10.6.08

Cineclube Natal - 126ª exibição: Ervas Flutuantes


A dualidade do lado
amargo e doce da vida


Muito diferente dos filmes óbvios e repetitivos que costumamos ver nos cinemas e nas sessões de TV aberta, Ervas Flutuantes do diretor japonês Yasujiro Ozu, tem um enredo denso e diverso que mostra a condição da família japonesa no pós-guerra, à beira do colapso. Para quem gosta de filmes que vão além do banal e de conhecer outras culturas, mesmo através da telona, uma boa oportunidade é assistir o filme Ervas Flutuantes que será exibido neste domingo, dia 15, no Teatro de Cultura Popular (TCP) pelo Cineclube Natal. A sessão Cine Vanguarda começa às 17 horas e será seguida de uma discussão sobre a obra. Os ingressos custam R$ 2,00, mas sócios do Cineclube Natal e da Adurn não pagam.

Ervas Flutuantes conta a história de uma companhia ambulante de atores de teatro kabuki, um espetáculo popular japonês, que por causa de um dos seus formadores, chega a uma pequena ilha de pescadores. Foi Komajuro, um ator de meia idade, quem quis aportar ali, para assim se aproximar de um filho que abandonou. Para isso ele começa a freqüentar a casa de uma antiga amante, Oyoshi, causando o ciúme da sua mulher Sumiko. Nesse meio tempo, a companhia, cada vez mais sem platéia, começa a falir.

O título do filme diz respeito à uma famosa analogia sobre as ukigusa, um tipo de erva japonesa que é arrastada pelos rios sem rumo e usada como metáfora para a vida dos atores. Ao final do filme, com a companhia desfeita e cada um para seu lado, Komajuro e Sumiko põe suas diferenças de lado e se juntam para tentarem a sorte em outra cidade, pois, como as ukigusas, a vida não lhes dá o direito de pararem.

O filme Ervas Flutuantes é a refilmagem de outra obra do próprio diretor, "A Story of Floating Weeds", porém com cor e som. O estilo Ozu está presente neste filme nos planos estáticos, com a câmara posicionada bem baixa, de tal forma que dá a impressão que estamos vendo as cenas de cócoras. Os personagens se dialogam olhando para a câmera, como se estivessem falando com o público.

Ozu é considerado o mais japonês dos diretores japoneses, e o seu filme "Tokyo Monogatari" (Viagem a Toquio, em português) é constantemente eleito como um dos melhores filmes de todos os tempos pelos críticos do mundo inteiro.

[FICHA TÉCNICA : ERVAS FLUTUANTES]
Título: Ervas Flutuantes
Título original: Ukigusa
Ano: 1959
Direção: Yasujiro Ozu
Roteiro: Kôgo Noda, Yasujiro Ozu
Gênero: Drama
Origem: Japão
Duração: 119 minutos / cor
Elenco: Machiko Kyô, Haruko Sugimura, Ganjiro Nakamura, Ayako Wakao, Hiroshi Kawaguchi, Hitomi Nozoe.

Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 15 de Junho
17 h
Teatro de Cultura Popular
Rua Jundiaí, 641, Tirol(ao lado da fundação José Augusto)
R$ 2.00


Exibir mapa ampliado

Um comentário:

Anônimo disse...

vishal discloses schedules borrow dominated notify nsuk adherence dykd assault verifiable
semelokertes marchimundui