11.3.09

Cineclube Natal - 149ª sessão: As Vagas Estrelas da Ursa Maior



As estrelas de Visconti brilham no TCP

Neste domingo, dia 15 de março, o Cineclube Natal retoma sua famosa parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel com a apresentação do clássico As Vagas Estrelas da Ursa Maior (Vaghe Stelle dell'Orsa, 1965), do diretor italiano Luchino Visconti. A sessão começa às 17:00 horas e a entrada custa R$ 2,00 (dois reais).

Indubitavelmente, Visconti foi um dos grandes diretores não só do cinema italiano, mas do mundo. Neste filme, o diretor revisita e atualiza a tragédia grega "Electra" (Ésquilo, Sófocles e Eurípedes), abordando abertamente o tema do incesto. Depois de uma festa de despedida, Sandra Dawson (Claudia Cardinale) e seu marido americano Andrew viajam à cidade natal dela, na província de Volterra, para uma homenagem feita pelos habitantes locais aos seu pai, um proeminente cientista que morrera num campo de concentração em Auschwitz. O casal é recepcionado pela governanta Fosca, sendo que Andrew fica fascinado com a casa. Sandra por sua vez possui problemas com seu padrasto Pietro Formari e sua mãe insana, sentindo muita falta de seu irmão Gianni Wald-Luzzati, que é um aspirante a escritor. Mas quando Gianni aparece na casa sem aviso, Andrew irá descobrir uma obscuro segredo do passado dos irmãos.

O filme Vagas Estrelas da Ursa Maior consiste noutro grande filme do artista Luchino Visconti. A trama sobre relações incestuosas e querelas familiares poderia ter gerado um melodrama barato nas mãos de outro diretor, mas Visconti explora a sensualidade, beleza e talento de Claudia Cardinale de forma a nos brindar com um drama familiar intrigante e erótico, sem nenhum tipo de salvação barata para os personagens. Neste particular filme, o diretor deixa de tratar a família sobre o ponto de vista social para abordar temas psicanalíticos ligados a problemas do inconsciente. Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme, em 1965. Uma bela oportunidade dos natalenses conferirem este clássico, já que ainda não foi lançado comercialmente no Brasil.


Sessão Cine Vanguarda
Domingo, 15 de março
17 horas
TCP - Teatro de Cultura Popular "Chico Daniel"
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Fone: 3232-5307
R$ 2.00
Classificação indicativa: 16 anos


Exibir mapa ampliado


[FICHA TÉCNICA: "AS VAGAS ESTRELAS DA URSA MAIOR"]
Título original: Vaghe stelle dell'Orsa...
País: Itália / França
Ano: 1965
Duração: 105 minutos
Cor: preto e branco
Idioma: italiano, hebraico, francês, inglês
Gênero: drama
Estúdio: Vides Cinematografica
Roteiro: Suso Cecchi d'Amico, Enrico Medioli, Luchino Visconti
Direção: Luchino Visconti
Produção: Franco Cristaldi
Fotografia: Armando Nannuzzi
Desenho de Produção: Mario Garbuglia
Cenografia: Laudomia Hercolani
Figurino: Bice Brichetto
Edição: Mario Serandrei
Elenco: Claudia Cardinale, Jean Sorel, Michael Craig, Renzo Ricci, Fred Williams, Amalia Troiani, Marie Bell

Principais premiações: Leão de Ouro no Festival de Veneza e Melhor Fotografia Preto e Branco pelo Sindicato Nacional dos Críticos Italianos.




cineclubenatal@cineclubes.org
cineclubenatal@grupos.com.br (fórum)
www.cineclubenatal.blogspot.com
www.twitter.com/cineclubenatal
www.fotolog.com/cineclubenatal
Comunidade Cineclube Natal no Orkut
8805 - 4666 / 9406 – 8177 / 9404 – 8765



Nenhum comentário: