cine Assembléia, o filme Charada, de Stanley Donen, um clássico de aventura datado de 1963 e marginalizado na memória do cinema pelos motivos supracitados.

Mais conhecido por "Cantando na Chuva", o diretor Stanley Donen, realizou onze anos depois a auto-classificada "comédia-romântica de suspense" Charada, possivelmente seu segundo filme mais famoso. Charada é também a chance do público natalense conhecer ou reviver os encantos de Cary Grant ("Intriga Internacional") e Audrey Hepburn ("Bonequinha de Luxo"), duas das maiores estrelas de suas épocas. Grant interpreta um misterioso homem de vários nomes que passa a fazer parte da vida de Regina Lambert, uma viúva que tem sua vida ameaçada quando algumas pessoas a enxergam como o mapa para o tesouro do seu falecido marido.

Apesar de seu clima de mistério e aventura que o faz ser comparado com filmes de espiões como a franquia "007" (iniciada um ano antes, em 62), Charada desenvolve a temática romântica de forma mais aguçada do que "James Bond" - talvez pelo charme irresistível que Grant deposita para atrair a belíssima Audrey. Mas o filme também traz uma linha explícita e muito inteligente de humor, tornando o filme indicado para todos os públicos e idades. E além disso tudo, Charada ainda conta com a genialidade de Henry Mancini, o compositor das eternas "Moon River" e da trilha da "Pantera Cor-de-rosa", cujo seu trabalho no filme foi nomeado ao Oscar de Melhor Canção Orignal, em 64 (e você pode escutar no topo desta publicação).

Assista aqui ao trailer (em inglês) de Charada:


Cine Assembléia
Quinta-feira, 27 de março
18h
Assembléia Legislativa
Praça Sete de setembro, S/N, Cidade Alta
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos


[FICHA TÉCNICA: "CHARADA"]
Título original: "Charade"
Gênero: Suspense/Romance/Comédia
Cor e Duração: colorido / 113 min
Ano de lançamento e país: 1963 / Estados Unidos
Classificação etária: 12 anos
Diretor: Stanley Donen
Roteiro: Peter Stone e Marc Behm
Elenco: Cary Grant, Audrey Hepburn, Walter Matthau, James Coburn.
Produção e Estúdio: Stanley Donen / Universal Pictures
Música: Henry Mancini
Fotografia: Charles Lang


8805 - 4666 / 9406 – 8177 / / 9404 – 8765


Um comentário:

Johnny disse...

Putz, só vejo isso depois que já passou. Vou ficar voltando sempre aqui pra ver se atualizou. Belo trabalho o de vocês. Parabéns.